Limpeza filtro Eheim 2071


Recommended Posts

Este fim-de-semana limpei, pela primeira vez desde que montei o aquário, o meu filtro externo Eheim 2071. Acho que fiz tudo de acordo com o que li neste fórum e com o manual de instruções. No entanto após a limpeza estar concluída liguei tudo e saiu uma água muito suja da flauta… passado um bocado começou a sair limpa. Isto é normal ou faltou-me limpar alguma coisa?

Limpei desta maneira:

- abri o filtro e deitei fora toda a água que estava dentro do reservatório;

- passei a esponja azul por água que tirei do aquário numa TPA;

- substituí a esponja branca (parece lã de vidro ou lã de rocha);

- limpei a válvula do pré-filtro e a hélice magnética;

- limpei o balde;

- não mexi nem nas cerâmicas nem nos tubos pretos de PVC, não sei bem o que são…;

- voltei a colocar os tabuleiros dentro do balde e enchi com água que tinha em repouso á mais de 48 horas;

- coloquei os filtros e fechei;

- quando pus a funcionar o filtro saiu água suja…..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

penso que a agua saiu suja porque como não limpas te as mangueiras, assim que ligaste o filtro a pressão que ocorreu expeliu a porcaria que tinhas nos tubos.....é algo que também ja me aconteceu.

De resto penso que fizeste tudo bem

Ricardo Pedro

malawi 250 Lts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas, além do que já foi descrito pelo Ricardo, se esse for parecido com o meu (2073) deves limpar a passagem da agua nas gavetas (triângulos num dos lados das gavetas) onde se junta porcaria.

Além disso eu costumo colocar agua do aquário no filtro e depois reponho o que tiro no aquário.

Ah! Esse tubos pretos podes lavar a vontade com agua da torneira pois são a filtragem mecânica. Cuidado com a biológica

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é das mangueiras e não é dos "triângulos".... fiz uma manutenção grande ao meu 2071 na semana passada... limpei as mangueiras, a união que entra no filtro, tirei aquela peça plástica preta, tirei o eixo e o rotor, limpei tudo, removi aquele cesto vermelho que faz a ferragem, tirei a esfera e lavei também, passei tudo por água corrente, limpei as gavetas uma a uma, lavei as espirais pretas (mechpro), troquei a lã de vidro e a esponja azul e ainda "lavei" o matrix (filtração biológica) em água do aquário. Finalmente ainda limpei o cubo do filtro... resumindo... perdi quase 2 horas, tudo a brilhar e quando liguei o filtro, saiu uma névoa de pó durante 2 ou 3 segundos... fiquei irritadíssimo... quando limpava o ecco pro 130, ficava tudo impecável.

 

Há umas semanas vi um vídeo no Youtube onde um fulano mostrava como se reparava um 2071 que tinha uma fuga. Enquanto ele mostrava como era, desmanchou a cabeça (tirando 4 parafusos) e por baixo daquilo estava uma nhanha suja acumulada... a minha dúvida é... se entra lá nhanha... também volta a sair não é? Será que aquela sujidade inicial provém daí?

 

 

Abraços

 

Tony

 

PS: usei escovilhão em tudo, não só nas mangueiras portanto sei que ficou bem limpo.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.