Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos

Queria partilhar convosco a 1ª experiência que tenho com Apistogrammas. No leque de espécies mais conhecidos decidi-me pelos cacatuoides megared. Será provavelmente um dos espécimes mais vulgares, mas sempre os achei muito bonitos e penso que para um "ainda" leigo na matéria creio que foi a escolha acertada.

Confesso que o Aqua que escolhi para este projecto foi idealizado para albergar uma pequena família de Ancistrus que já estão comigo há alguns anos, a montagem foi feita há 9 meses e nas ultimas semanas o layout foi alterado varias vezes, por forma a encontrar a disposição mais harmoniosa para acolher devidamente os Apistos.

Deixo-vos aqui o Setup do Aqua seguido de algumas fotos:

Medidas Aqua: 75x35x35

Filtragem: Eheim Classic 2213

Iluminação: 3x24w T5

Fauna: 5 Ancistrus adultos (2 machos e 3 fêmeas), 1 corydora albina, inumeros camarões reds e greens e 1 casal Apistogramma cacatuoide megared

Flora: Musgo java, Limnophila Sessiflora, Cryptocoryne Wendtii Brown, Lobelia Cardinalis, Ophiopogon Kyoto, Eleocharis Accicularis e (P i s t i a) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal

Inertes: Areão de rio granometria fina, algumas pedras, troncos, 1 côco e uma toca em cerâmica

Parâmetros da água:

PH: 7.0

NO3: 5 ppm

PO4: 1,5 ppm

DSC_0169.jpg

DSC_0153.jpg

DSC_0152.jpg

DSC_0147.jpg

DSC_0040-1.jpg

DSC_0045.jpg

DSC_0053.jpg

E aqui a surpresa com que me deparei há 2 dias 8)

DSC_0008.jpg

DSC_0037-1.jpg

DSC_0010.jpg

Aqui a fêmea em toda a força a defender a sua prole

DSC_0021-1.jpg

DSC_0031-1.jpg

São mais de 20 alevins que já começam a tentar nadar livremente pelo aqua, devido à falta de condições para separa-los do resto da fauna e alimenta-los devidamente, receio que ñ consigam sobreviver.

Enfim, esta tem sido uma das mais gratificantes que já tive na aquariofilia, quero fazer por aprender um pouco todos os dias com esta espécie e quem sabe se num futuro breve, já com outras condições, possa adquirir outra espécie de apistos e tentar reproduzi-los.

Obrigado a todos

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

eu apenas te posso dar os parabens, pois apesar de eu já ter feito criação de alguns peixes, os teus apistogramas, parece que vieram do fhotoshop, são espectaculares.

com a fauna que tens apenas se vai tornar perigoso para os alevins, dentro de algum tempo.

qual a alimentação que lhe dás atualmente?

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

eu apenas te posso dar os parabens, pois apesar de eu já ter feito criação de alguns peixes, os teus apistogramas, parece que vieram do fhotoshop, são espectaculares.

com a fauna que tens apenas se vai tornar perigoso para os alevins, dentro de algum tempo.

qual a alimentação que lhe dás atualmente?

Olá, obrigado desde já pelo comentário e elogio, os apistos por sinal ñ passaram pelo fotoshop, o mérito é todo da maq fotográfica e da crystalred, que foi a quem adquiri o casal ;) Eles comem granulado para discus, da Tropical, e artémia congelada, os pequeninos é que ñ tou a alimentar, espero que consigam aproveitar alguma parte da artémia mais desfeita...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

Fez hoje 7 dias desde o dia que eu julgo ser a data da eclosão dos ovos, tendo em conta o habitat que os rodeia, confesso que já ñ contava ter nenhum neste momento, mas ainda consigo contar cerca de 20, 25 alevinos, alguns já dão sinais de começar a nadar livremente, outros parecem-me estar mais fracos.

Decidi fazer uma espécie de papa com 1 ovo cozido e 4 cubos de artémia, que apliquei na zona do aqua onde habitualmente se concentram e já vi alguns comer :pompomgirl:

Vejo a muitas vezes a mãe a recolhe-los aos 3 e 4 de cada vez e leva-los pra dentro do côco, deixa ver quanto tempo mais ela os vai proteger...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Publicado:

estás a dar apenas uma parte pequena do ovo, certo?

pois a água fica muito poluida com o ovo.

tenho uma sugestão... desfaz uma parte do ovo numa garrafa e liga uma mangueira a essa garrafa, a seguir colocas a mangueira dentro do aquário, junto dos alevins, de modo a gastares menos ovo possivel e os alevins comerem o máximo.

boa criação.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Publicado:

estás a dar apenas uma parte pequena do ovo, certo?

pois a água fica muito poluida com o ovo.

tenho uma sugestão... desfaz uma parte do ovo numa garrafa e liga uma mangueira a essa garrafa, a seguir colocas a mangueira dentro do aquário, junto dos alevins, de modo a gastares menos ovo possivel e os alevins comerem o máximo.

boa criação.

A inexperiência é tramada, por sinal pus meio ovo, achas muito? estava a pensar, nesta fase, fazer tpas de 10L diariamente...

Obrigado pela dica da garrafa, vamos ver como corre ;)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

• 3 semanas depois...
Publicado:

Obrigado pelo comentário, neste momento e de há uns dias para cá que a fêmea perdeu esta coloração, mas anda bem disposta e come bem, tenho estado no entanto atento a tentar perceber o que se anda a passar ;)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

• 1 mês depois...
Publicado:

Gostei do aquario em sim, com aquele verde vivo da cabomba a sair de tras! Pena eu ter que retirar a minha que estava constantemente a ficar acastanhada e os guppys desfazerem-na...

Então como estao esses pequenitos?

Fábio Coelho

O Meu Aquário!