Recommended Posts

Publicado (editado)

Ola pessoal,

Tenho uma duvida relativamente aos watts que devo utilizar... Supostamente se temos um aquario de 60L usariamos o seguinte:

1w/L - 60w

0,7w/L - 42w

Mas penso que para um aquario de 200L as coisas ja mudam e para 1000L, penso que estes w/L nao sao ja bem assim...

http://almadagua.blogspot.pt/2008/10/o-aqurio-plantado-como-manter-o_23.html

Litragem   min/Max                  Litragem    min/Max

20L - 30/45W  .................... 200L - 110/155W

40L - 45/65W  .................... 250L - 120/170W

60L - 50/80W  .................... 300L - 130/185W

80L - 65/90W  .................... 350L - 140/195W

100L - 70/100W .................... 400L - 150/220W

150L - 90/130W .................... 500L - 160/230W

Neste site ele diz que para o meu aquario de 200L Eu usaria no max 155w ou seja, os 1w/L seriam na realidade 155w..... E se eu fizer as contas para ter 0,7w/L dá 108,5w...queria saber se isso funciona assim ou nao.....

Editado por diogoreis
  • 2 semanas depois...
Publicado:

Bem, a questão dos watts por litro não é muito exata. Depende muito do tipo de lâmpadas que se use. Por exemplo a relação de watts de uma lâmpada fluorescente para uma Led ou HQI não é a mesma. É mais correto guiarmo-nos pelos lumens (quantidade de luminosidade) do que por watts que é apenas o consumo energético.Depois temos os kelvins que já diz respeito a cores de luz. De acordo com a flora que se tenha muitos utilizam uma relação de 30-60 lumens por ltr de água... Isso de watts por litro é um conceito que pode induzir em erro...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Publicado: (editado)

(...) É mais correto guiarmo-nos pelos lumens (quantidade de luminosidade) do que por watts que é apenas o consumo energético. (...)

Há que ter em atenção que o Lúmen é uma undidade de medida de intensidade luminosa referente a sensibilidade do olho humano, que é num verde amarelo. Se reparares os coletes de viação, os quais são obrigatórios nos automóveis, a maioria é dessa cor e não é por acaso, já que é a cor que mais chama a atenção. Aquilo que denota uma enorme intensidade de luz para o ser humano não é igual para a sensibilidade de uma planta.

http://pt.wikipedia.....org/wiki/Lúmen

http://pt.wikipedia.org/wiki/Candela

As plantas são sensiveis nos comprimentos de onda descritos em baixo.

450px-Par_action_spectrum_maximum.jpg

Comparando com as minhas lãmpadas PLL cujos lumens até são elevados. Pode-se ver o pico maior no espectro verde embora tambem haja picos no azul que correspondem na imagem de cima e num vermelho laranja que não é muito eficiente, que não corresponde ao pico do vermelho na imagem em cima.

PLL 36W 6500K

PhilipsMASTERPL-L36W-865-4P.jpg

PLL 36W 4000K

PhilipsMASTERPL-LXtra36W-840-4P.jpg

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Diogoreis,

a tabela em cima pode-te servir como referencia para lãmpadas T5 ou mesmo PLL, ou T8 T5 e deve servir para a maioria das generalidades. O idela antes de inserires alguma iluminação seria pesquisares sobre o espectro emitido de cada lãmpada, consultando os graficos das mesmas como ves ali em cima. De qualquer forma espectros ou combinações de espectros que estejam entre os 4000K, passando pelos 6500K até aos 10000K servem para aquarios plantados. Depois em relação a potencia julgo haver uma correlação entre esta e a quantidade de fotões que chegam as celulas das plantas e estou-me a referir as lãmpadas em cima.

Podes tambem consultar o site da Aquaeden que tem la uma tabela e o site da tropica que te informa sobre a exigência de cada planta relativo a potencia em termos de iluminação.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Há que ter em atenção que o Lúmen é uma undidade de medida de intensidade luminosa referente a sensibilidade do olho humano, que é num verde amarelo. Se reparares os coletes de viação, os quais são obrigatórios nos automóveis, a maioria é dessa cor e não é por acaso, já que é a cor que mais chama a atenção. Aquilo que denota uma enorme intensidade de luz para o ser humano não é igual para a sensibilidade de uma planta.

Não poderia estar mais de acordo... Normalmente ao escolher uma lâmpada para plantados, os espectros vermelhos e azuis serão os mais visados, presumo eu (corrijam-me se estiver enganado)...

Se a vossa cara-metade vos disser isto: "Vou pular para dentro do aquário, para ver se tu me dás mais atenção do que aos peixes"

cabecadura Ou se tem um grande aquário, ou então :chair:

Publicado:

Ola pessoal, muito obrigado pelas respostas!

Percebi tudo e por acaso ja estava a par dessa informaçao. Tambem acho que o 'lumen' é uma medida muito mais correcta para utilizar na parte da iluminaçao do aquario, mas o uso de watts naquele exemplo era apenas para transmitir uma ideia.

O que queria dizer com aquilo era perguntar se chega a um tamanho de aquario que nao se aumenta os lumens da mesma maneira, ou seja, vou tentar fazer um grafico:

l. O

l. O

l. O

l. O

l. O

l. O

l. O

l__________________________

A parte vertical sao os litros do aquario, a horizontal sao os lumens.

Espero que me faça perceber lol

Abraço

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!