Duarte Conceição Publicado: Julho 11, 2005 Autor Publicado: Julho 11, 2005 Olá Vítor! TPA feita O azul era segredo (já cá tá há uma semanita) mas pronto aqui fica uma foto do gajo E já agora de uma colónia de Acropora milepora que adquiri também na importação da ReefDiscus. Abraço Duarte
vitor_ms_ferreira Publicado: Julho 11, 2005 Publicado: Julho 11, 2005 Duarte só tenho duas palavras: Que espectáculo!!! Continua em força. Qualquer dia sou eu Abraços VF Plantado Discus 450L: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=188763#188763
Diogo Lopes Publicado: Julho 11, 2005 Publicado: Julho 11, 2005 Olá Duarte, Muito bonitos - tanto o peixe como a acropora! Como estás a alimentar o bicho? Estou a pensar comprar para o meu aqua os seguintes peixes e estava a pensar nas dietas: 2 Parachanturus hepatus 1 Zebrassoma flavescens 1 Zebrassoma xanthurus 1 Ctenochaetus striatus Vão, como é óbvio vão entrar todos ao mesmo tempo. Abraço, Diogo
abranco Publicado: Julho 11, 2005 Publicado: Julho 11, 2005 Boas Duarte. De facto o peixe é lindissimo! Mal posso esperar para ter o meu aqua com vida... Entretanto vou me contentando com as vossas bonitas fotos...
Duarte Conceição Publicado: Julho 11, 2005 Autor Publicado: Julho 11, 2005 Vítor e Diogo. Obrigadinho Quanto à alimentação do Leucosternon tive o cuidado de o ver a comer mais do que um tipo de comida e em diferentes dias antes de o comprar. No meu aquário o gajo tá a comer o seguinte - Artémia enriquecida com spirulina - Sea Veggies do Sprung - Flocos OmegaOne - Super Veggie e os normais Não liga é muito a mysis ou a krill. De resto vai bicando as stream e as rochas. Quanto à escolha de cirugiões para o teu Diogo ... epá com um aquário desse tamanho e não arriscares um sohal ou um lineatus é um crime (que invejoso que eu sou ehehhehehe) mas compreendo porque são cirugiões bem agressivos. Cumps Duarte
Nuno Prazeres Publicado: Julho 11, 2005 Publicado: Julho 11, 2005 epá com um aquário desse tamanho e não arriscares um sohal ou um lineatus é um crime E porque não um achilles? Duarte o aqua está um mimo! Como é que estás a dosear Cálcio? Kalk + Peristáltica? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Ricardo Rodrigues Publicado: Julho 11, 2005 Publicado: Julho 11, 2005 Viva, Duarte, esse peixe está um espectáculo assim como as fotos! Quando for grande também quero ter um peixe desses!... Diogo, se introduzires um Z. xanthurum fá-lo em último lugar. Tenho um peixe desses no meu aq. de 2m que não me deixa introduzir peixe nenhum! Abraço, Ricardo Rodrigues
miguel fernandes Publicado: Julho 11, 2005 Publicado: Julho 11, 2005 so 1 palavra para descrever esse peixe: LINDO sem duvida é um dos mais bonitos cirurgioes!!! eu temabem quero um igual mas nao é quando for garnde!!!! vai postando mais umas fotos desse bixo lindo!! e dos restantes habitantes!!!! cumpriemntos miguel f. cumprimentos Miguel Fernandes
Duarte Conceição Publicado: Julho 11, 2005 Autor Publicado: Julho 11, 2005 Apisto. Ainda estou a dosear pelo método garrafone Tenho ali o osmolador e o reactor encostados a um canto porque quanto fiz os cálculos relativamente ao espaço útil dentro do móvel não estava prevista a colocação dos balastros e os interruptores dentro de uma caixa no móvel (como vais fazer no teu). Assim fiquei sem espaço para o reactor e também não me apetece reduzi-lo em altura para me caber na sump. Vou montar de facto um sistema com peristálticas De resto estou à espera que o muy dignissimo A l e x a n d r e tenha um tempito para se deslocar aqui até ao burgo. O moço em questão já é rodado nesta história das peristálticas e tou aqui com umas dificuldades valentes porque a bomba que tenho é alimentada a 24V 0.2 A e de electrónica não percebo nada. É preciso ligar aquilo à fonte de alimentação, às boias, meter um condensador, um redutor e outra coisa qualquer que tenho escrito no emprego E porque não um achilles? Razz Esta é simples ... porque o próximo que aí aparecer é para mim fora de brincadeira é um peixe fantástico ... se um dia achar que não é um crime muito grande ter 3 cirugiões neste aquário sou capaz de me meter nisso ... mas muuuuuuuuuito lá para a frente. Quando for grande também quero ter um peixe desses!... Hás de ter meu filho ... hás de ter ... Cumps Duarte
A l e x a n d r e Publicado: Julho 11, 2005 Publicado: Julho 11, 2005 Diogo, se introduzires um Z. xanthurum fá-lo em último lugar. Tenho um peixe desses no meu aq. de 2m que não me deixa introduzir peixe nenhum! Ricardo, quando dizes nenhum é nenhum mesmo?! Mesmo os mais pequenos e cuja forma do corpo seja completamente diferente da do xanthuus, ele ataca? A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Diogo Lopes Publicado: Julho 12, 2005 Publicado: Julho 12, 2005 Olá Ricardo, Diogo, se introduzires um Z. xanthurum fá-lo em último lugar. Tenho um peixe desses no meu aq. de 2m que não me deixa introduzir peixe nenhum! O xanthurum está já num aquário com outros peixes, nomeadamente com os 2 hepatus. Os peixes vão entrar todos ao mesmo tempo, à excepção de uns palhaços e uns cardinais que tenciono cravar-te!!!! Achas que posso ter problemas com esta situação? Será que o xanthurum pode atacar peixes tão diferentes como palhaços e cardinais? Abraço, Diogo
João Cotter Publicado: Julho 12, 2005 Publicado: Julho 12, 2005 Aproveito a deixa para pôr aqui uma foto do meu. Não, não é o do Duarte mas até parecem gémeos. Já cá está há uns 4 meses e come que nem um porco mas desconfio que não toleraria a entrada de outro acanturídeo. epá com um aquário desse tamanho e não arriscares um sohal Duarte, olha que não me parece que um sohal seja mais difícil que um leucosternon e, quanto à agressividade, das experiências que tenho tido o leucosternon é quem sai a ganhar (mais agressivo ) Quanto ao achilles, este peixe não dá para misturar com um leucosternon, tal como não dá para ter 2 leucosternons. Será que o xanthurum pode atacar peixes tão diferentes como palhaços e cardinais? Não creio. Penso que só deve chatear mesmo acanturídeos e mesmo dentro destes, mais uns que outros. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
A l e x a n d r e Publicado: Julho 12, 2005 Publicado: Julho 12, 2005 João, lembro-me de há uns tempos atrás comentares que associavas o sucesso que tiveste com um leucosternon que mantiveste durante 4 anos, com o facto de usares ozono no aquário. Ainda usas ozono? Amplexos, A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
lpsimaof Publicado: Julho 12, 2005 Publicado: Julho 12, 2005 Olá Ricardo, Diogo, se introduzires um Z. xanthurum fá-lo em último lugar. Tenho um peixe desses no meu aq. de 2m que não me deixa introduzir peixe nenhum! O xanthurum está já num aquário com outros peixes, nomeadamente com os 2 hepatus. Os peixes vão entrar todos ao mesmo tempo, à excepção de uns palhaços e uns cardinais que tenciono cravar-te!!!! Achas que posso ter problemas com esta situação? Será que o xanthurum pode atacar peixes tão diferentes como palhaços e cardinais? Abraço, Diogo Eu não tive problema nenhum a quando da introdução do xanthurum (introduzi no mesmo dia um veliferum, um sohal e um flavescens) e não houve problemas no aquário. Cego é aquele que não quer ver
A l e x a n d r e Publicado: Julho 12, 2005 Publicado: Julho 12, 2005 Eu não tive problema nenhum a quando da introdução do xanthurum (introduzi no mesmo dia um veliferum, um sohal e um flavescens) e não houve problemas no aquário. E têm-se mantido sempre sem problemas até à data? Qual o tamanho do aquário? A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Erazor Publicado: Julho 12, 2005 Publicado: Julho 12, 2005 Ola', Esse leucosternon está divinal, e o fotografo tb ajuda hehehe. António Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net
Diogo Lopes Publicado: Julho 12, 2005 Publicado: Julho 12, 2005 Olá, Vamos lá então fazer tributo ao peixe do homem!!!! Aqui está uma foto tirada em finais de Maio quando visitei o aquário do João... Aqui fica também uma foto (não das mais felizes) onde podemos ver os vários peixes do aquário... Abraço, Diogo PS - Duarte - espero que não te importes que coloque aqui estas fotos!!!
Marco Madeira Publicado: Julho 13, 2005 Publicado: Julho 13, 2005 Oi... a idéia que tenho através da minha experiencia e através de relatos de outros aquariofilistas é que desde que sejam de diferentes familias eles (os cirurgiões) até se toleram bastante bem... No meu caso tenho Aquilles (acanthurus) Flavenscens (Zebrassoma) e Hepatus (Paracanthurus) e tem-se dado bastante bem ao longo do tempo... No meu próximo aquário vou querer mais um ou dois da familia a ver se realmente continua a existir tolerancia... um ctenocaetus (perdoem-me os erros) que deverá ser o havaiensis e um naso lituratus.... Aliás isso é bem visivel no aquário do João !! essa bela foto que o Diogo tirou de perfil ve-se quase a especie toda... YT, Hepatus, Strigosus e Leucosternon... e pelo que me apercebi da ultima visita eles davam-se bem não é João ??... embora exista sempre um "Rei" que nesse caso deve ser o Acanthurus... Duarte... nesse aquário poderias ter 3 sem problemas... tens é de os escolher bem... não misturaria dois da mesma familia.... Boa sorte !! Em relação á agressividade acho que o Leucosternon Sohal e Xanturus são os mais agressivos... mas... realmente os Xanturus são o DEMO :D !! Abraço...
lpsimaof Publicado: Julho 13, 2005 Publicado: Julho 13, 2005 Eu não tive problema nenhum a quando da introdução do xanthurum (introduzi no mesmo dia um veliferum, um sohal e um flavescens) e não houve problemas no aquário. E têm-se mantido sempre sem problemas até à data? Qual o tamanho do aquário? A l e x a n d r e Sim, continuo sem problema nenhum, para mim o que dizem da agressividade da espécie é mentira (estou a brincar). 1,2x0,5x0,6m é a dimensão do aqua. Cego é aquele que não quer ver
João Cotter Publicado: Julho 13, 2005 Publicado: Julho 13, 2005 João, lembro-me de há uns tempos atrás comentares que associavas o sucesso que tiveste com um leucosternon que mantiveste durante 4 anos, com o facto de usares ozono no aquário. Ainda usas ozono? Não, com este peixe NUNCA usei ozono. Só usaria ozono numa emergência tipo aumento galopante de pontos brancos, o que ainda não se verificou. De qualquer modo, actualmente não considero que o sucesso se possa atribuir a ozono, a não ser para travar infestações de parasitas. Os sucessos na manutenção destes peixes têm, na minha opinião, origem nos seguintes factores: - muita alimentação à base de algas, flocos e outros alimentos à base de vegetais (manter o peixe gordo e sempre interessado por comida); - espaço; - muita movimentação da água (ausência de zonas mortas); - estabilidade de parâmetros; - água livre de nutrientes, ou seja, eficácia da filtragem na remoção dos poluentes causados pela elevada alimentação (um bom escumador); - ausência de peixes que o possam stressar. Vamos lá então fazer tributo ao peixe do homem Obrigado Diogo pela tua explêndida foto, pois a minha traduz a falta de jeito que tenho para a fotografia que sejam de diferentes familias eles (os cirurgiões) Ó Marco, a Família é a mesma, os Géneros é que podem ser diferentes :D e pelo que me apercebi da ultima visita eles davam-se bem não é João ??... embora exista sempre um "Rei" que nesse caso deve ser o Acanthurus... Actualmente dão-se bem, embora de vez em quando façam aqueles movimentos de medição de forças (a vulgar mostra de traseiro com traseiro ) Quando o leucosternon entrou o flavescens enervou-se bastante e deixou o leucosternon a um canto durante dois dias. Mas depois passou. Penso que o reinado é partilhado entre o flavescens e o leucosternon, embora o leucosternon, dado o seu tamanho, possa de facto liderar. No que respeita ao hepatus, é um peixe verdadeiramente pacífico e dá-se muito bem com o flavescens. Curiosamente, o Ctenochaetus implica mais com o Salarias, provavelmente por competirem pelo mesmo tipo de alimentação. Duarte, o teu leucosternon não implica com o seu reflexo no vidro do aquário? João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Ricardo Rodrigues Publicado: Julho 13, 2005 Publicado: Julho 13, 2005 Olá a todos, Bem, deixei de vir cá inocentemente durante 2 dias e já se discutiu muito sobre estes magníficos peixes! Desculpem-me mas tenho de voltar um pouco atrás para responder ás questões em atraso. Ricardo, quando dizes nenhum é nenhum mesmo?! Mesmo os mais pequenos e cuja forma do corpo seja completamente diferente da do xanthurum, ele ataca? O xanthurum está já num aquário com outros peixes, nomeadamente com os 2 hepatus. Os peixes vão entrar todos ao mesmo tempo, à excepção de uns palhaços e uns cardinais que tenciono cravar-te!!!! Achas que posso ter problemas com esta situação? Será que o xanthurum pode atacar peixes tão diferentes como palhaços e cardinais? Tentei introduzir apenas o leucosternum, ainda não experimentei introduzir outro peixe pertencente a outra família. Julgo que neste último caso não haverá problema de maior desde que o "intruso" venha de boa saúde. Por outro lado acredito que cada peixe, assim como as pessoas, tem a sua personalidade e este meu é um peixe dos diabos!!! Isto porque comprei-o muito jovem e desde aí que está habituado a ser o rei do aquário. Ao contrário de outros, como vejo aqui diversos casos, que estão habituados a partilhar o mesmo espaço com congéneres. A foto do leucosternum do Diogo está simplesmente fantástica, parabéns ao fotógrafo e ao João Cotter por manter esse peixe em excelente forma! Para finalizar queria só dizer que ainda não desisti de ter um peixe desses no meu aquário juntamente com o xanthurum. Para a próxima vou experimentar isolar primeiro o xanthurum numa gaiola feita daquela rede plástica branca. Dessa forma pode ser que o xanthurum se habitue à presença do leucosternum.
João Cotter Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 Para a próxima vou experimentar isolar primeiro o xanthurum numa gaiola feita daquela rede plástica branca. Dessa forma pode ser que o xanthurum se habitue à presença do leucosternum. Ricardo, estou curioso em relação a essa experiência. Estou convencido que se os peixes mantiverem o contacto visual muito próximo durante 2 ou 3 dias sem se conseguirem agredir e alimentando bem o novo peixe, acabará por resultar. É uma experiência interessante. Para mim a maior dificuldade desta técnica está em apanhar o peixe que já domina o aquário, principalmente em grandes aquários já com rocha e corais. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Ricardo Rodrigues Publicado: Julho 14, 2005 Publicado: Julho 14, 2005 Pois, apanhar o peixe não vai ser tarefa fácil. Entretanto estive a reflectir melhor e não sei se, à semelhança do que fiz para formar o meu casal de Premnas, será mais seguro aprisionar o peixe a introduzir?! Qual a vossa opinião?
Nuno Prazeres Publicado: Julho 15, 2005 Publicado: Julho 15, 2005 será mais seguro aprisionar o peixe a introduzir?! Pelo menos será bem mais fácil Não percebo nada do assunto mas, na água doce, esse método dá bons resultados em muitas espécies. Os peixes vão-se habituando um ao outro e depois quando se solta o novato já não têm "questões em aberto". Sempre que soltei um peixe em fase de ambientação a potencial agressão, fi-lo logo após o apagar das luzes evitando assim momentos mais stressantes. De manhã as coisas acabam por ser mais simples porque há uma fase letárgica e depois a primeira refeição e sobra menos tempo para batalhas. Finalmente, como o meu aquário está presentemente transformado num campo de batalha de 3 palhaços que andam a decidir qual vai ser "a senhora", tenho a dizer que, por motivos que desconheço, a agressão praticamente desaparece quando estão apenas as actínicas ligadas. Aliás os combates mais fortes dão-se precisamente no início do período não exclusivamente actínico. É certinho! Porquê? Não faço ideia mas lá que quando tiver de juntar dois potenciais beligerantes, vou diminuir o período não actínico a zero no primeiro dia, lá isso vou! Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
João Cotter Publicado: Julho 15, 2005 Publicado: Julho 15, 2005 Ricardo, penso que depende muito do comportamento do peixe novo: se está a comer bem e não stressado poderá tentar-se dessa forma, caso contrário não arriscaria a sujeitá-lo a ficar aprisionado sob maiores condições de stress. De qualquer maneira, convem ir dando sempre um olho no peixe e verificar se está a comer bem. Apisto, também já tinha reparado nessa questão da iluminação. Mas com iluminação reduzida os peixes também se tornam mais tímidos e escondem-se mais. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Recommended Posts