Duarte Conceição Publicado: Maio 10, 2005 Autor Publicado: Maio 10, 2005 Olá. Aqui fica mais uma actualização após a instalação da iluminação (Obrigado Rui e Ricardo!! ), colocação de algumas mudas de corais e introdução de um zebrassoma flavenscens. Lobophytom Rhodactis O yellow tang que adquiri a um membro aqui do fórum, aparentemente em boa forma, come de tudo o que lhe dou - sea veggies , omega one veggie flake, artémia e noori.. Uma vista lateral do aquário Por fim uma vista frontal, já com o móvel acabado e a calha de 2x250 W HQI e 2 T5 54w instalada.
Gil Miguel Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 O Aquario tá a ficar espectacular Duarte Quanto a foto acho que nao é uma Rhodactis mas sim uma Ricordea Florida www.ecorecife.com
NMSGonçalves Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Boas Duarte. Nós não nos conhecemos mas temos um amigo em comum: O Gonçalo. Ele mora aqui em Massamá e já me tinha contado acerca da colecta de água e de outras coisas acerca do teu aquárioe da tua paixão pelos salgados. Embora não perceba nada de salgados, acho que fizeste bem o trabalho de casa e tudo me parece pensado ao mais pequeno pormenor. Parabéns. Pelo que tenho acompanhado estás a ir muito bem, mas é como te digo de salgados népia, ainda n percebo muito. Julgo portanto que reuniste todas as condições para um optimo aquario. Gosto particularmente da disposição da rocha viva (acho eu) e de teres escolhido um fundo escuro. Continua e vai-nos mantendo ao corrente. Abraço, Nuno Gonçalves Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
Nuno Prazeres Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Está espectacular e ganhou muitíssimo com a nova calha. Podes-me recordar as características da calha? Só me lembro que tem 2x250w HQI mas não me lembro da temperatura de cor (10,000 ou 14,000) . Penso que também terás 2x54w T5 actínicas, não é? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Hugo RSF Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Tendo em conta o estilo "paredão", está um aquascaping muito conseguido Duarte. Parabéns! Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
A l e x a n d r e Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Já tive o privilégio de o ver ao vivo e de facto está a ir no bom caminho. Tudo bem planeado e pensado para evitar problemas no futuro. Só tenho pena de não te ter conseguido convencer a colocar areão. Amplexos, A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Hugo RSF Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Só tenho pena de não te ter conseguido convencer a colocar areão. Ái agora já gostas de areão? Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Luis Rosa Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 5 estrelas duarte. Muito bem conseguido esse aquascaping, tens travessas dos 2 lados do aquario? ambas com furos para acesso a sump? Cumps [Clickable]
Eduardo Avelar Publicado: Maio 10, 2005 Publicado: Maio 10, 2005 Olá Duarte!!!!! Seu aquário ficou show de bola, maravilhoso!!!!!!!!! Parabéns!!!! Abraços Eduardo Avelar Conheçam o www.ipaq.org.br
oblivion Publicado: Maio 11, 2005 Publicado: Maio 11, 2005 Ah finalmente uma actualização ehehhe Está a ir muito bem... pena não ter areão O que gostei mesmo foi da côr do fundo... não sei se é pano ou outra coisa qq mas essa côr fica mesmo bem. Quando tiveres o aqua já maturado e cheio de cores ficará um contraste excelente. Agora quero ver fotos com a 70-300 PEACE !!!
Duarte Conceição Publicado: Junho 15, 2005 Autor Publicado: Junho 15, 2005 Bom. Peço desculpa por não ter respondido antes mas depois de um último mês bastante atribulado dado ter passado a alinhar na equipa dos casados....com todos os preparativos e a respectiva lua de mel, temi o pior dado o desleixo em que deixei o aquário. Porém às vezes diz.se que quanto menos se mexe melhores são os resultados e tenho que concordar, uma vez que tive uma praga de cyano que desapareceu durante a minha ausência e também já começo a ter a coralina a aparecer em força. Entretanto adicionei um multicontrolador (oferecido por um gajo que devia era ter juizo na cabecinha) e também tenho que montar o sistema de reposição (osmolator + reactor kalk). De resto gostaria apenas de responder a algumas questões antes de colocar as fotos tiradas ontém à pressão. @miguelpereira - Corrigido :D Obrigado @NMSGonçalves - Obrigado pelas tuas palavras! Quando quiseres fazer uma visita tás convidado! @apisto - A calha tem de facto 2x250 HQI BLV de 14000K e confirmo que tem 2x54 W T5 Actinicas Osram @Hugo - Obrigado e vê lá se apareces @Alexandre - As tuas preces foram ouvidas ... já lá mora uma fina camada de aragonite @Luis Rosa - Tenho travessas à francesa à volta de todo o aquário e uma trave central. Só tenho furo dentro da coluna seca para acesso à sump. O retorno é feito através de um mangueira 16-22 + pescoço de cavalo @Eduardo - Obrigado pelos elogios! @Oblivion - Areão como disse já lá mora um pouco (pressões externas e constantes levaram a esta decisão). O fundo é preto e em vinil autocolante. Quanto ao contraste não sei se resultará dado o crescimento da alga coralina no vidro traseiro que é de dificil remoção. A tua 70-300 já estava a funcionar nas fotos anteriores...tirando as gerais são todas tiradas com ela. Agora as fotos Aspecto Geral Outra do aspecto geral tirada na diagonal Muda de Sarcophyton do Marco Madeira, triplicou o tamanho desde que a meti há 2 meses. Euphyllia Muda de Montipora do Zé Monge Muda de Pocylopora verrucosa também made in Zé Monge E para finalizar uma Lobophyllia. Em termos de peixes adquiri também há 2 semanas 1 par de ocellaris e um escenius bicolor. Agora gostava de vos pedir uma opinião, o que me sugerem que coloque em seguida em termos de peixes? Sem serem wrasses, gobios ou cardinais. Obrigado Um abraço Duarte
oblivion Publicado: Junho 15, 2005 Publicado: Junho 15, 2005 aaaaaah isso com areão fica realmente outra louça.... ehhehe nem precisas por mais se não quiseres... eu deixo ficar assim :D PEACE !!!
Nuno Prazeres Publicado: Junho 15, 2005 Publicado: Junho 15, 2005 Então sejas muito bem vindo à equipa dos casados!!! Peixes? Um Centropyge! Quanto ao areão também me convenceste Quantos quilinhos usaste? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Luis Rosa Publicado: Junho 15, 2005 Publicado: Junho 15, 2005 So te digo! Tenho de ver isso ao vivo! Vai ser com certeza um aqua´rio de referência português. Continua. Cumps [Clickable]
A l e x a n d r e Publicado: Junho 15, 2005 Publicado: Junho 15, 2005 @Alexandre - As tuas preces foram ouvidas ... já lá mora uma fina camada de aragonite Só isso???!!!!! A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Duarte Conceição Publicado: Junho 16, 2005 Autor Publicado: Junho 16, 2005 Hello @apisto - Utilizei uma saca daquelas de 15 Kg da Caribe Sea. Agora intrigaste-me ... Centropyge ?? Lorícola? Ou outro ? @Luis Rosa - Quando quiseres vens cá ver. Sábado tamos a combinar para ir à água por isso se quiseres dás cá um saltinho antes. @Alexandre - Invejoso Cumps
Nuno Prazeres Publicado: Junho 16, 2005 Publicado: Junho 16, 2005 Sou muito inexperiente para dar a minha opinião mas cá vai. Eu acho o Centropyge o género de peixe mais interessante de todos os tipicamente disponíveis para reef. Estão para os anjos como os apistos estarão para os ciclídeos mais granjolos sem o "defeito" do tamanho e da alimentação. Mais informação no excelente artigo (não deixes de o ler ): http://reefkeeping.com/issues/2003-02/hcs3/index.htm A maior parte deles são reefsafe e são tão bonitos (na minha humilde opinião) como muitos Pomacanthus e afins (em ponto pequeno claro). Quem tiver dúvidas compare estas duas fotos: http://www.coralreefnetwork.com/stender/fi...e%20bicolor.jpg http://www.themarinecenter.com/bicolorangel.jpg Do ponto de vista evolutivo é um belo fenómeno de convergência. Se tal não bastasse têm uma personalidade espectacular (o HugoRSFtem um - penso que loriculus - que só visto). Quanto à espécie, gosto muito do flavissimus http://bio.classes.ucsc.edu/bio162/Moorea%...flavissimus.jpg mas como tens um Tang seria amarelo a mais Acho que, dada a tua gama de cores, o loriculus seria o mais ajustado. Este peixe começou a ser reproduzido em cativeiro no Hawaii para fins comerciais o ano passado (fonte: Revista FAMA) mas penso que os que chegam à Europa são todos capturados no mar. Por falar em cores... as tuas fotos do aqua estão excelentes! Já agora aqueles 5 Chromis viridris que querias também poderiam ser uma alternativa. Um reef desse tamanho e qualidade não é um reef sem Chromis e/ou Anthias - basta ver algumas fotos submarinas típicas para chegar a essa conclusão Outro tema: já comprei 20 kgs de aragamax por isso como só tenho 130x50 deve chegar para o efeito estético. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Nuno Prazeres Publicado: Junho 24, 2005 Publicado: Junho 24, 2005 Duarte, já te decidiste pelo próximo peixe? Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Duarte Conceição Publicado: Junho 24, 2005 Autor Publicado: Junho 24, 2005 Mea culpa. Em primeiro lugar queria pedir desculpa por nem te ter agradecido os comentários e os links. Ainda não. Cirugiões para já não! A meter vou meter 2 em simultâneo. Quanto aos anjos tenho que ponderar muito bem dado que podem não ser reef-safe. Há relatos de experiências bem sucedidas e de outras menos sucedidas. Também li que são peixes bastante dificeis de capturar uma vez dentro do aquário, pelo que de facto ainda não me decidi. Cumps Duarte
Duarte Conceição Publicado: Junho 29, 2005 Autor Publicado: Junho 29, 2005 Bom cá ficam mais umas fotos para a posteridade Corais A Lobophyllia em grande forma e a começar a ganhar uma coloração bem diferente da que tinha na loja (castanha para verde). A muda de pocylopora também em desenvolvimento Rhodactis Um frag de montipora do Zé Monge que veio do tamanho de uma unha Uma muda de acropora azul comprada a trielas Zoanthus laranja Montipora com as actinicas ligadas Euphyllia com as actinicas ligadas Uma mini tridacna Máxima azul Peixes O meu escenius bicolor Um dos ocellaris Por fim o gramma loreto que é um pouco envergonhado e ainda não o consegui fotografar bem. Cumps Duarte
Luis Rosa Publicado: Junho 29, 2005 Publicado: Junho 29, 2005 Falta ai uma geral!!!! Está realmente um espanto! Parabéns [Clickable]
oblivion Publicado: Junho 30, 2005 Publicado: Junho 30, 2005 Nice shots... upa upa... :D Os Bangaii é que está de chuva né... são muito envergonhados... O crescimento dos corais está muito bom. PEACE !!!
Hugo RSF Publicado: Junho 30, 2005 Publicado: Junho 30, 2005 Tá bom, tá bom! :D Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Ricardo Rodrigues Publicado: Junho 30, 2005 Publicado: Junho 30, 2005 Boas fotos, o aquário parece estar em excelente forma! Falta só uma panorâmica! Já resolveste a questão do kalk? Abraço, Ricardo Rodrigues
vitor_ms_ferreira Publicado: Julho 10, 2005 Publicado: Julho 10, 2005 Boas Duarte, Já fizeste a TPA??? :D Quando vejo aki a foto do teu lindo azul??? Abraços VF Plantado Discus 450L: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=188763#188763
Recommended Posts