Consomem O2 ou CO2?


rgarcia

Recommended Posts

bom dia,

Poderiam-me dizer o que consomem as plantas quando as luzes estão desligadas e apenas existe a claridade normal da casa?

obg

Editado por rgarcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Depende da claridade...

Aprendemos na escola que durante o "dia" as plantas respiram e fazem a fotossíntese ao mesmo tempo, mas que durante a "noite" apenas respiram.

 

Isso não é assim tão linear, mas podes-te guiar por aí.

 

Mas qual é o problema, propriamente dito?

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: o Oxigénio utilizado pela quase totalidade dos seres vivos encontra-se na forma O2, e não apenas O.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obg pela dica do O2;)

 

a minha duvida é que fiz um sistema de co2 caseiro, e como ainda não tenho medidor de co2, tenho receio de estar a colocar a mais do que devia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

obg pela dica do O2;)

 

a minha duvida é que fiz um sistema de co2 caseiro, e como ainda não tenho medidor de co2, tenho receio de estar a colocar a mais do que devia

Ok... dúvida pertinente.

Quando as luzes se apagam, se tiveres possibilidade, passadas aí umas 2 horas, vê se os peixes estão muito ofegantes e/ou à superfície da água.

Se sim, é questão de subires o difusor de modo a que não se dissolva tanto CO2 na água, ou então ligares uma pequena bomba de ar ou filtro que agite a superfície da água, desfazado em relação à iluminação, obviamente.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante o dia, quando há claridade, os peixes têm um comportamento normal.

neste período coloco o difusor no fundo do aquário, por baixo da saída de agua que vem da bomba da biobox, por forma a dissolver-se melhor (Penso que isto é correto)

só de noite, depois do período de iluminação, é que subo o difusor quase até ao cimo.

Será que a agitação que a saída de água provoca, será suficiente para manter a oxigenação da água durante a noite sem ter de elevar o difusor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Durante o dia, quando há claridade, os peixes têm um comportamento normal.

neste período coloco o difusor no fundo do aquário, por baixo da saída de agua que vem da bomba da biobox, por forma a dissolver-se melhor (Penso que isto é correto)

só de noite, depois do período de iluminação, é que subo o difusor quase até ao cimo.

Será que a agitação que a saída de água provoca, será suficiente para manter a oxigenação da água durante a noite sem ter de elevar o difusor?

Pois... tal como respondi anteriormente, podes averiguar isso com o comportamento dos peixes durante a noite. Se vires que está tudo bem, não precisas de te preocupar.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, as plantas consomem C02 maioritariamento, mas durante a noite tendem a consumir O2, por isso é que se diz que a floresta Amazónia é um pulmão expira oxigénio de dia e inspira oxigénio de noite.

O excesso de plantas no aquário tendem a consumir O2 em grandes quantidades durante a noite.

 

Luz

6H2O + 6CO2 –> 6O2 + C6H12O6

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tens co2 caseiro ou algum kit?

 

eu tenho uma garrafa de estintor, comprei uma valvula com dois manometros e com valvula selenoide.

a luz quando se desliga tanbem a valvula corta o co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu tenho co2 caseiro. comecei agora.

antes tinha um daqueles kits de iniciante, mas não via nenhuma diferença nas plantas.

eu não posso desligar o co2 à noite, pois a garrafa pode rebentar.

a unica solução é subir o difusor para o cimo da água.

já agora, em que sitio do aquario colocas o difusor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

De manhã quando acordares, por exemplo 6 ou 7 da manhã verifica onde andam os peixes. Se andarem todos ou alguns a superficie com a boca a tona de água é porque o oxigênio está em falta. Caso contrario não te preocupes com isso.

 

a unica solução é subir o difusor para o cimo da água.

já agora, em que sitio do aquario colocas o difusor?

 

Eu deixava estar no fundo do aquario. Só se visse o sintoma que te descrevo em cima é que tomava medidas, nomeadamente tentava aumentar a agitação da água a superficie ou então subir um bocado esse difusor.

 

Os peixes na natureza, principalmente em águas paradas estão expostos a falta de oxigênio. Eu verifico isso no verão e em pequenas albufeiras aqui do alentejo onde as carpas em dias de grande calor vem a superficie e andam com a boca a tona de água.

 

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela dica.

eu apenas noto os guppys no cimo da água (o que penso ser um comportamento normal).

Acho que estes peixes não têm tanta resistencia à falta de oxigenio, como as carpas por exemplo.

 

Eu sou de Sousel, e costumo ir muitas vezes à pesca para a barragem do Maranhão, na zona do Ervedal.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas vizinhança,

 

Eu estou a viver por aqui, mas sou ali de Montargil...

 

 

Boas,

Obrigado pela dica.

eu apenas noto os guppys no cimo da água (o que penso ser um comportamento normal).

Acho que estes peixes não têm tanta resistencia à falta de oxigenio, como as carpas por exemplo.

 

Eu sou de Sousel, e costumo ir muitas vezes à pesca para a barragem do Maranhão, na zona do Ervedal.

 

Abraço

 

Eu tambem já reparei que os Guppy's fazem isso quando os tinha. Mas acho que era só quando a água estava mais quente, mas não me lembro bem. Parece que um dos seus habitats naturais são rios e aí oxigênio não haverá falta.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Há aqui umas coisas a esclarecer...

 

Primeiro, injecção de CO2 a mais não é o mesmo que O2 a menos.

Não é por verem os peixes à superfície num aquário com injecção de CO2 que há pouco O2 dissolvido na água.

 

Segundo, então vocês usam guppies, que são peixes de superfície para inferirem se têm muito ou pouco CO2 na água? Eles andam sempre perto da superfície... devem vver isso é com outro tipo de peixes...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro, injecção de CO2 a mais não é o mesmo que O2 a menos.

Não é por verem os peixes à superfície num aquário com injecção de CO2 que há pouco O2 dissolvido na água.

 

O Luís tocou num ponto que muita gente faz confusão. A concentracão de O2 e CO2 são independentes como muito bem disse o Luís. Uma boa circulação de água resolve o problema da falta de O2 e permite-nos ao mesmo tempo injectar mais CO2 com segurança.

 

Se durante a noite vires os peixes ofegantes podes ligar uma bomba de ar que te facilita as trocas gasosas.

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estamos sempre a aprender :sorry:

realmente pensava que uma coisa interferia com a outra.

Só os guppys andam à superficie, como é normal e os outros peixes não demonstram qualquer tipo de falta de oxigenio.

O que me acontece agora é que se cria tipo uma crosta no lado oposto à bomba.

Poderá ser circulação deficiente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que me acontece agora é que se cria tipo uma crosta no lado oposto à bomba.

Poderá ser circulação deficiente?

 

Explica lá isso melhor ou mete uma foto. Assim pela descrição nem desconfio do que seja.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais