Recommended Posts

Publicado

Bom dia pessoal :P ando a fazer o ciclo do meu novo aquário (229L) 85*45*60 e tenho la dentro apenas ainda um tronco grande (posteriormente irá levar mais um) e algumas plantas, como ainda está a fazer o ciclo apenas lhe tenho posto umas gotas para as plantas e uma pastilha da sera de c02 a cada 2 dias, o problema e que ontem fui fazer um teste de ph e estava a 6.0, é um ph muito baixo não é? já usei um produto da sera para aumentar o ph e passado uma hora +/- estava nos 6.6, mas também sei que o proprio tronco e o co2 fazem baixar o ph....estou correcto? o que me aconselham para manter o ph estável? obrigado desde já

[color=#0000FF]Com os melhores cumprimentos Luis Gonçalves ;-) [/color]

Publicado:

Boa noite.

É verdade que o uso de CO2 baixa o pH devido ao ácido carbónico que se forma.

O tronco por sua vez liberta taninos que também contribuem para a queda do pH.

O pH ideal vai sempre depender das espécies que queiras colocar.

A estabilidade do pH relaciona-se com a capacidade de buffering, basicamente é o KH.

Verifica o pH novamente e coloca o valor.

Este é um bom momento para equilibrares o pH pois não tens fauna logo o risco de choques por variações bruscas está excluido.

Podes também adaptar-te ao pH e colocar espécies que tolerem esse valor. Os Caracídeos (tetras em geral), alguns tipos de ciclidios como discos, entre outros.

Publicado:

Bom dia

RicSilva obrigado pela resposta, ontem medi o ph e estava nos 6.6 mas hj puz novamente uma pastilha de co2 antes de sair de casa por isso mais logo quando chegar deve ter baixado um pouco, eu puz 4 tetras limão e 2 coridoras nele e até ver parece estar tudo bem, comem e nadam normalmente, mas este fim de semana vou passar os outros peixes que tenho no meu aqua de 70 litros para la (1 labeo bicolor, 1 bala, 2 ramiresis, 4 espadas, 1 molly, 3 barbos dourados, 3 barbos cereja), o ph no de 70 litros mantem-se estável entre os 7.0 e os 7.2 mas não tem troncos nem co2. não existe algo que possa usar para o ph estar mais alto? tipo umas pedras calcárias ou isso? Obrigado desde já e aguardo resposta.

Publicado:

Não vejo necessidade de aumentares o pH se está a 6 e está estável, que fique nos 6. Esse valor é bom para esse tipo de peixes. Preocupa-te mais com variações do KH isso sim é que é mortal

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

boas jpospr obrigado pelo comentário, tenho o teste de kh em casa mas sinceramente ainda não o fiz, que valores aconselhas para o aqua? para eu poder ter algo a que possa comparar. obrigado

Publicado:

ok quando chegar a casa já faço o teste obrigado :thumbup3:

Publicado:

Bom dia, já fiz os testes, PH = 6.6 KH = 2, o kh está muito baixo não está? como o posso levantar?

tou muito triste :sad2: ontem infelizmente fiquei sem o meu peixe favorito...o meu labeo bicolor morreu, já uns 3 dias que notava que ele já não "atacava" as larvas de mosquito como tanto ele gostava e ontem quando cheguei ele estava com a barriga inchada e a nadar de lado, passado +/- 1h já ele estava tombado junto ao jarro onde ele tanto gostava de estar :sad2: fui a loja comprar outro labeo...mas já não é a mesma coisa....

Publicado:

RIP ao labeo é sempre aborrecido quando nos morre um peixe especial

Para subires o KH podes colocar conchas ou pedras calcárias, mas atenção que isso sobre-te o pH tb

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:

Embora o kh esteja baixo o meu ph mantem-se sempre entre os 6.4/6.6 talvez derivado a eu ter troncos e co2 como ainda não aconteceu nenhuma desgraça e ate tem estado estavel vou deixar assim por enquanto. obrigado pela ajuda :smile2:

Publicado:

boa tarde :) obrigado pela dica rpc mas felizmente o kh ja aumentou e ate á data está tudo a correr bem. Obrigado a todos os que me ajudaram :)