Visitante Publicado Novembro 5, 2003 Publicado Novembro 5, 2003 Olá boa noite. Estou aqui a propor um novo tema de debate (ou se calhar não é assim tão novo...) para que me ajudem na alimentação correcta a efectuar. Como muitos já sabem sou um principiante, mas um principiante que procura estar informado e tudo mais... parece-me é que tenho sido um pouco descuidado com a alimentação, ou seja, a alimentação consiste apenas em flocos, que dou de manhã antes de saír de casa, e à noitinha quando chego. Não deveria utilizar outro tipo de alimentos, também? E devo dar TODOS os dias, 2x ao dia, comida aos meus peixes? Os peixes que tenho são: 6 dânios (3 zebra e 3 leopardo) 2 corydora 1 synodontis 1 pleco 3 guppy´s (1 macho 2 fêmeas) 2 molly´s (1 casal) 2 comedores de algas chineses, dourados. P.S. já li por aí que não se deve alimentar MUITO os limpa fundos e vidros, para que eles continuem a comer o que devem comer (algas, "restos" que se alojam nos fundos, etc), se não vão-se habituar muito à comida dada "em mão". Isto está correcto? quando dou comida, só os danios e os guppy´s (e molly´s tb) comem os flocos, os outros comem mas o que vai caindo, e muito pouco... aliás nem sequer lá vão acima. Muito obrigado!
Duarte Conceição Publicado: Novembro 5, 2003 Publicado: Novembro 5, 2003 Boas wonderman! Quanto à alimentação, posso dizer-te o que faço. Procuro arranjar vários tipos de gourmets para os meus peixes e eles agradecem para além dos flocos podias tentar também dar-lhes alimentos congelados e vivos. Quanto à frequência penso que isso parte da percepção de cada um mas parece-me bem o teu método, acho que a quantidade correcta será aquela em que eles não demorem mais de 3-4 mins a comer. Existem na Natureza alturas em que os peixes não se alimentam!
MotarSolitario Publicado: Novembro 5, 2003 Publicado: Novembro 5, 2003 so para complementar: tenta variar o mais possivel dar o mais vezes possivel e menos quantidadde, atençao determinadas comidas nao deven ser administradas a sertos peixes diariamente.
nplima Publicado: Novembro 5, 2003 Publicado: Novembro 5, 2003 olá na minha opinião, estás a descurar um bocado os vegetarianos do teu aquario. alem dos flocos eu costumo dar aos meus peixes uns comprimidos que afundam, de marca Specipez, e que são maioritariamente vegetais. Os plecos, corydoras e afins adoram. Os outros peixes tb vao logo atrás do comprimido. alias, eu costumo partir os comprimidos e atirar os bocados para partes diferentes do aquario, para que os verdadeiros vegetarianos, que sao pouco agressivos, nao sejam prejudicados por outros bichos mais vivaços que cá tenho desde que passei a servir essa comida especifica para peixes de fundo, todos os peixes começaram a crescer mais, principalmente os corydoras e um pleco. abraço Nuno Lima
Visitante Publicado: Novembro 5, 2003 Publicado: Novembro 5, 2003 boa tarde! em relacão à alimentacão dos vegetarianos, não irão eles ficar mal habituados e deixarem de comer o que devem comer? e em relacão a outras solucões de comida, os não deveria variar o tipo de alimentacão e não ficar apenas pelos flocos? e se o fizer, nesse dia não haveria flocos pa ninguém certo? eu estou só a tentar perceber como alimentar os peixes... se alguém souber um bom link, agradecia! por favor respondam a todas estas dúvidas, ok? p.s. a ideia é que o pleco ñ cresca muito... o meu aqua é de 60l...
Duarte Conceição Publicado: Novembro 6, 2003 Publicado: Novembro 6, 2003 wonderman vegetarianos - penso que não terás qualquer problemas em utilizar as pastilhas que te mencionaram e não te preocupes que eles não vão deixar de comer os flocos quanto às variações de comida aí tou com o Bruno, deverás dar pequenas quantidades e várias x ao dia se a tua disponibilidade o permitir (dá lhe uns tubifex ou umas dafnias) mas não implica que os sujeites a dietas...se de manhã deres flocos à noite podes dar outro tipo de alimentação sem problema. quanto aos links desculpa mas n te consigo ajuda...penso que as FAQ da Krib são excelentes já as viste? cumps
Visitante Publicado: Novembro 6, 2003 Publicado: Novembro 6, 2003 Sim já vi as FAQ, embora não tenha visto bem a parte da alimentação... vou perder, ou melhor, ganhar, um bocadinho de tempo a analizá-las em relação a esse campo... só 1 questão: portanto, tendo flocos (nutrafin MAX), preciso de comprar +: - tubifex; - dafnias; isto encontra-se facilmente? alguma destas é os tais comprimidos para os peixes de fundo? que marcas devo escolher? a hagen é a minha preferida, talvez por ter tudo da hagen e não ter outra para comparação...
Duarte Conceição Publicado: Novembro 6, 2003 Publicado: Novembro 6, 2003 wonderman podes encontrar facilmente tubifex e dafnias em vários formatos - congelados ou em flocos (sera, tetra,jbl) não conheço a alimentação da hagen por isso n posso falar...mas em norma não opto exclusivamente por uma marca. Para a alimentação utilizo p.ex as 3 marcas que te disse acima. Os comprimidos para os peixes de fundo é outra coisa distinta. Eu tenho uns da Sera chamados Viformo acho eu...mas qualquer marca tem disto.
Visitante Publicado: Novembro 6, 2003 Publicado: Novembro 6, 2003 Olá pessoal. vou-me deixar de perguntas vagas, pois fui comprar a comida! Então é assim: Toda a comida que comprei é da Hagen, ou seja, NUTRAFIN, pois a loja só tinha desta marca (aliás, foi onde comprei o KIT do aquário, também da HAGEN). O que já tinha era: - NUTRAFIN MAX - ALIMENTO EM FLOCOS COMPLETO PARA PEIXES TROPICAIS. Agora comprei: - NUTRAFIN MAX - Alimento para vivíparos - MISTURA DE TUBIFEX E FLOCOS; - NUTRAFIN MAX - Alimento completo em pastilhas - PARA PEIXES DE FUNDO E INVERTEBRADOS Algum de vocês que possa perder um pouquito de tempo comigo poderia-me ajudar numa "schedule" para a alimentação, entre estes 3 alimentos? O que sugerem? - Por ex. quantas vezes por semana devo dar "comprimidos" ao PLECO, SYNODONTIS, CORY e LIMPA VIDROS "COMEDOR DE ALGAS CHINES DOURADO"? - Se der o "ALIMENTO PARA VIVÍPAROS" de manhã, dou os "FLOCOS NORMAIS" à noite? ou devo variar só de vez em quando? - Devo dar simultaneamente FLOCOS (A ou B) + PASTILHAS? quantas pastilhas??? P.S. Fauna: 1 PLECO 1 SYNODONTIS 1 CORY 2 LIMPA VIDROS "COMEDOR DE ALGAS CHINES DOURADO" 3 guppy (1 macho + 2 femeas) 6 dânios (3 zebra e 3 leopardo) 2 molly (casal)
Visitante Publicado: Novembro 8, 2003 Publicado: Novembro 8, 2003 desculpem a insistência pessoal, mas precisava mesmo de saber como fazer a alimentação... sorry ser um chato ...
Duarte Conceição Publicado: Novembro 8, 2003 Publicado: Novembro 8, 2003 wonderman penso que não deverás estar tão preocupado com a questão da alimentação! se tiveres oportunidade dá várias vezes ao dia e o mais variado possível...quanto às pastilhas para peixes de fundo se calhar uma por dia chega perfeitamente ou de 2 em 2 dias abraço
Visitante Publicado: Novembro 8, 2003 Publicado: Novembro 8, 2003 ok... vou tentar não me preocupar tanto brigado!
nplima Publicado: Novembro 10, 2003 Publicado: Novembro 10, 2003 ois sobre a quantidade, é util ver em quanto tempo os bichos comem tudo o que lhes das, ou se se desinteressam. é ma ideia dar comida suficiente para sobrar e ficar a decompor-se no aquario. os comprimidos q falei, tem meio cm de diametro, e costumo dar meio por dia ou de 2 em 2 dias. num aquario isto e suficiente para 3 cories e um pleco de 10cm; no outro da para 2 plecos e para o resto dos peixes andarem a bulha para comer parte do comprimido! os flocos sirvo todas as manhas em ambos os aquarios, com uma colher de cafe mal cheia, mas na proporção do nº de peixes existentes. ao fim de 2 minutos nao fica nada a boiar. numa loja disseram-me que por habito davam de comer aos peixes uma vez por dia, 6 dias por semana. ao 7o dia jejuavam. eu tb faço esse jejum. a loja fechou ha alguns anos inte
Visitante Publicado: Novembro 11, 2003 Publicado: Novembro 11, 2003 boas. em relação às pastilhas, tou a dar 1 (parto ao meio e distribuo as 2 metades em 2 lados do aqua) de +-3 em 3 dias (tenho 2 cory´s, 1 pleco ainda pequeno (+-6cm) e um synodontis), tenho também os 2 comedores de algas chineses dourados que não comem a comida de flocos, mas esses só comem mesmo os restos dos outros... deve ser normal (estão muito bem de saude portanto eles lá sabem ) . Os outros comem todos flocos, e as pastilhas também adoram ir lá "meter o nariz" quando acabam a comida de cima Em relação à alimentação, de manhã dou flocos "normais", e à noite dou flocos c/ tubifex (são uns flocos do tipo "em pó" ). tento dar o mínimo possível de comida (+ ou - 2 minutos a paparem) mas de vez em quando engano-me (falta de "calo") e la ficam eles a comerem mais um bocadinho... O único "jejum" que lhes faço é ao fim de semana, e não é na íntegra... só dou paparoca à noite. Estará correcto? brigado!
Visitante Publicado: Novembro 12, 2003 Publicado: Novembro 12, 2003 OLA PESSOAL !!!!! BEM , olha wonderman , eu tenho a impreçao que voce superpopulou seu aqua ??? porem para saber me diga o volume dele , no mais a alimentaçao por o que vi esta boa , peixes saudavei e etc... VC FEZ UM BOM TRABALHO !!! ee...... mandsa uma foto do seu aqua !!!!!!
Visitante Publicado: Novembro 15, 2003 Publicado: Novembro 15, 2003 Olá a todos. Kinguio, o volume do meu aqua está a rondar os 60 litros de água (é um aqua de 60x35x40) portanto penso que não esta sobrepopulado... Agora, aconteceu um problema... morreu o meu PLECO!!! adorava o peixe, foi o 2º a morrer, já que aqui à 2 semanas, mais ou menos, morreu um cory que tinha comprado, muito pequenino, mas que não aparentava grande saúde... agora o PLECO??? ele estava aparentemente tão bem! de vez em quando lá ia ele nadar um bocadinho, colava-se no vidro, nas folhas das minhas "saururus", no tronco (adorava o tronco), no areão... enfim, adorava vê-lo nadar, quando as suas barbatanas abriam, e ele com aqueles movimentos suaves lá ia nadando de um lado para o outro... tava tudo bem, ele não se metia com ninguém, nem o contrário acontecia... de vez em quando via que ele estava a comer algas... raramente o vi foi a comer a comida que eu metia no aqua. Mesmo os "comprimidos" que de vez em quando meto. Bom, na verdade só comecei a meter esses comprimidos à pouco tempo, se calhar o pleco não se alimentava como deve de ser. Seja como for, quando cheguei a casa na 4ª feira passada, estava ele no areão, mas ao contrário... no dia passado estava tudo bem!!! o que aconteceu??? em relação à amónia/ nitritos/ nitratos, tenho de comprar esses kits k inda ñ tenho, mas faço trocas, no máximo de 10 em 10 dias, de 10 litros de água. e se os outros peixes aparentam muita vivacidade, tudo deve estar bem... Digam-me se isto é normal
Duarte Conceição Publicado: Novembro 15, 2003 Publicado: Novembro 15, 2003 wonderman. O facto dos outros peixes estarem aparentemente saudáveis, não quer necessariamente dizer que esteja tudo bem! Por exemplo a escala de Ph tem intervalos de uma casa decimal...e existe a ideia generalizada de que existem peixes que toleram grande diferenças de Ph, mas nunca te esqueças que a variação é de 1 ou 2 casas decimais e não entre os 6, 7 e 8 : Penso que para alguém te poder ajudar deverias de facto comprar os testes de PH, amónia and so on. Cumps
Visitante Publicado: Novembro 15, 2003 Publicado: Novembro 15, 2003 shiva, em relação aos testes, mencionei que nao tinha os de amonia, nitritos e nitratos, e realmente vou precisar deles, mas tenho os de PH KH e GH. em relação ao PH, ele é sempre muito estável, e encontra-se +- nos 7,4. por este motivo não tenho peixes de aguas acidas, procuro sempre peixes de água alcalina ou neutra... mas sim, tenho de ver a amonia os nitritos... seja como for hoje já fiz + 1 muda de 10 litros
Recommended Posts