informaster Publicado Junho 5, 2012 Publicado Junho 5, 2012 Olá!!!! Sou mais um iniciante, para ver como isto corre, vou postar umas fotos para que sejam comentadas. Abraços a todos Citar
ReDsOuL Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 Coloca mais informações sobre o aquário. Equipamento, fauna, flora... A nível de aspecto está a faltar um fundo... Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
informaster Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Bem então cá vai: Aquario 100L (100X30X30 comprado em 2ª mão) Filtro Externo eheim classic 2215 Filtro interno (não sei marca) Termoestato aluminio 500W Co2 (caseiro) difundido por pedra porosa 2 cm de substrato 3cm de areia vulcanica pedras de xisto recentemente um tronco Fauna: 2 Ramirezzi; 6 Neons; 3 Guppies; 2 Tetra Neon; 1 Betta; 1 Corydora albina; 2 Bótia Palhaço 1 (limpa vidros) Alguns red cherry Flora: Não sei o que são a maioria comprei-as na net Citar
Gonthy Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 Está muito bonito, só falta mesmo e o fundo. com esse termostato podes cozer os peixes hehehe Citar Gonçalo Afonso Feedback
mad&mor Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 Iniciante com 100L, tudo bem composto, com Ramirezis e tudo... Sim senhor... E bem vindo ao fórum! :D Posso só assinalar uma coisa mas é do meu gosto pessoal... A luz é muito amarelada Just saying Citar
cesar_dias Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 (editado) Está com bom aspeto. Mas como já foi referido, um fundo escuro desse aquário dava-lhe outro graça Eu normalmente tendo a preferir fundos escuros. No meu caso uso azul bem escuro Outra questão. Tens andado de olho nesse betta? É capaz de fazer vida negra aos guppys.... morder-lhes a cauda até nao sobrar nada! Os red cherry... São camaroes com tempo de vida curto! É certo que se reproduzem muito bem, mas as crias nesse aquário vao ser comidas bem rápido. Penso que dentro em breve nao existirá nenhum O filtro interno, nao percebi que filtro é. Com o externo que lá está, cheira-me que esse interno estar lá ou não é capaz de ser indiferente! com o inconveniente de ocupar espaço Mas guarda, que pode dar jeito para alguma emergência que seja necessário usar alguma resina ou carvão. E como normalmente estas filtragens especiais são por pouco tempo, é mais simples colocar um pequeno filtro interno com elas, que arranjar espaço no externo, para depois voltar a tirar. Editado Junho 5, 2012 por cesar_dias Citar Cumprimentos, Cesar Dias
informaster Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Olá uma vez mais, Obrigado a todos desde já, em relação ao fundo, como poderei fazer um? mad&mor: irei seguir o teu conselho da luz, até porque, também está a precisar de ser trocada. O ramirezi, sim, é muito porreiro, principalmente este que é um blue electrizante. cesar_dias: O betta nunca o vi fazer mal aos guppies, por outro lado e como disses-te, os red já não são os mesmos que comprei. O filtro interno, realmente ocupa espaço, só o coloquei porque lhe fiz uma adaptação, coloquei uma esponja e dentro dele está cheio de carvão. Aproveito para colocar mais umas fotos Citar
cesar_dias Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 Viva de novo. Nos meus sempre usei simples cartolinas azul marinho coladas do lado de fora do aquário Já vi com cartolinas pretas. Eu pessoalmente prefiro o azul marinho! Mas é sempre uma questão de gostos Porque tens carvão activo no filtro? Fizes-te algum tratamento recente na agua? Em situação normal, o carvão activo não é necessário! As plantas que vejo nesta ultima segunda foto, parecem um bocado amarelas! Estão plantadas à quanto tempo? Existe algum subtrato para plantas por baixo do areão? Citar Cumprimentos, Cesar Dias
informaster Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Boas, Não fiz tratamento nenhum na àgua, mas, por aquilo que leio por aí, o carvão deixa a agua cristalina. Em relação às plantas, era mesmo isso que queria perguntar, elas estão plantadas em substrato à cerca de 4 meses, embora as que vez na foto com o ramirezzi não tenham substrato, não coloquei en redor das pedras mas tenho algumas cujas folhas do fundo estão amarelas, axas que é da luz?? Cump Citar
informaster Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 logo tiro umas fotos e coloco amanhã para veres melhor Citar
ReDsOuL Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 Não te esqueças que o carvão activo só tem uma vida útil aproximadamente um mês. Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
sc4rely Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 (editado) Olá informaster, em primeiro lugar, bem vindo! Aqui vai a minha opnião. Em relação ao material, parece-me que tens tudo o que é necessário, acho só que tens pouco substrato (inerte), devias considerar acrescentar mais uns quantos cms, de maneira a conseguires um maior efeito de profundidade (mais substrato na parte de trás, tipo 4 cm à frente e 8 cm atrás) A fauna, como já te disseram, pode te vir a dar problemas relativamente a compatibilidades (ex: betta e guppies). Mas uma coisa que ainda não te chamaram à atenção foi o facto de teres aí peixes de cardume que não estão em numero suficiente: Neons - tens 6, mas com um aquário desse tamanho consegues aumentar esse numero, e vais ver que eles se vao tornar muito mais activos e dar outra vida ao aquário Tetra neon - não percebi muito bem que espécie é esta, visto que os tetra neons são os que tens em 6! Mas independentemente da espécie de tetra, se só tens dois, vais ter que acrescentar mais! Corydora - Aqui estás realmente em falta, porque as corys devem estar sempre num cardume, no mínimo de 6 indivíduos da mesma especie, ou seja, no teu caso albina! Aqui não tenho bem a certeza como tens que fazer, porque visto que é albina (acredito que não saibas de que espécie é), o melhor é perguntares a alguém mais entendido, como é que as corys albinas se dão com outras especies de corys - já ouvi dizer que formam facilmente cardume com outras corys de outra espécie, mas mais uma vez, pergunta a alguém com mais conhecimento do que eu, que ainda sou novato nisto). Por fim, esse carvão é para sair! Realmente o carvão faz com que a água fica mais cristalina, mas também te esta a tirar muito nutrientes da coluna de água! Mas nem sequer é essa a razão porque deves tirar, o problema do carvão é que tem uma vida útil muito pequena (mais ou menos 1 mês), e depois desse prazo passar, começa a libertar tudo o que absorveu durante esse tempo, ou seja, vai te dar muitos problemas! Só deves por o carvão para retirar possíveis medicamentos que tenhas posto, aí sim, o carvão é bastante útil! Se quiseres a água cristalina, compra o Seachem Purigen, muito falado em alguns tópicos deste forum! Se disse alguma coisa errada, por favor corrijam-me! De resto, força nisso e continua que vais no bom caminho! Abraço [EDIT] - p.s Quase que me esquecia...Alguém sabe o nome da planta com veios vermelhos que aparece na foto do betta? Editado Junho 5, 2012 por sc4rely Citar O Inicio de um Vício!
cesar_dias Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 Na minha opinião o carvão activo só deve ser usado para remover compostos quimicos da agua indesejados, como após o tratamento de aquario com medicação. E so mesmo em caso que nao seja possivel tratar do problema noutro aquário (por exemplo peixes doentes). O carvão tem algumas propriedades muito úteis, mas tem uma que faz com que a maioria das pessoas o usem apenas em casos de necessidade. O carvão activo absorve sim muito produto quimico indesejado, mas quando fica saturado... começa a liberta-los de novo ao fim de cerca de 1 mes! Daí evitar usar! Se a agua nao fica cristalina, possívelmente haverá algo que nao esteja muito bem no aquário. Se ficar muito turva... então algo de muito mau se estará a passar! Um sintoma de falta de luz, é as plantas crecerem com folhas muito espaçadas umas das outras em direção à fonte de luz existente. As folhas normalmente também são mais pequenas e morrem mais rapidamente que o normal em situação de pouca luz. Se têm um bom substrato e estão amarelar... resta a luz ser fraca! Citar Cumprimentos, Cesar Dias
informaster Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 sc4rely: vou ter em atenção os conselhos, nomeadamente a do carvão, que mudo normalmente de 2 em 2 meses, o pá....em relação aos "tetra neons" são os da imagem que te vou enviar, pelo menos foi o que o sr. da loja disse que se chamavam, a planta é realmente bonita, mas não sei o nome dela. cesar_dias: o que disses-te em relação às plantas é o que está a acontecer, crescem em direcção à fonte de luz, vou comprar um lâmpada nova, já agora, vi uma no bricomarche, T8 35w 5 000k. Axas que serve? cump Citar
Gonthy Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 deves usar lampadas com 6500k que as plantas gostam mais. Citar Gonçalo Afonso Feedback
informaster Publicado: Junho 6, 2012 Autor Publicado: Junho 6, 2012 Olá Gonthy, ok vou ver se tem alguma com essas caracteristicas, é que aquela que referi só custa 7eur. Obrigado e até já Citar
informaster Publicado: Junho 6, 2012 Autor Publicado: Junho 6, 2012 olha....já agora deixa-me dar-te os parabéns pelo teu aquario, está simplesmente fantástico, tens é que me vender uns camarões dos que tens. abraço Citar
cesar_dias Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 (editado) Viva... 35W T8.... Não são compridas de mais para esse aquário? A lampada que la está é uma T8 de quanto? Nao basta trocar a T8 por uma T8 de 35W. O circuito eletrico que la estiver pode não suportar essa troca (balastro e arrancador)! 6.500ºK é uma tempartura de cor interessante em termos de preço/beneficio Muitas vezes nao sendo indicada a temperatura de cor, indicam como sendo "day light", é uma temperatura de cor semelhante a luz de um dia de sol Editado Junho 6, 2012 por cesar_dias Citar Cumprimentos, Cesar Dias
informaster Publicado: Junho 6, 2012 Autor Publicado: Junho 6, 2012 por acaso a que vi no brico, tinha exactamente essa defenição " Day Light", em relação a que tenho julgo que é mesmo T8 35W da philips, mesmo assim vou confirmar. Citar
cesar_dias Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 Realmente 35W em 100 litros de agua e com uma coluna de agua de 40Cm... no fundo a luz já é muito difusa para manter verdes as plantas aí existentes! Aumentar a luz é apenas um dos fatores! Se aumentares de um momento para o outro a luz do aquário, sem que as plantas acompanhem esse aumento de luz, podes ter um aumento muito rápido de algas verdes! Depois ainda ha a necessidade ou não de injectar CO2, dependendo das espécies e quantidade de verdura.... Necessidade ou não de fertelizantes, etc, etc... São muitos fatores a ter em conta num aquário dito plantado! Sugiro que vas evoluindo aos poucos Aparentemente estás no inicio dos aquários... tentar logo a primeira manter peixes saudáveis e ao mesmo tempo um aquário plantado, é capaz de ser complicado e desanimador! Sugiro apenas aumentar mais a potência de luz existente. Quando as plantas existentes estiverem mais saudáveis, ir tentando adicionar algo que pretendas, se não se derem bem paciência! Inicialmente tenta manter a fauna nas melhores condições possíveis Citar Cumprimentos, Cesar Dias
informaster Publicado: Junho 6, 2012 Autor Publicado: Junho 6, 2012 cesar_dias será que posso podar a planta da 2 foto destas últimas?' cump Citar
Gonthy Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 informaster onde compras-te esse substrato preto? isso é areia vulcanica? Citar Gonçalo Afonso Feedback
AiresJusto Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 É impressão minha ou essas folhas das plantas estão amareladas? É que um dos maiores erros na iniciação é querer plantas e não meter uma camada de substrato fertil. Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
TonyCh Publicado: Junho 7, 2012 Publicado: Junho 7, 2012 Parabéns pelo aquário. Está muito bom. Gosto da tua ramirezi fêmea. O macho é que parece mais juvenil e talvez mais magrito. Não sou muito defensor de misturar casais de origens genéticas diferentes mas se procriarem vai ser interessante de ver como é que vão sair os filhotes. Normalmente eles não gostam muito de procriar nessas condições visto que o electric blue é considerado um "freak" para os companheiros(as) mas nunca se sabe. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Recommended Posts