budgie Publicado Junho 2, 2012 Publicado Junho 2, 2012 Boas pessoal, Estou preocupada com um discus que tenho no meu aquário. Ele está muito magro e cospe tudo o que lhe dou de comer, incluindo artémia congelada e papa caseira. Contudo, ele tem muito apetite e anda bastante "espevitado" pelo aquário. Não aparenta estar doente nem tem nenhum peixe demasiado dominante que o perturbe. O alimento que forneço é: -Sera discus -Tetra Prima (Beighton aquatics) -Red Astax (Beighton Aquatics) - Discus Special Gran Garlic + Spirulina (Beighton aquatics) -Flocos D-50 Plus -Tetramin (não me recordo qual o nome, mas é aquela com um dispensador rotativo e diferentes tipos de flocos) Na loja onde o comprei apenas o alimentavam com Tubifex desidratada ou congelada. Parâmetros do aquário: pH: 6.1 gh: 60 kh: 20 NO2: 0 NO3: 10/12 (escala cromática) NH3/NH4: 0 Temperatura: 32ºC
ReDsOuL Publicado: Junho 3, 2012 Publicado: Junho 3, 2012 Então e porque não experimentares tubifex? Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
j-santos Publicado: Junho 3, 2012 Publicado: Junho 3, 2012 podes por uma foto do discu em si ,e dos olhos em pormenor? abraço abraços joao santos
Rui Cardoso Publicado: Junho 4, 2012 Publicado: Junho 4, 2012 boas como está a barriga do peixe? () ou )(? cumps Um Abraço Rui Cardoso
budgie Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 boas como está a barriga do peixe? () ou )(? cumps Boas, a barriga está assim )(.
budgie Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Então e porque não experimentares tubifex? Eu detesto dar tubifex e larvas vermelhas aos peixes. Já é a segunda vez que fico com peixes com parasitas por causa do tubifex e das larvas vermelhas. Transmitem muita "porcaria", mesmo sendo liofilizados ou esterelizados.
SusanaPaço Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 Ervilha cozida e descascada para já, uma desfeita para ver se ele ingere e limpa o organismo. 1 por dia como esta o comportamento e a boca do bicho?
SusanaPaço Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 Mantém a rotina da ervilha por uns 10 dias
budgie Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 podes por uma foto do discu em si ,e dos olhos em pormenor? abraço Foto do discus IMG_3090 por Sarafgc, no Flickr IMG_3092 por Sarafgc, no Flickr IMG_3091 por Sarafgc, no Flickr IMG_3089 por Sarafgc, no Flickr
budgie Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Mantém a rotina da ervilha por uns 10 dias Eu incluo sempre ervilhas e alho nas papas caseiras. O problema está que ele enfia a comida na boca e depois cospe. Estou a tratá-lo com Metronidazol.
SusanaPaço Publicado: Junho 5, 2012 Publicado: Junho 5, 2012 Dá-lhe só a ervilha e encharca um pouco em metronidazol
budgie Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Ervilha cozida e descascada para já, uma desfeita para ver se ele ingere e limpa o organismo. 1 por dia como esta o comportamento e a boca do bicho? O comportamento dele parece-me relativamente normal. Não se deita no fundo e "petisca" as plantas do aquário. Ergue a barbatana quando não está assustado. É um pouco tímido, mas apenas com movimentos bruscos. Quando vê a lata do granulado vem ter comigo junto ao vidro. Agora tem estado um pouco mais calmo, pois está a enfraquecer. Meti-o dentro de um cubo da vodafone, no aquário principal, de forma a que ele veja os outros discus e o estimule mais a comer, pois ele adora a companhia dos outros e nota-se uma grande diferença no comportamento dele. Não se esconde e mordisca mais a comida, apesar de não a comer. A boca não demonstra sinais de tumefacção, fungos ou feridas. Não tem buracos na cabeça, lesões ou quistos no corpo. As fezes, quando as excreta, são da cor do granulado e sem muco (castanhas).
budgie Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Dá-lhe só a ervilha e encharca um pouco em metronidazol Vou tentar, mas ele é um pouco "chato" para comer matéria vegetal. Excepto as algas das plantas, que ele até gosta. Vou cozer uma ervilha, descascá-la e ver se ele come.
budgie Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Estou também a misturar um pouco de vitaminas do complexo B para lhe estimular o apetite. É correcto fazê-lo?
budgie Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Óptimo. As vitaminas são Becozyme Forte. Também tenho Dagravit Total. Tem calcio e outros minerais e também vitaminas. Mas tem poucas vitaminas do complexo B. Logo, fico em dúvida quais as melhores para ele. As vitaminas do complexo B são optimas para recuperação de um individuo fragilizado, mas o Becozyme não contém vitamina C, julgo eu, o qual seria necessário para ajudar a regular e melhorar o sistema imunitário. Fico em dúvida: Dagravit ou Becozyme?
budgie Publicado: Junho 5, 2012 Autor Publicado: Junho 5, 2012 Pois também achei. Tenho medo das concentrações de ferro do Dagravit. Mas o que será que ele tem? Flagelados?
j-santos Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 boas esse discu esta mesmo desnutrido,mas porque o puseste num cubo? junta-o aos demais para ele nao ficar com stress e começar a seguir os exemplos dos demais no aquario. tenta alimenta-lo com artemia congelada em poucas porporçoes mas varias vezes ao dia sempre com vitaminas,pois esse menino precisa de ganhar defesas e como esta muito debilitado nao consegue ter nada no estomago,com a artemis pode ser que comece a ficar alguma coisa e ele va recuperando. nao o mediques agora ,preocupa-te em que ele começe a comer e depois sim podes fazer uma desparazitaçao. experimenta a artemia e da novidades abraços joao santos
slb-nn Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 Pois também achei. Tenho medo das concentrações de ferro do Dagravit. Mas o que será que ele tem? Flagelados? Olá Não te quero assutar mas penso que não vais ter hipotese de o salvar está num estado muito avançado mas não á nada como tentar até á ultima. Isso que ele tem é flagelados coisa facil de se ver. Tens de fazer o mais rapido possivel isso flagellol da sera ou flagyl. Flagelol 3 dias mudas depois 80% de agua. Flagyl de 8 em 8 horas e mudanças parciais de agua. Só mais uma coisa faz o mais rápido possivel senão vai ser muito pior e espero que recupere. Aliás já deverias ter feito ao invés de andar a dar ervilhas e vitaminas nunca te vai adiantar de nada , mas acontece é com essas coisas que aprendemos.
Rui Cardoso Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 o peixe está realmente muito debilitado. tenta metronidazol mistura na papa ou na artemia. se ele nao comer com uma sonda colocar directo no estomago. cumps Um Abraço Rui Cardoso
slb-nn Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 o peixe está realmente muito debilitado. tenta metronidazol mistura na papa ou na artemia. se ele nao comer com uma sonda colocar directo no estomago. cumps Boas é como disses mas não vai adiantar deitar na papa porque ele como diz não come e sonda é perigoso tem de ser com muito cuidado eu penso que só mesmo em agua é que o pode salvar.
Rui Cardoso Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 se utilizares uma sonda apropriada e pequena nao tem perigo nenhum , desde que o faças com cautela. Um Abraço Rui Cardoso
budgie Publicado: Junho 6, 2012 Autor Publicado: Junho 6, 2012 se utilizares uma sonda apropriada e pequena nao tem perigo nenhum , desde que o faças com cautela. Estou habituada a alimentar aves com sonda. Mas onde posso arranjar uma sonda com um calibre para um discus com cerca de 7cm? O esofago dele deve ser minusculo... Eu já pensei em fazê-lo e andei à procura na net de seringas de alimentação para animais pequenos, mas não encontro... onde posso arranjar? É que assim sempre conseguia administrar algum medicamento, vitaminas e alimento... Não tou a ver o metronidazol a salvá-lo sendo apenas absorvido pelas guelras.
Rui Cardoso Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 podes crer que resulta , agora no estado avançado em que ja está , podes nao ir a tempo.. as lesões podem ser ja tão graves , que nao morre da doença , mas dos efeitos que esta provoca. eu costumo utilizar revestimento de fio electrico fino , retiras o interior e ficas com um tubo mt fino e flexivel , optimo para peixes pequenos. Um Abraço Rui Cardoso
Recommended Posts