Recommended Posts

Publicado

Boa tarde a todos ultimamente tem-me aparecido este tipo nao sei de que gostaria de saber se alguem sabe o que isto e, e como posso combater

Pic_3725_3.jpg

obrigado

cumps :roll:

NuNo MeNdEs

Publicado:

Boas,

Isso chama-se "um grande ataque de algas filamentosas" e indicia que algo não está bem no teu aquário.

O aparecimento de algas é sempre sinal de que algo está fora dos limites aconselháveis, podendo ser falta de ... ou excesso de ...

Como estão os teus níveis de Nitratos e Fosfatos?

Qual é o fotoperíodo?

Que iluminação tens (tipo e potência)?

Tens que responder a estas questões para perceberes o que vai mal!

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

as iluminaçao sao 2 lampadas flurescente de 20w cada uma e sao lampadas normais em relaçao a nitratos e isso e que nao sei pk infelismente ainda nao comprei esses testes, e cerca de 10 a 12 horas ligados por dia

cumps :)

NuNo MeNdEs

Publicado:

Boas,

Qual é a dimensão do aquário? Tens peixes de limpeza? Quais?

Quando começaram a aparecer algas no meu aquário começei por fazer regularmente TPAs. E comprei Otocinclus, SAE e Parotocinclus Jumbo. Agora está uma maravilha!!!

Não fiz o controlo dos nitratos e fosfatos, mas é muito aconselhável.

Um abraço,

Paulo

Publicado:

Boas,

Como te perguntou o PH, de quantos litros é o teu aquário?

A melhor forma de evitar o aparecimento e combater as algas já existentes é mantendo plantas saudáveis :!:

As plantas precisam basicamente de:

- Luz;

- Nutrientes; e

- CO2

Sem luz e sem CO2 não se processa a fotosintese e mesmo que existam nutrientes as plantas não os processam e BUMMM ... Algas!!!

Se tiveres luz a mais e não tiveres nutrientes suficientes para que as plantas se desenvolvam, ou não tiveres plantas para consumirem os nutrientes com a rapidez necessária... BUMMM... Algas!!!

Se tiveres índices altos de Macro nutrientes (Azoto, Fósforo, Potássio) e te faltarem micronutrientes tens muitas probabilidades de ter um ataque de Algas!

As plantas apenas processam a fotosíntese durante um máximo de 10 horas, por isso, tudo o que seja luz após este período só vai ajudar as algas!

Como formas de tentar resolver essa questão aconselho o seguinte:

- TPA's com maior frequência e de maior volume;

- Arranja plantas de crescimento rápido, tais como Lymnophila Sessiflora ou Ceratophylum Demersum, para competirem rapidamente com as algas;

- Se o aquário te permitir compra uns SAE's e7/ou uns LDA-25 Parotocinclus Jumbo para irem limpando o que existe....

- Paciência, muita paciência!

Abraços,

JNC

Ex intrust

Outra paixão

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Publicado:

o meu aquario litros certos nao sei mas as medidas sao 10*30*40 e tenho 4 corydoras e 2 camaroes as algas começaram aparecer a serca de 2 semanas quando meti + 1 lampada

cumps e obrigado a todos :wink:

NuNo MeNdEs

Publicado:

Aconselho que faças TPA's com muita ferquência. Eu nessa altura troquei uns 15% de dois em dois dias por duas semanas e ficou resolvido.

Comprei tambem dois Siamensis

Pingos,

Marc05

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Publicado:

Eu vou dizer algo que se calhar toda a gente vai cair em cima de mim, mas eu tou a conseguir resolver isso, reduzindo o tempo de luz que tinha. Na altura tinha a luz ligada durante 12 horas e fui reduzindo aos poucos até por volta de 9/10 horas, e começo a notar certas melhoras no mesmo problema que tu. O porque disto??? Ao testar o Fosfato e os nitratos tinha tudo em valores super aceitaveis. Comecei inicialmente por reduzir apenas o fertilizante e injectar menos CO2... não notei melhoras nenhumas, por fim, só me restava uma hipotese... a luz... então reduzi como te disse a pouco o tempo de luz, e ao final de alguns dias começei a reparar em algumas melhoras.

Mas pronto... cada um tem o seu método... desde que no final tudo se resolva, são sempre métodos eficazes :roll: