Como sei se é mesmo íctio?


_stimpy_

Recommended Posts

Apareceu ontem alguns pontos brancos num dos bótia palhaço e nos dois ancistrus. Poderá ser íctio?

Ou poderá ser pelo facto de ter como substracto areia de sílica que pequenos grãos de areia fiquem na pele (ou escamas) dos peixes e se confunda com íctio? Há alguma maneira de ter certeza?

Se não tiver certeza posso fazer algum tratamento que não ponha em risco a restante fauna e flora? Já configurei o termostato do aquecedor para os 30º como medida preventiva.

Vou tentar tirar fotografias dos peixes afectados, mas não será fácil... os bótia escondem-se sempre quando eu me mexo...

Obrigado a todos!

 

Descrição do aquário:

Material

Aquário 120 cm * 40 cm * 50 cm - 240l brutos, 190 úteis

Filtro Eheim 2071 - 950 L/H

Termostato Jager 125W - 32º

Iluminação - 3 * 14 W; 6400 k T5 - 10 horas/dia

 

Substrato não fértil - Areia de sílica 15 kg

1 Tronco pequeno

Fundo 3D em cimento e esferovite

Algumas plantas artificiais (que já estou arrependido e estou a troca-las por verdadeiras...)

 

Parâmetros da água

Temperatura - 28.7º (a subir lentamente para os 30º)

Amónia (NH4) - 0 mg/L

Nitratos (NO3) - 75 mg/L

pH - 6,5-7,0

Kh - 65ppm

 

Flora

2 Anubias barteri

1 Egeria densa

1 Vallisneria americana

4 Vallisneria spiralis

 

Fauna

8 Hyphessobrycon herbertaxelrodi

4 Chromobotia macracanthus

3 Corydora aeneus

3 Corydora paleatus

2 Ancistrus dolipchopterus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for grão de areia serão moveis e com o tempo não deverão aumentar os pontos brancos, se for ictio serão fixos e com o tempo tendem a aumentar se não for tratado. Outra pista é que o ictio aparece geralmente depois de uma TPA em que nós não controlamos a água de entrada e houve uma baixa na temperatura, se fizeste uma TPA recente e passado 3 dias apareceram as pintas pode ser ictio

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos a 75 mg/l!?? Os teus peixes estão ser intoxicados com excesso de nitratos!Tens baixar isso!! Esses peixes estão stressados e a imunidade a doenças está reduzida. Devias mudar 50% de água e procurar a causa desses nitratos estarem tão altos. Verificar se o filtro tem sido limpo com regularidade 1 vez por mês ou até 1 em 2 meses por exemplo.

 

 

Em relação ao Ictio não me admirava nada, mas... Pelos sintomas podes tirar algumas elacções. Ve no topico de doenças os sintomas no Guia das Doenças. Pesquisa no Google imagens da doença e compara.

Podes ler este artigo para perceber as fases do ectoparasita no caso do Itcio: http://www.ciclideos...-ictio-a47.html

Ou se perceberes inglês este aqui ainda é melhor: http://www.skeptical...chthyophthirius

Eu estou com um problema desses neste momento, mas o meu caso foi porque introduzi uma peixe novo com a doença e estou tomar medidas preventivas...

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitratos a 75mg/L não me assusta nada e apesar de ser um valor relativamente alto não é de nada preocupante e permite-me discordar do teu tom urgente Aires Justo, limpar o filtro tb não vai resolver a questão, pois o problema tem a ver com a transformação de Amónia em Nitritos e posteriormente em Nitratos, só seria aconselhável limpar o filtro de houve problemas com Amónia e aí sim era indicador que o filtro pudesse estar sujo não fazendo a sua função, neste momento está.

 

Para baixar os Nitratos para valores mais normais nada melhor que uma TPA de 50%, mas de qualquer das formas agora com ictio uma TPA só poderia agravar mais a situação, isto se a temperatura da água de entrada nao for devidamente controlada.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reconheço que possa ter exagerado um bocado! Mas tambem faço aqui a pergunta. Até que valores os Nitratos são seguros e em relação a que peixes? Além disso apanhei esta discussão num forum: http://www.aquaponicshq.com/forums/showthread.php/6937-Nitrates-How-much-is-too-much

Concordo que 75 mg/L não sejam alarmantes, mas em termos fisiológicos para certos peixes não sei até que ponto poderá ser saúdavel e até que ponto pode afectar a imunidade de certos peixes a parasitas e a outro tipo de doenças.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aires

 

Os Nitratos são dentro dos 3 Amónia, Nitritos e Nitratos os menos tóxicos e só em valores realmente muito altos é que se tornam perigosos, já mantive durante bastante tempo RC com Nitratos a cima de 100ppm.

75mg/L (ou ppm) pode ser assustador à primeira vista mas é sinal que o filtro está a funcionar correctamente, ainda para mais quando a Amónia e Nitritos estão a zero como é o caso :)

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho noção que os nitratos estão um pouco elevados e tenho estado a tentar diminuir-los através de TPAs com mais frequência, talvez isso justifique o aparecimento do íctio agora, pois de facto apareceu depois de uma TPA de 50%... O valor elevado de nitratos, que estou a discutir noutro tópico, talvez se deva ao facto de alguma sobrealimentação e as plantas serem recentes... todo o aquário é recente (menos de 6 meses).

 

Eu acho que sempre tive íctio no meu aquário... desde o primeiro peixe introduzido, um par de neons negros, que notei nas suas barbatanas alguns pontos brancos. Mas com o tempo passou. Desde que começei a fazer TPAs mais regularmente e acrescentei um novo par de peixes (dois ancistrus) que o caso piorou. Acho que o ancistrus já vinha com íctio, mas como ele está cheiro de manchas brancas (naturais) não reparei...

 

Há algum tratamento que possa fazer além do aumento da temperatura no aquário? Já li que não se deve por sal por causa das corydoras, é verdade? Estive numa loja de animais a ver produtos para tratar o íctio e tinham um da marca API mas tinha na bula uma advertencia para os peixes sem escamas... acho que é o caso das corydoras e dos bótias, não é?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirei esta foto agora mesmo de um dos ancistrus. Já se nota na barriga os pontos brancos... tenho cada vez menos dúvidas. Só amanhã é que vou puder comprar o tratamento. Espero que se aguentem até lá...

 

dsc01443tx.jpg

 

 

Já agora aquilo que parece uma minhoca a sair da barriga são fezes? Podem ser assim tão compridas??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já começei o tratamento com Protozin da Waterlife.

Durante o tratamento não posso fazer TPAs, pois não? Vamos ver como se aguentam os níveis de nitratos...

 

É necesssário após o tratamento terminar colocar carvão activado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não importa muito publicar estas fotos dos meus bótia... mas como foram dificeis de tirar aqui estão elas:

 

o bótia com suspeita de íctio

img0654w.jpg

 

os outros 3 bótias, aparentemente, não afectados

img0674re.jpg

Editado por _stimpy_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amanhã é o último dia de tratamento. Parece que está tudo a correr bem. As pintas brancas quase que desapareceram todas. No entanto tenho uma questão: quanto tempo, para além do fim do tratamento, tenho que continuar com a água a 30º?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves manter a água a 30º durante 20 dias. Assim tens a certeza que a doença não volta.

 

Também tive um caso de ictio recentemente e nem arrisquei, mantive durante 30 dias a água a essa temperatura, Ninguém se queixou! ;)

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais