TonyCh Publicado Maio 29, 2012 Publicado Maio 29, 2012 (editado) Olá a todos. Tenho este casal há meia dúzia de dias: Fêmea (há uns dias) Fêmea (há dois dias) Macho (há alguns dias): Macho (há dois dias): Os dois juntos (há alguns dias): Sei que ainda é muito cedo para eles se habituarem convenientemente e as cores provavelmente ainda vão sobressair mais mas nos primeiros dias, o macho era o espécimen dominante. Não chateava a fêmea e até nadavam juntos mas notava-se que ele é que mandava. Desde ontem, os papéis inverteram-se e a lingrinhas da fêmea passou a mandar no macho. Aliás, não se vê pelas fotos mas ela é mais pequena do que ele mas hoje durante o dia, tem chateado cada vez mais o macho... eu já andei a ler por todo o lado e sei que não importa quem é o macho ou fêmea que nos arrufos ganha o mais forte mas aquela meia porção está a aterrorizar o macho que é bem maior do que ela?! Esta noite então andava o macho num canto do aquário e a fêmea feita rainha e senhora no topo da maior rocha do aquário a observar a "plebe"... Já não acho normal a fêmea perseguir o macho assim de repente quando era ele a mandar há uns dias mas agora ainda por cima aterriza-o muito mais do que ele alguma vez a chateou... o que se passa aqui? Obrigado pelo feedback Abraços Tony PS: Já agora... quando ele mandava, era mais ou menos assim (ela a baixar a crista e ele armar-se em heroi): Editado Maio 29, 2012 por TonyCh _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Ric.Gomes Publicado: Maio 29, 2012 Publicado: Maio 29, 2012 bons exemplares... em relacao as mudancas de humor sao mais que naturais isso faz parte de.um processo que depois leva a postura e possivel criacao. A minha bateria de Ciclídeos Anões Visita: www.Facebook.com/GomezAquariofilia
TonyCh Publicado: Maio 29, 2012 Autor Publicado: Maio 29, 2012 Olá! Espero bem que sim mas que ela anda a aterrorizar o bicho, lá isso anda. Hoje ainda não reparei como estão mas ontem à noite, o pobre só fugia e ela lá lhe ia dar um toque e depois punha-se a nadar atrás dele e a vigiar... ele nem uma vez respondeu o que achei curioso visto eu lembrar-me que, quando os introduzi no aquário, a primeira coisa que aconteceu foi o macho colocar-se por cima dela e ela a desviar-se cada vez mais até ficar deitada no fundo do aquário... não se tocaram mas achei curioso. Agora é ao contrário... mulheres! _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
mad&mor Publicado: Setembro 20, 2012 Publicado: Setembro 20, 2012 (editado) Ora, vou desenterrar! Muahhahaha! Undertaker! Altispinosus ou Ramirezi? You decide... Editado Setembro 21, 2012 por mad&mor
TonyCh Publicado: Setembro 21, 2012 Autor Publicado: Setembro 21, 2012 (editado) Pois eu disse-te que pareciam de cal mas não os tinhas visto na loja?... isso é quase tipo albino... um ramirezi normal (os meus pelo menos) tem este aspeto: Não me parece que sejam iguais... ? E já viste bem a relação do tamanho dos olhos com a cabeça? Não é igual não... Editado Setembro 21, 2012 por TonyCh _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Setembro 21, 2012 Autor Publicado: Setembro 21, 2012 (editado) Bem... fui ver como eram esses da bolívia... Muito mais parecido... sobretudo relação tamanho olho/cabeça e aquela sobrancelha no topo e repara no resalto na cabeça por cima do focinho é mesmo capaz de ser da bolívia... não deixam de ser engraçados mas não é ramirezi normal Editado Setembro 21, 2012 por TonyCh _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
mad&mor Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 E têm as pupilas vermelhas e estes não... O tamanho dos olhos assustam-me... Ou seja, estes vão ficar grandes, grandes tipo 10~11cm ...
mad&mor Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 Não tenho sorte nenhuma... *Sigh* Agora não "temos coração" para trocá-los... Podemos misturar com os german? A Bolívia não guerreia com a Alemanha pois não :D
TonyCh Publicado: Setembro 21, 2012 Autor Publicado: Setembro 21, 2012 Olha que não sei... pelas imagens que vejo, eles tem os olhos geralmente maiores que os ramirezi mas também... e se ficarem? Com essa piscina não tens grandes problemas... _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Setembro 21, 2012 Autor Publicado: Setembro 21, 2012 São da mesma familia e mesmo que não fossem... ciclídeos, mesmo anões guerreiam com tudo e todos. No entanto, se tiveres plantas e locais de esconderijo que impeçam em determinadas zonas, contacto visual directo, podes ter vários casais no teu aquário. _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Setembro 21, 2012 Autor Publicado: Setembro 21, 2012 Os meus até corydoras com o dobro do tamanho perseguem... _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
mad&mor Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 Os nossos, infelizmente, pensam às vezes que são corys ... Oh well, lá vai um mail para a loja avisar, pois talvez o fornecedor os informou mal (sou tão bonzinho diz lá) :D
TonyCh Publicado: Setembro 21, 2012 Autor Publicado: Setembro 21, 2012 pois mas olha que nunca vi bolivianos por aqui... ter coisas estranhas e menos vulgares também é giro... Não metas é electric blue que eu acho-os feios... e os golden também... mete ramirezis vulgares (german) que são os mais giros.... mete 1 ou 2 casais. Só tenho pena não existirem ramirezi de cardume... isso é que era... 20 ou 30 belezas daquelas a nada juntos... _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
mad&mor Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 Naaaaaah! Vamos meter uns Ramirezis Africanos porque somos diferentes! LOL! Para já, ficam os bolivianos, depois vê-se
mad&mor Publicado: Setembro 21, 2012 Publicado: Setembro 21, 2012 Oh Mistah Tony... E cruzam-se? Não pois não? DIZ ME QUE NÃO!!! (diz a verdade teehee)
TonyCh Publicado: Setembro 21, 2012 Autor Publicado: Setembro 21, 2012 Não sei mas como são esquisitos com a própria espécie, deve ser ainda mais complicado com outros não sei... mas sendo da mesma familia, não te posso garantir. _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
José Prada Publicado: Setembro 22, 2012 Publicado: Setembro 22, 2012 Olá! Espero bem que sim mas que ela anda a aterrorizar o bicho, lá isso anda. Hoje ainda não reparei como estão mas ontem à noite, o pobre só fugia e ela lá lhe ia dar um toque e depois punha-se a nadar atrás dele e a vigiar... ele nem uma vez respondeu o que achei curioso visto eu lembrar-me que, quando os introduzi no aquário, a primeira coisa que aconteceu foi o macho colocar-se por cima dela e ela a desviar-se cada vez mais até ficar deitada no fundo do aquário... não se tocaram mas achei curioso. Agora é ao contrário... mulheres! O que provavelmente aconteceu é que introduziste um macho que estava habituado a um aquário com outros ramirezis e onde tinha que marcar a sua posição para receber a sua porção na hora da alimentação; num aquário onde só tinhas uma femea ramirezi que não precisava de competir com ninguem para comer. Num primeiro momento ambos vão manter a sua atitude: o macho continua a exibir a sua postura competitiva e a femea a sua atitude serena, o que leva a que o macho encoste a femea a um canto. Num segundo momento a femea vai reagir, afinal está a jogar em casa, e vai responder também com agressividade (e as femeas ramirezi são agressivas, apesar do seu menor tamanho) e vai encostar o macho a um canto. Num terceiro momento as forças vão-se equilibar e cada um vai escolher um território. Se tudo correr bem, passado algum tempo vão formar casal e acabam por andar (quase) sempre juntos. Boa sorte, Cumps. Cumps. José Prada aka Micro-Chip
TonyCh Publicado: Setembro 22, 2012 Autor Publicado: Setembro 22, 2012 Micro-chip: Foi o que aconteceu. Quando mudei de plantas, também houve um reset e as coisas equilibraram-se. O macho agora faz uma corrida atrás da fêmea de vez em quando mas já não são aquelas lutas constantes e fêmea perdeu a dominância. _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
pimentaa Publicado: Outubro 28, 2012 Publicado: Outubro 28, 2012 (editado) Editado Outubro 28, 2012 por pimentaa
Recommended Posts