Recommended Posts

Publicado (editado)

1- Introdução

Tenho vindo a compilar e a publicar esta lista nos últimos cinco anos. Por favor responda a este tópico se tiver experiencia pessoal em manter estas especies.

O clima de referencia tem sido a faixa litoral do centro e sul que inclui Lisboa. O interior centro e norte ou mesmo o interior alentejano podem ser bastante frios e não serão certamente adequados a todas estas espécies, embora algumas delas tolerem mesmo esse clima.

Todas estas espécies irão, é claro, dar-se bem nos climas dos Açores e da Madeira.

Na Madeira, em especial na vertente sul, o número de espécies será muitissimo mais vasto, é provável que mesmo os ciclideos africanos possam ser mantidos no exterior todo o ano. Certamente o amarelo brilhante ou o intenso azul metálico de alguns destes peixes darão aos lagos um colorido único.

Se mora numa zona mais fria que Lisboa existe um "truque" simples e muito eficiente para conseguir manter determinadas espécies: Cubra o lago com um plástico transparente (sem tocar na água). Na prática irá ter uma estufa que subirá a temperatura média da água em cerca de cinco ou seis graus.

Continuarei a manter registo destas espécies, se alguém tiver experiencias que queira partilhar com peixes mantidos no exterior durante o inverno por favor responda ao tópico indicando:

Espécie, zona do país, ano(s) em que foi mantida. Opcionalmente, seria útil conhecer a profundidade do lago e a sua capacidade.

Muito Importante:

Quando mantiver estas espécies, faça-o sempre num espaço perfeitamente isolado dos cursos de água adjacentes, prevendo mesmo eventuais inundações e evitando a todo o custo qualquer possibilidade de introduzir espécies não nativas na natureza.

Se o local onde tem o lago tiver chances, mesmo remotas, de entrar em contacto com cursos de água, então faça um povoamento apenas com as espécies nativas da sua região: assim estará a integrar-se nesses biótipos locais e não a ameaçá-los.

2- Peixes que já existem na natureza em Portugal

Gambus1a holbrooki

gambusia-holbrooki.jpg

É vivíparo parecido com um guppy fêmea mas bastante agressivo. Está espalhado de norte a sul do país. De inverno, quando faz mais frio, tem a estratégia de se enterrar no fundo ficando em estado de semi-hibernação. Esta espécie é considerada muito invasiva e, como tal, não deve ser mantida.

Chanchito (Australoheros facetum)

Austhrolerosfacetum01.jpg

Um bonito e interessante ciclideo americano, espalhado pelos rios e barragens a sul do Tejo mas que também se encontra em alguns lagos artificiais, incluindo o parque da cidade do Portoe o Campo Grande em Lisboa.

Na ultima década o seu número tem decrescido bastante em Portugal devido à competição com a P3rca do Sol.

P3rca do sol (Lepom1s gibbosus)

lepomis_gibbosus_resize.jpg

É um peixe muito bonito mas tornou-se praga terrivel em Portugal (não deve portanto ser mantida), estando espalhada por todo o país e fazendo decrescer ou desaparecer as populações de outros peixes.

Achigã (Micropterus salmoides)

FI0034_1l.jpg

Apenas para apreciadores de "monster fish".

O Achigã é um dos peixes mais incríveis que eu já mantive, como uma boca GIGANTE e uma fome INESGOTÁVEL. Se pensa que uma oscar é glutão, experimente manter um Achigã.

À semelhança do oscar, o Achigã é esperto, reconhece o dono e pode ser treinado a saltar fora de água, para apanhar comida.

O Achigã é certamente uma das especies mais fascinantes ao dispor do aquariofilista mas precisará de espaço (aquário com 600 litros ou lago com 5000 litros) e só pode ser mantido com outros peixes DUROS e que tenham mais de metade do seu tamanho, para assegurar que não lhe cabem na boca.

Verdemã (Existem provavelmente 3 especies nos rios portugueses: Cobitis marrocana, Cobitis calderoni e Cobitis paludica)

cobitis1bd2.jpg

O verdemã é um detritivoro pacífico que ocupa um nicho ecológico semelhante aos dos corydoras. É uma excelente adição para lago ou para aquário.

Pimpão (Existem 2 especies em Portugal: Carassius auratus, Carassius carassius)

IMG_0691%20Carassius.JPG

É o vulgar peixe vermelho de aquário, mas com coloração natural.

Esgana-gata (Gasterosteus aculeatus)

77754_580_360.jpg

É um bonito peixe de aspecto pré-histórico e, com 3 espinhos na barbatana dorsal, não será facilmente ingerido por um gato... daí o seu nome.

O esgana-gata é um peixe interessante porque constroi um ninho tubular com restos de plantas, muito parecido com o de um pássaro. Na construção utiliza uma cola produzida por uma glândula especial. Este extraórdinario comportamento levou a que o esgana-gata se tornasse num dos peixes mais estudados em laboratório.

Caboz de água doce (Salaria Fluviatilis)

482500075_923739f128.jpg?v=0

É um interessante peixe que guarda ovos e crias à maneira dos ciclideos mas que é muito dificil de encontrar. O Aquário Vasco da Gama mantem e reproduz um grupo destes peixes.

Fundulus heteroclitus

fundulus_heteroclitus01-500.jpg

É um killie adaptado a águas salgadas ou salobras mas que também aceita água doce, desde que seja dura. É um peixe cinzento escuro que apenas fica bonito na primavera, altura em que os machos ficam negros, de pintas brancas e barbatanas amarelas. Existe na Foz do Guadiana.

Gobio gobio

gobio2a.jpg

É um peixe discreto mas muito adaptável e que se dará bem na maior parte dos lagos.

3- Espécies "tropicais" de água fria

3.1- Killies

Aphanius mento

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) tem mantido a especie ao longo de vários anos

Aphanius%20mento.jpg

Aphanius sophiae

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), ano 2000.

I-Aph-soph-Pers-m.JPG

Aphanius danfordii

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), 2007/2009

I-Aph-danf-Soysalli-m.JPG

Aphanius iberus

Ref: É uma espécie nativa da peninsula iberica, como o seu nome indica, embora não existindo em territorio português (que se saiba)

aphan3.jpg

Fundulus cingulatus

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 2000 e Alberto Gil: tem mantido a especie durante vários anos.

2560480396_b1cd9e45e8.jpg

Jordanella floridae

Ref: Pedro Castelo, decada de 2000 e Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), desde 2008.

Jordanella-floridae-2.jpg

Austrolebias nigripinnis

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 2000

Austrolebias+nigripinnis_Arroyo+Tajamar__+_2_.JPG

Austrolebias alexandri

Ref:Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 2000

kcj200405_089Austrolebias_alexandri_Ceibas_03.JPG

3.2- Viviparos

Heterandria formosa

Ref:Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), desde 2007

Heterandria%20formosa.JPG

Ameca spledens.

Ref. Miguel Andrade, década de 2000 morreram no inverno de 2008/2009 embora talvez não por causas relacionadas excluvisamente com o frio.

Ameca%20splendens%201.jpg

Phalocerus caudomaculatus

Ref:Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) tem mantido a espécie no exterior, desde 2006.

Phalloceros_caudimaculatus.jpg

Xenotoca eiseni

Ref. Miguel Andrade, 2009.

xenotoca%20eiseni.jpg

3.3- Ciclideos

Gymnogeophagus meridionalis

Ref. Alberto Gil, Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) e outros têm mantido a especie desde 2004.

merid.norte.fem.jpg

Herichthys cyanoguttatus

Existem informações a circurlar sobre aquariofilistas que mantêm ou mantiveram esta espéce com sucesso mas ainda não me chegaram dados concretos.

iz1376.jpg

Rocio octofasciata (Jack Dempsey)

Não confirmado

normal_rocio-octofasciata-03.jpg

Cichlasoma pusillum

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) tem mantido a espécie desde 2008.

cs_dimer.jpg

3.4- Barbos

Barbus semifasciolatus (Barbo doirado)

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 90.

220px-Gold_Barb_Puntius_semifasciolatus_7.png

Puntius conchonius (Barbo rosado)

Ref: Alberto Gil, desde 2008

rosy-barb-large.jpg

Puntius padamya "Odessa"

Ref: Ricardo Fonseca, desde 2008

Puntius_Odessa.jpg

3.5-Anabantideos

Macropodus opercularis (Peixe do paraiso)

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 90.

opercularis.jpg

Betta splendens

Ref1: Carlos Couceiro, Inverno de 2008/2009

Ref2: Pedro Oliveira tentou-os manter um inverno mas morreram.

bettagreen.jpg

3.6-Peixes Arco-Iris

Bedotia madagascariensis

Não confirmado.

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), colocou peixes no exterior no principio de Fevereiro e sobreviveram. Inverno de 2005/0006.

bedotia_geayi.jpg

3.7-Peixes-gato

Corydoras paleatus

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa) década de 90.

c_paleatus.jpg

Brochis splendens

Ref: Carlos Couceiro, inverno de 2008/2009.

brochis_splendens_adult_6.jpg

3.8-Outros

Danio rerio (Zebra)

Não confirmado.

rerio.jpg

Tanichthys albonubes (Neon chinês)

Ref: Várias, incluindo Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 90 e Ricardo Fonseca desde 2008.

mini.jpg

Umbra krameri

Ref: Miguel Figueiredo (Zona de Lisboa), década de 2000 e Alberto Gil que tem mantido esta especie durante vários anos.

European-mudminnow-in-profile.jpg

Gyrinocheilus aymonieri (CAE)

Ref: ccdsantos

Gyrinocheilus_aymonieri1.jpg

Mogurnda adspersa

Ref: Alberto Gil, década de 2000

gudgeon-big.jpg

Oryzias latipes

Não confirmado.

Oryzias_latipes.jpg

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
  • Votar + 1
  • 4 semanas depois...
Publicado: (editado)

Mantive durante muito anos Cory paleatus em agua fria interior sem qq problema.

Mantive 2 anos o Macropodus opercularis em agua fria sem qq problema nos anos 90.

Mantive durante anos na decada de 90 e 2000 Tanichtis albonubes.

Tentei 2x o Gyrinocheilus aymonieri nos anos 90 mas morreram rapidamente sempre (interior).

Tenho neste momento um Gastromyzon Stellatus que segundo os dados teoricos prefere temperaturas temperadas, ou seja as indicadas, nao tropicais.

O mesmo se passa com diversos gobideos, por vezes incorretamente vendidos como tropicais, como o Schismatogobius ampluvinculus.

Nao tenho experiencia com aguas exteriores: nao e claro se esta lista e so para exterior.

Editado por Gabriel Branco

Ainda bem que fizeram este tópico..... :dance:E o Herichthys cyanoguttatus não é o que aparece na foto esse é o texas blue que para mim tb gostava que desse no nosso clima.....

Editado por João Cunha
  • 4 semanas depois...

Gabriel,

De facto, dentro de nossa casa, a temperatura mantem-se geralmente acima dos 10 graus, frequentemente próxima dos 15 ou mais graus, dependendo da casa e da zona do país, claro.

Num lago exterior as temperaturas são bastantes variaveis.

Há um excelente estudo do Miguel Andrade nesta área, vou procurá-lo e depois coloco-o num tópico.

Aqui está: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=200308

Miguel

Mantive durante muito anos Cory paleatus em agua fria interior sem qq problema.

Mantive 2 anos o Macropodus opercularis em agua fria sem qq problema nos anos 90.

Mantive durante anos na decada de 90 e 2000 Tanichtis albonubes.

Tentei 2x o Gyrinocheilus aymonieri nos anos 90 mas morreram rapidamente sempre (interior).

Tenho neste momento um Gastromyzon Stellatus que segundo os dados teoricos prefere temperaturas temperadas, ou seja as indicadas, nao tropicais.

O mesmo se passa com diversos gobideos, por vezes incorretamente vendidos como tropicais, como o Schismatogobius ampluvinculus.

Nao tenho experiencia com aguas exteriores: nao e claro se esta lista e so para exterior.

Editado por Miguel Figueiredo
Publicado:

estou a tentar uns plecos, introduzi 4 no lago, este verão para que se possam ir habituando ao exterior, no entanto durante o inverno faço uma isolação do lago tipo estufa, porque as temperaturas em Novembro, Dezembro e Janeiro são criticas e não vale a pena sujeitar os peixes a esse sofrimento

Publicado:

Plecostomus já tentei, mas ou foi roubado do lago ( atenção que era um pleco nbem grande ) ou morreu , que foi o mais provável.

O lago era exterior, e não era em minha casa nem era meu, mas sei que teve agua sempre, e inclusive reproduziam-se lá guppys (não eram (G a m b u s i a s) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal eram guppy pois foram lá colocados na mesma altura do pleco).

Ou seja, guppys é possivel, plecostomus ainda não tenho a certeza , mas penso que não. Mas vai depender da zona do país. eu estou numa zona fria de inverno em que os bebedouros dos cães congelam, para terem uma ideia.

Publicado:

Um peixe que eu gostava de ter para manter em aquário era PRCA-SOL, mas infelizmente não conheço ninguém que as tenha (eu sei que são proibidas). No entanto se alguém as mantiver em aquário, eu gostava de travar contacto .

Obrigado

Publicado:

Um peixe que eu gostava de ter para manter em aquário era PRCA-SOL, mas infelizmente não conheço ninguém que as tenha (eu sei que são proibidas). No entanto se alguém as mantiver em aquário, eu gostava de travar contacto .

Obrigado

Tugz, conheço uma lagoa (lagoa da erevideira) onde ha uns anos as percas-sol eram praga, agr depois de construir o meu lago, estou com ideias de la ir entretanto, ver se ainda por la andam, se por acaso tiver sorte, posso dispensar-te algumas

Publicado:

Ricardo,

Se fores a uma qualquer barragem ou pequeno rio, o dificil é não encontrares percas do sol.

Hparreiras, nem mais, a Lagoa de Ervideira é um excelente sitio para se observar Percas, lembro-me que, em meados nos anos 90, quando as percas não eram assim tão comuns, eu próprio passei lá muitas horas, a ver o seu comportamento. É fascinante. Os grandes machos têm territórios nas zonas baixas, entre as plantas aquáticas, com uns 3 metros em diametro. Defendem essa área de outros machos e tentam atrair as fêmeas. Claro que se nos aproximarmos eles fogem mas se ficarmos absolutamente quietos dentro de água durante 15 a 20 minutos eles deixam de se importar connosco.

Há um truque para fazer o dono do território aproximar-se rapidamente...é segurarmos um espelho nas mãos. Quando o macho vê outro macho mesmo no meio do SEU território, fica louco de todo e imediatamente ataca :)

Miguel

Publicado:

Miguel, acho que devias ser promovido a enciclopédia piscícola nacional eheheheh

é sempre um prazer ler os teus posts!

Eu queria ter uma para juntar a um Oscar . Pois mas apanhadas da natureza e imediatamente aseguir colocadas em aquário não seria muito seguro :S

Mas eu arranjava uma solução provisória, tenho um aquario que daria para fazer uma quarentena.

Mas agora pergunto, e perto de Torres Vedras, Não conhecem alguma lagoa ? eu não conheço, mas fica a questão.

Editado por Tugz
  • 2 semanas depois...
Publicado:

As Oryzias latipes aguentam perfeitamente o Inverno! Eu sou do distrito de Lisboa e mantenho-as desde 2007 no meu lago durante todo o ano.

Mário

Publicado:

Tenho um laguinho exterior de aproximadamente 200l com várias bogas, 1 gobio gobio, kinguios. Vivem pacificamente e aguentaram bem o inverno passado (apenas não sei a temperatura que atingiu).