Rickardo Publicado Março 4, 2005 Publicado Março 4, 2005 Qual é a quantidade de co2 para um aquario de 280 litros, o velho metodo da garrafa de 1,5l é suficiente? É possivel a garrafa estar em baixo do aquario no movel? funciona na mesma com resultado? Sempre que se troca de garrafa o ph baixa ou só baixa da primeira vez que se introduz co2? Citar
Luís Fortunato Publicado: Março 4, 2005 Publicado: Março 4, 2005 Viva. Qual é a quantidade de co2 para um aquario de 280 litros, o velho metodo da garrafa de 1,5l é suficiente?Isso depende sempre. Se deitas muito açúcar, geralmente, a mistura dura mais tempo. Se deitas fermento a mais dura menos, mas tens uma produção de CO2 maior. Creio que para um aquário dessa litragem, um garrafão de 5 litros deve chegar para umas 2 semanas. É como te digo, depende sempre da mistura açúcar/fermento que faças. É possivel a garrafa estar em baixo do aquario no movel? funciona na mesma com resultado? Teres a garrafa debaixo do aquário supostamente, até ajuda a libertar o CO2 (efeitos de pressão). Mas não é significativo. Estar debaixo, ao mesmo nível, ou acima não influencia muito na libertação de CO2. O que tens de tomar atenção, é que se não usares uma válvula anti-retorno, ao teres a garrafa abaixo do aquário, vais ter retorno da água do aquário para o tubo, e consequentemente para dentro da garrafa/reactor de CO2. E depois, como é óbvio, é mais difícil para o CO2 empurrar a água para fora do tubo e borbulhar no aquário. Isto também acontece se tiveres a garrafa por cima do aquário, mas é mais difícil de acontecer. Sempre que se troca de garrafa o ph baixa ou só baixa da primeira vez que se introduz co2? É assim, só consegues baixar o pH dum aquário, com CO2 apenas, até cerca de 6.4-6.5. Umas das maneiras que tens para ver se tens pouco CO2, ou demasiado, em alguns casos, é medir o pH. Se por ventura tiveres, após adição de CO2, um pH de 6.7 durante uma semana, quando ele aumentar ligeiramente sabes que a concentração de CO2 na água está a diminuir. Logo, a produção de CO2 por parte dos fungos do fermento está a diminuir e convem fazeres uma mistura nova. Também é óbvio que quando fazes uma mistura nova, a produção de CO2 tende a aumentar nas primeiras horas, e apartir do primeiro/segundo dia começa a diminuir. E tal como já expliquei em cima, consoante a mistura de fermento/açúcar que fizeres mais ou menos tempo vai durar a produção de CO2, e também a quantidade que é libertada por unidade de tempo. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida pergunta. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Rickardo Publicado: Março 4, 2005 Autor Publicado: Março 4, 2005 Obrigada pela resposta, fiquei esclarecido quanto as duvidas que tinha, mas surgiram outras Qual a receita mais apropriada para o aquario de 280 litros reais? Pelo que percebi o ph nunca desce dos 6.5 devido ao co2, é isso? Eu não quero fazer um plantado muito elaborado, o aquario é para por os meus discus, mas tambem quero ter plantas e saudaveis de preferencia, que o aqua é muito alto e eu não chego ao fundo :D Citar
Vlad Publicado: Março 4, 2005 Publicado: Março 4, 2005 Boas Se tens a receita de CO2 para 1,5L, multiplica-a por 3 para um volume de 4,5L. Mas acabarás por testar por ti para melhorar os resultados. Eu uso 1,5L para um aquário de 80L com resultados muito bons e uso mais açucar e fermento do que a receita original... É uma questão de afinação pessoal, não é uma ciência exacta. O que eu penso que o ivanpantz quería dizer é que é virtualmente impossível com uma receita desse género produzir tanto CO2 que os niveis de pH desçam abaixo disso. Com esta receita aplicada em 5L, boa luz e nutrientes, não terás de te preocupar, vai correr tudo bem. Conselho meu: arranja um labirinto da JBL ou idêntico, são impecáveis. Força e boa sorte. Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Luís Fortunato Publicado: Março 4, 2005 Publicado: Março 4, 2005 Viva novamente. O que eu penso que o ivanpantz quería dizer é que é virtualmente impossível com uma receita desse género produzir tanto CO2 que os niveis de pH desçam abaixo disso. É mais ou menos isso... Por um lado, é impossível baixar o pH mais do que 6.35 em água destilada (quanto mais mineralizada for, mais alto será o valor mínimo de pH que conseguimos atingir). Por outro, o valor desse limite mínimo não tem a ver com a quantidade de CO2 formada. Até podíamos ter uma botija de CO2 puro a borbulhar contínuamente durante anos dentro dum copo com apenas 30 mililitros de água, que o pH não descia mais do que 6.35. Este fenómeno de não se conseguir baixar o pH mais do que 6.4-6.5 num aquário, apenas com CO2, deve-se ao facto de o pKa1 do ácido carbónico ser 6.35 (para água destilada e desionizada). Ou seja, a pH=6.35 significa, que metade das moléculas de CO2 estão sobre a forma de H2CO3 (Ácido Carbónico) e a outra "metade" sobre a forma de HCO3- (ião Bicarbonato). O resto da "metade" do bicarbonato está sobre a forma de CO3(2-) (Carbonato), mas é tão mínima face ao Bicarbonato que podemos desprezá-la (a este pH, é claro). Então quando se atinge este pH, com injecção de CO2 apenas, numa água todas as moléculas a mais de CO2 que reajam e que formem H2CO3, não vão conseguir libertar o H+, logo voltam atrás e o H2CO3 dissocia-se novamente, para libertar CO2 gasoso. Tentando explicar por passos: 1) Ainda com um pH=7.0, por exemplo: CO2 + H2O -> H2CO3 H2CO3 -> HCO3- + H+ 2) Já com um pH=6.35: CO2 + H2O -> H2CO3 H2CO3 -> HCO3- + H+ (Já não acontece, pois a água está saturada de bicarbonato) H2CO3 -> H2O + CO2 (que fica na forma gasosa e liberta-se para a atmosfera) Se algum dia se sentirem sem nada para fazer, peguem num copo de água da torneira até, mergulhem lá o tubo do CO2 e passado uma hora meçam o pH. Surpresa das surpresas será perto de 6.5. Podem até deixar um mês inteiro, o pH será sempre na ordem dos 6.4-6.5 (depende da concentração dos sais dissolvidos da água). Após uma aula de seca... espero que não tenham adormecido. Fiquem bem, e bom estudo Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Vlad Publicado: Março 5, 2005 Publicado: Março 5, 2005 Obrigado pela aula! És o maior! Vlad! Citar Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.
Rickardo Publicado: Março 6, 2005 Autor Publicado: Março 6, 2005 Ok! agora fiquei mesmo esclarecido co2 e reacções quimicas é contigo. Muito obrigado pela ajuda Citar
Recommended Posts