Duvidas co2


Recommended Posts

Qual é a quantidade de co2 para um aquario de 280 litros, o velho metodo da garrafa de 1,5l é suficiente?

É possivel a garrafa estar em baixo do aquario no movel? funciona na mesma com resultado?

Sempre que se troca de garrafa o ph baixa ou só baixa da primeira vez que se introduz co2?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Qual é a quantidade de co2 para um aquario de 280 litros, o velho metodo da garrafa de 1,5l é suficiente?
Isso depende sempre. Se deitas muito açúcar, geralmente, a mistura dura mais tempo. Se deitas fermento a mais dura menos, mas tens uma produção de CO2 maior. Creio que para um aquário dessa litragem, um garrafão de 5 litros deve chegar para umas 2 semanas. É como te digo, depende sempre da mistura açúcar/fermento que faças.

 

É possivel a garrafa estar em baixo do aquario no movel? funciona na mesma com resultado?

Teres a garrafa debaixo do aquário supostamente, até ajuda a libertar o CO2 (efeitos de pressão). Mas não é significativo. Estar debaixo, ao mesmo nível, ou acima não influencia muito na libertação de CO2. O que tens de tomar atenção, é que se não usares uma válvula anti-retorno, ao teres a garrafa abaixo do aquário, vais ter retorno da água do aquário para o tubo, e consequentemente para dentro da garrafa/reactor de CO2.

E depois, como é óbvio, é mais difícil para o CO2 empurrar a água para fora do tubo e borbulhar no aquário.

Isto também acontece se tiveres a garrafa por cima do aquário, mas é mais difícil de acontecer.

 

 

Sempre que se troca de garrafa o ph baixa ou só baixa da primeira vez que se introduz co2?

É assim, só consegues baixar o pH dum aquário, com CO2 apenas, até cerca de 6.4-6.5. Umas das maneiras que tens para ver se tens pouco CO2, ou demasiado, em alguns casos, é medir o pH. Se por ventura tiveres, após adição de CO2, um pH de 6.7 durante uma semana, quando ele aumentar ligeiramente sabes que a concentração de CO2 na água está a diminuir. Logo, a produção de CO2 por parte dos fungos do fermento está a diminuir e convem fazeres uma mistura nova.

Também é óbvio que quando fazes uma mistura nova, a produção de CO2 tende a aumentar nas primeiras horas, e apartir do primeiro/segundo dia começa a diminuir. E tal como já expliquei em cima, consoante a mistura de fermento/açúcar que fizeres mais ou menos tempo vai durar a produção de CO2, e também a quantidade que é libertada por unidade de tempo.

 

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida pergunta.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela resposta, fiquei esclarecido quanto as duvidas que tinha, mas surgiram outras :roll::roll::roll:

Qual a receita mais apropriada para o aquario de 280 litros reais?

Pelo que percebi o ph nunca desce dos 6.5 devido ao co2, é isso?

Eu não quero fazer um plantado muito elaborado, o aquario é para por os meus discus, mas tambem quero ter plantas e saudaveis de preferencia, que o aqua é muito alto e eu não chego ao fundo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se tens a receita de CO2 para 1,5L, multiplica-a por 3 para um volume de 4,5L. Mas acabarás por testar por ti para melhorar os resultados. Eu uso 1,5L para um aquário de 80L com resultados muito bons e uso mais açucar e fermento do que a receita original... É uma questão de afinação pessoal, não é uma ciência exacta. :roll:

 

O que eu penso que o ivanpantz quería dizer é que é virtualmente impossível com uma receita desse género produzir tanto CO2 que os niveis de pH desçam abaixo disso.

 

Com esta receita aplicada em 5L, boa luz e nutrientes, não terás de te preocupar, vai correr tudo bem. :roll:

 

Conselho meu: arranja um labirinto da JBL ou idêntico, são impecáveis.

 

Força e boa sorte.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva novamente.

 

O que eu penso que o ivanpantz quería dizer é que é virtualmente impossível com uma receita desse género produzir tanto CO2 que os niveis de pH desçam abaixo disso.

É mais ou menos isso... Por um lado, é impossível baixar o pH mais do que 6.35 em água destilada (quanto mais mineralizada for, mais alto será o valor mínimo de pH que conseguimos atingir). Por outro, o valor desse limite mínimo não tem a ver com a quantidade de CO2 formada. Até podíamos ter uma botija de CO2 puro a borbulhar contínuamente durante anos dentro dum copo com apenas 30 mililitros de água, que o pH não descia mais do que 6.35. Este fenómeno de não se conseguir baixar o pH mais do que 6.4-6.5 num aquário, apenas com CO2, deve-se ao facto de o pKa1 do ácido carbónico ser 6.35 (para água destilada e desionizada).

Ou seja, a pH=6.35 significa, que metade das moléculas de CO2 estão sobre a forma de H2CO3 (Ácido Carbónico) e a outra "metade" sobre a forma de HCO3- (ião Bicarbonato). O resto da "metade" do bicarbonato está sobre a forma de CO3(2-) (Carbonato), mas é tão mínima face ao Bicarbonato que podemos desprezá-la (a este pH, é claro).

Então quando se atinge este pH, com injecção de CO2 apenas, numa água todas as moléculas a mais de CO2 que reajam e que formem H2CO3, não vão conseguir libertar o H+, logo voltam atrás e o H2CO3 dissocia-se novamente, para libertar CO2 gasoso.

 

Tentando explicar por passos:

 

1) Ainda com um pH=7.0, por exemplo:

 

CO2 + H2O -> H2CO3

H2CO3 -> HCO3- + H+

 

2) Já com um pH=6.35:

 

CO2 + H2O -> H2CO3

H2CO3 -> HCO3- + H+ (Já não acontece, pois a água está saturada de bicarbonato)

H2CO3 -> H2O + CO2 (que fica na forma gasosa e liberta-se para a atmosfera)

 

Se algum dia se sentirem sem nada para fazer, peguem num copo de água da torneira até, mergulhem lá o tubo do CO2 e passado uma hora meçam o pH. Surpresa das surpresas será perto de 6.5. Podem até deixar um mês inteiro, o pH será sempre na ordem dos 6.4-6.5 (depende da concentração dos sais dissolvidos da água).

 

Após uma aula de seca... espero que não tenham adormecido.

Fiquem bem, e bom estudo :wink:

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.