ciclidios de tanganika ou malawi


bassman

Recommended Posts

Olá

:D Antes de mais sei que este é um assunto polémico ou melhor uma questão polémica ou melhor ainda uma questão de gosto e os gostos não se discutem, mas....

Eu tenho uma aqua com 90 litro para montar com cíclideos africanos :o e após um comunitário umas piranhas um oscar e um amazónico com cíclideos sul-americanos estou decidido em experimentar os cíclideos africanos para juntar á colecção. (e ainda falta o lado negro da força o salgado :D )

Para começar tenho uma certeza. é que ambos os grandes lagos têm espécimes que me fascinam, por isso a minha pergunta ingrata é.

Quais as grandes diferenças entre os peixes dos 2 principais grandes lagos nomeadamente comportamento, tamanho, agressividade,estetica tipo de agua embora aqui penso que serão semelhantes.

Por fim gostava que me desse alguns grupos de peixes possíveis para meter no meu aquário de modo a que possa fazer uma pesquisa sobre eles para os conhecer melhor, peço isto pois os cíclideos são tantos que pelas buscas que já fiz generalizadas se torna um pouco confuso e algo desmotivante para quem não conhece tentar fazer um projecto de fauna para um aquario de cíclideos . Com a vossa ajuda ou partilhas dos vossos set up´s seria mais fácil iniciar-me neste mundo africano

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Devido à capacidade do teu aquário acho mais fácil para ti montares um com espécies do tanganyika. Uma espécie de shell-dwellers pequenos, com uma espécie de julidochromis e depois uns cyprichromis ou uns altolamprologus para mim seria o ideal, tens ainda os "vulgares" leleupi e os brichardi, igualmente bonitos mas a minha preferência vai para os cyprichromis.

90L para malawi's é insuficiente. Terias muita dificuldade em escolher espécies compativéis com essa litragem :D

 

 

 

Quais as grandes diferenças entre os peixes dos 2 principais grandes lagos nomeadamente comportamento, tamanho, agressividade,estetica tipo de agua embora aqui penso que serão semelhantes.

 

Sobre isto....bem...estavamos aqui a falar a noite inteira, tenta colocar dúvidas mais especificas. Vai pesquisando aqui pelo forum e pelo google que já encontras muitas respostas para as tuas dúvidas.

 

Abraço,

logo.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Ricardo.

 

90L para malawi é muito pouco. Só se fosses para anões e mesmo assim com a quantidade de pedra que tinhas que colocar perdias imensa litragem.

 

Já para shelldwellers e espécies menores do tanganika 90L é optimo.

 

Diferenças... ui há imensas.

 

Se fores para tanganika podes ter plantas, troncos, um aquário "bonitinho".

O problema em tanganika são as misturas que se podem ou não fazer.

Julidochromis de espécies diferentes resultam muito mal, dois machos julie resultam normalmente na morte de um deles.

Um casal de julies depois de formado e estabelecido o seu território, se lá fores e alterares tudo, o casal desfaz-se e há o risco do elemento mais forte do casal, matar o mais fraco.

TPA's com grande amplitude térmica podem ser fatais.

De resto os tanganikas que se vêm aí pelas lojas ficam peixes relativamente pequenos (excepto os frontosas) e mais ou menos fáceis de cuidar.

Têm é um feitio terrivel e devem ser estudados com cuidado antes de decidir 8)

 

Malawi... bom malawi é sempre uma incognita. Apesar de teres o aquário pequeno demais para eles aqui fica uma vista geral (quem sabe decides comprar um aqua de 200L para experimentares)

O problema (praga) principal em malawi são os hibridos. São peixes que se lhes deres hipotese hibridam com muita facilidade.

Pior, sexar malawi é muito complicado e a taxa de erro é brutal :?

Em malawi tens vários grupos.

O mais "corriqueiro" são os mbunas.

Nos mbunas o feitio é mauzito, são peixes que preferem harems e são escavadores natos...mbuna feliz é um mbuna com areia para brincar :wink:

Plantas, são boas para comer ou para desenterrar.

Precisam de muita pedra e deve haver o cuidado de evitar arestas vivas na pedra, pois além de adorarem roçar-se nas pedras, fazem-lhes sempre grandes tangentes nas loucas perseguições que decidem fazer.

Um aquário de mbunas é tudo menos um aquário calmo.

Na hora de comer o reboliço é geral e se tiveres o aquário aberto não te admires de levar uns banhos, gentilmente oferecidos pelos peixes maiores :)

 

Enfim... como diz o Ricardo, perdiam-se muitas e muitas horas a falar destes magnificos peixes... nada como veres os setups do pessoal.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

:roll: obrigado pelos vossas respostas

De facto ja serviram para saber k para malawi o aqua é pequeno e com os nomes que me deram ja tenho base para pesquisar em peixes e biotopo tanganica .

no entanto quanto mais opiniões melhor sao sempre bem vidas.

ja agora que tipo de esconderijos utilizam ? existe algum tipo de fundo especifico??

eu tenho areao preto de 3/4 milimetros poderá servir??

 

fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Visto os ciclideos do Tanganyika, necessitarem de água muito dura e alcalina- PH= 8,4 a 9,2 !!! Seria benéfico usares um substrato que aumente o Ph e dureza, como por exemplo areão de coral moido misturado com areia da praia (muito bem lavada), e para decoração muito

calhau cálcário(na serra da árrabida há muito, mas atenção á guarda florestal, não se pode apanhar pedras mas a Secil pode destruir a serra para fazer cimento :wink: ).

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais