Armando Fernandes Publicado: Dezembro 4, 2012 Autor Publicado: Dezembro 4, 2012 Ora boas, Após algum tempo sem dar noticias do projecto, já terminei mais algumas coisas na parede onde vai levar o aquário... o tempo não tem sido muito devido a muito trabalho (felizmente). O aquário e o móvel já se encontram cá em casa, a sump teve de voltar para trás visto que trazia as medidas erradas. Ficam aqui as fotos do móvel já colocado no local correcto: 1 Abraço, Armando Citar
Armando Fernandes Publicado: Dezembro 9, 2012 Autor Publicado: Dezembro 9, 2012 Boas, Updates: - Coloquei a iluminação por dentro do móvel e testei a iluminação ambiente: 1 Abraço, Armando Citar
Armando Fernandes Publicado: Janeiro 15, 2013 Autor Publicado: Janeiro 15, 2013 Boa noite, Após alguns dias sem dar novidades, vou fazer um pequeno update ao meu projecto: - O nome foi mudado para Natural Island Reef, não posso mexer no topico principal para actualizar o Setup e como tal tenho de o fazer aqui. - Debaixo do móvel apenas vai ter um aquário, os restantes irão ficar no WC, visto que refiz as tubagens de esgoto, agua de osmose e agua natural, que vão ficar dentro do movel de WC, são 50L para TPA e 50L para osmose. - Desisti de comprar o GHL Controller, e resolvi optar pelo Arduino, controlar o sistema todo a baixo custo, nomeadamente tomadas através de relays, calha de led's diy que irei fazer, sensores de temperatura, ph, por ai fora... depois coloco algumas fotos do projecto. - Irei também optar pelo metodo de balling, com os respectivos 3 reservatórios que irão ficar no móvel principal, com um sistema de doseamento DIY também controlado pelo Arduino. - Também alterei a bomba de Retorno para uma RS5000 da ReefSet que vai alimentar o aquário e mais 2 a 3 reactores por derivação, estes mesmos reactores vão ajudar a fazer o trabalho do escumador que penso que seja insuficiente para a litragem deste aquário, estamos a falar de 1 Deltec SC 2060. Os reactores vão trabalhar com Siporax e Biopellets. - A rocha possivelmente também vai ser alterada, vou optar por colocar apenas rocha morta e apenas areia viva. Em anexo segue umas fotos do aquário já em cima do móvel: 1 Abraço, Armando Citar
rakiki_gti Publicado: Janeiro 16, 2013 Publicado: Janeiro 16, 2013 muito porreiro o projecto. estas com a mesma ideia que eu fazer tudo apartir do arduino.. lol se quiseres partilhar informaçao podemos nos ajudar. Citar
Armando Fernandes Publicado: Janeiro 16, 2013 Autor Publicado: Janeiro 16, 2013 Boas Rakiki, Existem vários projectos de Arduino na net: Ferduino do Fernando Garcia Jarduino tambem é um projecto a ver Eu estou a fazer o meu código, ou seja, analiso os projectos e adapto as situações para o que pretendo, ou seja, não entrando na vertente de ter tudo e não utilizar metade. Citar
rakiki_gti Publicado: Janeiro 16, 2013 Publicado: Janeiro 16, 2013 (editado) okapa sim tambem sou apologistas disso. ja tens onde ir buscar o material bombas a usar.. eu no meu estou a pensar usar so ph , salinidade , temperatura , balling e dimmer para a lampadas.. e mais tarde adptar para a informaçao por mail quando algo ocorrer tipo a agua acabar no deposito e coisas assim. Editado Janeiro 16, 2013 por rakiki_gti Citar
Armando Fernandes Publicado: Janeiro 16, 2013 Autor Publicado: Janeiro 16, 2013 Boas, Assim fazendo as coisas por alto: - Arduino Mega 2060 Rev 3 Original - Mega Screew Shield by Baltasar - Touch Shield by Elecfreaks - TFT Touch 5" by Electreaks Depois tenho encomendado: - Ethernet Shield - 3 Relays de 4 canais - 1 Relays de 2 canais - 2 Placas PCB para soldar os componentes Até aqui gastei assim por alto 130€ e já se consegue fazer muita coisa, ou seja, o investimento é bom e não precisamos de ir comprar controladores caros.. já cheguei a essa conclusão. Para encomendar: - Altas Stamp pH e ORP - Respectivas sondas - Bombas peristalicas para dosagem Para já é isto. Citar
rakiki_gti Publicado: Janeiro 16, 2013 Publicado: Janeiro 16, 2013 esta fixe. para começar ja ´e porreiro. Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Janeiro 17, 2013 Publicado: Janeiro 17, 2013 Bom andamento. Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Rui Filipe Silva Publicado: Janeiro 18, 2013 Publicado: Janeiro 18, 2013 Muito bom este projecto, força nisso.. Vou seguir. Parabéns.. Boa sorte, Citar
Armando Fernandes Publicado: Janeiro 22, 2013 Autor Publicado: Janeiro 22, 2013 Viva Rui, Obrigado pelo teu comentário, espero que o seguimento do projecto te dê ideias. Enquanto os componentes do arduino não chegam, hoje foi dia da chegada das tubagens e acessórios e comecei a fazer qualquer coisa, a paciência depois de um dia de trabalho já não é muita mas ainda deu para fazer qualquer coisa: Acessórios: Colocação dos passa-muros: Construção do durso de 40mm com T + Tampa (falta furar para colocar um regulador de entrada de ar para fazer subir ou baixar o nível de água da coluna seca): Durso já com a curva de 90º para não fazer barulho na queda de água do aquário: Amanhã há mais =) 1 Abraço, Armando Citar
Armando Fernandes Publicado: Janeiro 23, 2013 Autor Publicado: Janeiro 23, 2013 Ora boas mais uma vez, Isto de andar a comprar as coisas a pressa dá nisto, mas pronto... esqueci-me de comprar as curvas para os tubos de 32 ~x( e os restantes T's, e mais umas ponteiras para as mangueiras... bahhhhh... Adiante, mesmo assim cheguei a casa... a Maria foi fazer o jantar e eu deitei mãos a obra... e aqui fica o resultado: Aqui começa a construção do tubo de retorno: Testar no passamuros: Mais um teste em cima da mesa: E resultado final: Aproveitei e comprei na ASC o acessório para prender as tubagens para tubo de 40mm, 32mm e 20mm, assim deixa de existir movimentos nos tubos, nem oscilações com a circulação da água no interior dos mesmos. Vamos ao tubo de descarga, Aqui temos a construção do mesmo com 2 uniões de 45º para conseguir dar a volta e para encaixar tudo no sitio, visto que o furos da coluna seca estão muito juntos uns aos outros, e por sua vês os passamuros.. idem: Teste: E o resultado final: É tudo... por agora. 1 Abraço, Armando Citar
Hugo Costa Coelho Publicado: Janeiro 23, 2013 Publicado: Janeiro 23, 2013 Armando cola os tubos de retorno os de descarga ok so com teflon Citar
Armando Fernandes Publicado: Janeiro 23, 2013 Autor Publicado: Janeiro 23, 2013 Oi Hugo, Sim, vão ser colados, isto foi para testar as posições dos mesmos. Irei tratar disso durante esta semana 1 Abraço, Armando Citar
Mega Publicado: Janeiro 24, 2013 Publicado: Janeiro 24, 2013 Parabéns pelo projeto. Está a ficar com optimo aspecto. Cumps Citar
Ricardo.Fonseca Publicado: Janeiro 24, 2013 Publicado: Janeiro 24, 2013 Tava a ver-te cheio de fé no teflon... Andamento com isso! Citar ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Armando Fernandes Publicado: Janeiro 24, 2013 Autor Publicado: Janeiro 24, 2013 Parabéns pelo projeto. Está a ficar com optimo aspecto. Cumps Thanks Mega Tava a ver-te cheio de fé no teflon... Andamento com isso! Ricardo, é preciso muita calma... deve existir mais novidades esta semana Citar
Jorge Gonçalves Publicado: Janeiro 24, 2013 Publicado: Janeiro 24, 2013 Olá Armando, Excelente, assim mesmo é que é... com muita calma. A este ritmo, lá para o início do Verão, estás a enchê-lo! Alterei o nome do tópico como querias, confirma se está correto. A alteração do nome dos tópicos só está disponível para edição durante 90 dias, depois só alguém da moderação pode fazê-lo. Citar Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
Armando Fernandes Publicado: Janeiro 24, 2013 Autor Publicado: Janeiro 24, 2013 Viva Jorge, Eheheeh, a ver vamos quando será a colocação de água, mas se tudo corre bem estou a prever começar a encher no final de Fevereiro. A ver vamos.. =) Obrigado pela mudança do nome do Projecto =) Está conforme, depois tenho é de rever a questão do setup. E o teu? Novidades? 1 Abraço, Armando Citar
Armando Fernandes Publicado: Fevereiro 4, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2013 Ora boas, Como tempo disponivel tem sido curto, e o material do arduino não chega... comecei a trabalhar mais um bocadinho na parte técnica do aquário e aqui fica o resultado: Tubagem de queda pronta, falta colocar a sump ( a chegar durante a semana ) Primeira parte do sistema eléctrico efectuada Explicando um pouco... as tomadas são todas controladas pelo arduino, a primeira caixa é Neutros e Terra que vai alimentar os 4 circuitos (faltam 2 por montar e um será da UPS para circulação e retorno), a segunda caixa é as fases das alimentações dos reles do arduino... vai levar uma caixa ao lado para colocação dos reles, ainda não coloquei porque não sei o tamanho dos equipamentos. É tudo, por agora 1 Abraço, Armando Citar
afonso321 Publicado: Fevereiro 5, 2013 Publicado: Fevereiro 5, 2013 Olá Armando boa noite está a ficar óptimo parabéns, tenho de ir aí a casa ver essa montagem, antes que esteja terminada. abraço Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Armando Fernandes Publicado: Fevereiro 5, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2013 Ora viva Sr. Afonso, É sempre bem vindo mais a respectiva esposa Espero na Pet Festival trocarmos 2 dedos de conversa. 1 grande abraço, Armando Citar
afonso321 Publicado: Fevereiro 5, 2013 Publicado: Fevereiro 5, 2013 Olá bom dia obrigado Armando sim estou a pensar ir á Pet Festival no sábado abraço Citar http://www.reefstats.net/?lg=1&id=2
Armando Fernandes Publicado: Fevereiro 5, 2013 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2013 Bom dia Sr. Afonso, Então lá nos encontramos Presente o dia todo de Sábado e Domingo. 1 Abraço, Armando Citar
Recommended Posts