Teste aos Fertilizantes DiY


AiresJusto

Recommended Posts

Resolvi testar os meus fertlizantes DiY nomeadamente os de Nitratos, Fosfatos e Micros.

 

Enchi dois garafões de 5L de água da torneira e meti uma quantidade de Fertlizante. Num dos garrafões meti so micros e no outro meti primeiro os Nitratos, testei e depois meti fosfatos e testei.

 

Sei que a água da minha rede é uma água muito mole.

Segundo as águas de portugal eis os valores mais importantes:

 

pH: 7.15

NH4: <0.05mg/L

NO3: 1.6mg

NO2: < 0.01 mg

O2: < 1.0mg

Ca: < 0.3mg

Pb: < 3 ug

Cu: < 0.002 mg

Fe: < 30 ug

Mg: < 0.1 mg

Cl: 3.5 mg

Na: 15.7 mg

SO4: < 0,3 mg

 

 

Resultado:

 

No garrafão dos Macros os Nitratos e os Fosfatos estavam no valor esperado. Posso salientar que foram comprados na Vitrilab.

Os testes utilzados foram:

 

NO3 - Aquili

PO4 - Dupla

Fe - AquaPex

 

Já os Micros, que era onde eu queria testar o Ferro o resultado deu negativo para Ferro. Aqui tenho varias dúvidas.

A mistura de Micros segundo a loja onde comprei tem as seguintes caracteristicas:

 

Analysis: Supplied by Solufed Tec

Fe 8.2%

Mn 1.82%

Zn 1.16%

B 1.05%

Cu 0.23%

Mo 0.15%

 

Pelas minhas contas, que podem estar erradas, e eu misturei 10 grs de Micros em 180 ml de água destilada, um ml da solução adiciona de Fe 0.065ppm em 70L ou 0.3ppm em 15L. Eu adicionei +/- 0.5ml na primeira vez e testei. Deu negativo. Entretanto fui testando as macros, pelo que passou algum tempo. Depois introduzi 1.5 ml de Micros outra vez. andei as voltas com o garrafão para misturara bem e voltei a testar. Negativo outra vez!

 

O que esta aqui errado em relação ao fertilizante de micros? Serão as minhas contas que estão erradas? Será algo na água, como por exemplo, o pH, o Fe oxida e percipita?

Tenho por aqui informação que colectei da internet e num texto esta isto:

"Fe-EDTA - This iron chelate is stable at pH below 6.0. Above pH of 6.5, nearly 50% of the iron is unavailable. Therefore this chelate is ineffective in alkaline soils. This chelate also has high affinity to calcium, so it is advised not to use it in calcium-rich soils or water."

Será esta a resposta?

 

Fica aqui a deixa esperando que alguem me saiba responder.

 

Cumprimentos

Aires Justo

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Eu uso esses mesmos micros.

 

Uso 10 gramas diluídos em 250 ml de água destilada, doseio diariamente 2 ml (áqua de 80 litros), o teste de Fe da Sera, acusa ferro com fartura.

 

Desde que uso esses micros o frasco que usava de Fe, está "encostado".

 

Tenta fazer o teste de Fe com outro teste, esse pode estar marado.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Eu uso esses mesmos micros.

 

Uso 10 gramas diluídos em 250 ml de água destilada, doseio diariamente 2 ml (áqua de 80 litros), o teste de Fe da Sera, acusa ferro com fartura.

 

Desde que uso esses micros o frasco que usava de Fe, está "encostado".

 

Tenta fazer o teste de Fe com outro teste, esse pode estar marado.

 

Abraço,

 

Pois eu tambem acho que tem uma grande percentagem de Ferro.

Tambem não confio muito neste teste que aqui tenho, embora saiba que este Ferro , Fe EDTA é estavel em pH abaixo de 6,5. Mas a 7,14 devia de dar alguma coisa...

A. Ferreira está desvendado o mistério, acabei de ver agora. Não é que o teste de Fe da Aquapex, que comprei aí há 2 meses tem como validade 12/2011!!! Já fui enganado lol.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...embora saiba que este Ferro , Fe EDTA é estavel em pH abaixo de 6,5. Mas a 7,14 devia de dar alguma coisa...

Viva,

 

Eu acho que isso se refere ao pH da solução, não se refere ao pH do aquário, por isso é que recomendam a diluição em água destilada.

 

No meu áqua tenho pH a rondar também o 7.

 

Os testes mesmo depois de passarem a validade costumam funcionar ainda durante algum tempo, mas talvez esse não seja desses.

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teste não pode estar bom porque meti 1ml de micros em 0,5L de água destilada e aquilo não me deu nada.

 

Eu acho que isso se refere ao pH da solução, não se refere ao pH do aquário, por isso é que recomendam a diluição em água destilada.

 

No meu áqua tenho pH a rondar também o 7.

 

Experimenta a ver isto:

http://www.smart-fertilizer.com/articles/iron

 

http://www.growercentral.com/uploads/pdfs/pH%20stability%20in%20iron.pdf

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

eu não confio muito em nenhum teste comercial a não ser que vás para os Lamotte que são muito mais caros... O do ferro então não confio nada. Tens que ter em conta a forma do ferro, o quelatador (não sei se é assim que se diz), etc.... Talvez o Luís que percebe mais disto se chegue à frente e possa esclarecer o modo como o teste funciona e quais as variáveis que podem influenciar a sua leitura...

 

O que eu sei é que fazer análises de água de forma rigorosa custa muito dinheiro e que não é com estes testes rápidos. Exige titulações, comparações com soluções standard, etc.... De uma forma geral desconfio muito dos testes usados na aquariofilia.

 

Mas isto sou eu, claro! Há quem se guie fielmente por eles. Eu, tirando o teste do gH (fora de prazo) e pH (usado no drop-checker) não tenho mais nada e nem desconfio do que tenho na água....

 

Abraço

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gmmartins...

 

Pois os testes de aquariofilia para mim é so para se ter ideia dos valores num aquario. Em relaçao ao teste que fiz de NO3 e PO4 bateu tudo certo. O Ferro é que falhou. Sabe-se que o Fe EDTA é instavel em determinadas condiçoes descritas em cima e alem disso o teste que aqui tenho alem de barato, com todas as características certamente associadas, passou 5 meses de validade. O mais engraçado e que tive um teste de amonia passado da validade dizia-me que tinha a amonia da torneira, da agua de nascente com 2 mg, ate que resolvi testar com agua de compra e era igual. A marca tabem era Aquapex. Agora tenho o da API, mais caro e para mim melhor.

Eu gosto de ter testes, mesmo sabendo que nao testam ao pormenor, mas prefiro assim do que andar as cegas e a especular.

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Eu também não ligo muito aos testes, mas sou como o Aires Justo, acho que convém tê-los para termos uma ideia, mesmo que seja pouco rigorosa, dos valores de nutrientes da nossa água.

 

#Aires# estive a ler por aqui: http://www.theplantedtank.co.uk/traces.htm

 

E segundo parece: The answer is to use a better quality trace that uses iron DTPA or iron HEEDTA chelate

 

Logo, esses micros têm o Fe na forma correcta para ser assimilado pelas plantas.

 

Pelo menos é o que me parece depreender das leituras que faço, e como no meu caso vejo francos resultados...

 

biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

#Aires# estive a ler por aqui: http://www.theplante...o.uk/traces.htm

 

E segundo parece: The answer is to use a better quality trace that uses iron DTPA or iron HEEDTA chelate

 

Pois porque parece que Fe DTPA e Fe HEEDTA são mais estaveis. Ve o grafico aqui neste site em relação ao DTPA e compara com EDTA.

 

 

Logo, esses micros têm o Fe na forma correcta para ser assimilado pelas plantas.

 

 

Se calhar não de forma directa. Segundo o livro "Ecology of the Planted Aquarium,de Diana L. Walstad" ele vai sendo libertado:

"Q. I d'ont understand. Many plant-growers use chelated iron as a fertilizer. If iron binds so tightly to EDTA, how can chelated iron provide iron to plants?

A. Iron is slowly released (as Fe2+) fron FeEDTA in the presence of light (see page 167). (...)"

 

Um abraço...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva

 

Comprei o teste de Ferro da JBL e deu positivo com os valores esperados. O teste da Aquapex estava mesmo marado...

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais