Ecco Shrimp 20l - Conversa da treta :)

Toutinho

Recommended Posts

• Replies 2.8k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

48 a 72horas LOOOOOOOOOOOOOOL

A maioria das pessoas diria "Daqui por umas semanas" :)

Partilhar nas redes sociais

ai 913...

e eu que me estou a chorar ao mecanico que ja me desceu o prejuiso para 700€...e consegui 700€ do seguro por isso imagina...

ate baba e ranho, acho que o homem desceu so pelo o nojo...xD...

a minha mulher nem me respondia se eu lhe perguntase por um aquario desse valor...

tas a tentar arranjar os 913 euros para mim? :P

Sou o teu agente local em vendas :)

A minha deixava me comprar na boa. Depois é que dizia... Olha, vi um anel de diamantes girissimo por 1100 euros... Se tens 913.para o aquário também tens para comprar o anel a tua mulherzinha... O.o

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

a minha...

ela fez pior espetaculo que eu por causa do carro...

virava-me as costas e continuava a falar do assunto anterior....

e se volta-se ao assunto sofriria menos se aparece-se com uma mota em casa...0.o...

bem voltar à procura xD

Tony, uma pessoa aqui no meu estaminé falou-me ter pago 400€ por umas lentes que eu vendo por 40€.

De quem é a culpa? De quem vendeu, ou de quem comprou que nem perguntou +?

913€ era cá um aquário... completo :)

48 a 72horas LOOOOOOOOOOOOOOL

A maioria das pessoas diria "Daqui por umas semanas"

A Hz já cresceu 6cm desde domingo... no fim de semana vai estar igual a quando cortei para ti...

_________

Gostava de abrir aqui mais uma discussão saudável sobre Kelvins (temp. cor) mais adequado para plantas e as suas combinações ;)

Por exemplo, em 8 Lampadas, quantas azuis, vermelhos, verdes ou roxos haverão? Considerando que já temos um espectro completo de 5500k a 6500k (Branco).

Okay? GO! :D

biologicamente falando, dependendo das plantas depende o espectro de luz que absorvem...umas são verdes, outras outro verde, outras vermelhas, isso está tudo relacionado com o espectro de luz que absorvem

é melhor colocar aqui os gráficos de absorção das plantas (A e B) e depois estudar o caso... no fundo o que precisas é de uma luz que tenha os picos máximos nesses dois pontos do gráfico.... o que acontece é que, as vezes, as pessoas não gostam dessa luz branca e metem outra para combinar melhor com o gosto... uns metem mais azul, outros mais roxa... o que interessa é que o espectro delas bata bem com o espectro da planta...

_________

é melhor colocar aqui os gráficos de absorção das plantas (A e B) e depois estudar o caso... no fundo o que precisas é de uma luz que tenha os picos máximos nesses dois pontos do gráfico.... o que acontece é que, as vezes, as pessoas não gostam dessa luz branca e metem outra para combinar melhor com o gosto... uns metem mais azul, outros mais roxa... o que interessa é que o espectro delas bata bem com o espectro da planta...

e eu na digo mais nada :D...

é isso mesmo... pronto... agora já sabes que tens que ter lâmpadas que emitam em 440+/- ou em 660nm +/-... como raramente fazem bem as duas, compras lâmpadas que fazem uma e lâmpadas que fazem outra :)

Pronto, discussão terminada...

Ah... as lâmpadas de 10000K fazem as duas só que muito mais uma que outra... não vais ver grande diferença... não estamos a falar de laboratórios de investigação de crescimento onde interessa sacar 99,9998% de toda a capacidade de luz... já viste aquelas estufas laboratoriais que até brilham em roxo/lilás? Essas sim estão afinadas para isso mas o aspeto final é um bocado... pronto... é para investigação, não para beleza. Nos nossos aquários é uma questão de compromisso.

_________

Boas,

voltei !!!!!

Finalmente tenho tempo para escrever no forum biggrin.png' alt=':biggn:'>

omg depois de ver as ultimas conbersas é que percebi que ando a tratar mui mal as minhas plantas....sem CO2, sem fertilizações e com iluminação dos chinocas. Mas é engraçado que elas crescem na mesma (até o raio da parvula).

Mas também por outro lado nos meus aquas não posso meter nada disso com o risco de virar o pandeco aos camarões.

Cumps,

Bruno Pires

Bruno Pires

Oh Toutas.... obrigadinha pah... abri o envelope e a Alternanthera mordeu-me logo no dedo.... dei-lhe duas estaladas e agora vai tomar um banho de lixivia para ver se percebe quem é que manda em casa....

... quando a mulher não está.

Abraços

Tony

_________

Como já falei antes, na minha análise de já ter feito várias experiencias, não é só a luz que manda.

Substrato e altura da coluna de água também conta.

A minha planta que quase morreu no aquário de 50cm de altura, no de 35cm parece uma floresta. É a planta dominante no aqua. As condições de fertilização são muito piores, pois é de invertebrados. O que mudou? Qualidade de substrato e altura da coluna de água.

Muitas vezes já tenho reparado que as plantas não crescem "mais" com fertilização e CO2. Tenho um amigo a quem dou podas de plantas. Dado que o aquário dele é muito "low-tech" só lhe dou plantas de baixa manutenção. As plantas no aquário dele crescem bem, apesar de tudo, mas as minhas têm as folhas + largas, caules + grossos e têm + cor. Não quer dizer que tenham taxas de crescimento superiores.

A 1ª planta que tive no meu aquário foi um rapaz que me deu, estava no aquário dele há uns 3/4anos. No meu aquário ele ficou impressionado com o tamanho das folhas que consegui ter. Não tenho + quantidade de folhas, mas a planta cresceu em tamanho. É tudo relativo às espécies e material que o aquário tem.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!