Ecco Shrimp 20l - Conversa da treta :)


Toutinho

Recommended Posts

Eu ando a tentar magicar um DIY para dispersão de CO2. Tou como o Mad, dar uma oportunidade às ideias que se tem. As minhas aparecem-me quando estou a dormir e a vocês? ;)

 

Eu não me importo com bolhas e cenas assim no aquário. Tal como tenho falado, para mim o importante é a fauna e que esta esteja bem.

 

Um tronco que tenho na desinfecção, ficou com umas pontinhas de fora, agora essas pontas são mais escuras :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 2.8k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

 

Um tronco que tenho na desinfecção, ficou com umas pontinhas de fora, agora essas pontas são mais escuras :lol:

 

Naaaaaaaaaaaaaoooooooooooo!!!! Que drama!!!!!! E a proporção, a palete de cores, as diferenças na estrutura das decorações?

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho o meu difusor por baixo de uma Tunze mini. O que eu ganhei foi que além da cermaica fazer as bolhas pequenas, a Tunze ainda as parte mais e espalha na direcção da flauta do e900 que por sua vez empurra as bolhas para baixo. Dessa forma "artesanal" reduzi bastante o numero de bps que tinha.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não me importo com bolhas e cenas assim no aquário. Tal como tenho falado, para mim o importante é a fauna e que esta esteja bem.

 

E se um ramirezi engolir uma dessas bolhas assassinas que andam pelo aquário? Morre logo engasgado.... :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma maneira muito simples de fazer um reactor... é injetares o CO2 na entrada do filtro... quando sai já vai dissolvido... há quem diga que encurta a vida do filtro mas depende do filtro claro...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Naaaaaaaaaaaaaoooooooooooo!!!! Que drama!!!!!! E a proporção, a palete de cores, as diferenças na estrutura das decorações?

 

Fica muito mais bonito. Vou inventar um estilo em que os troncos são às cores. O proximo tronco é aos quadradinhos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uma maneira muito simples de fazer um reactor... é injetares o CO2 na entrada do filtro... quando sai já vai dissolvido... há quem diga que encurta a vida do filtro mas depende do filtro claro...

 

Isso são invenções a mais.

 

Em tempos lembrei-me foi de encher o conta bolhas com algum tipo de matérias (Por exemplo uma areia) e obrigar o CO2 a passar de forma lenta pelo copinho. Mas nunca testei a teoria... Falta de vontade, ou como se diz na minha terra, sou calão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não resulta a não ser que haja muita água a passar porque a água também tem um ponto de saturação de Co2...

 

oh malta, vejam lá o meu tópico... tenho uma dúvida existencial....

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony, o teu reactor tem alguma bomba para fazer o turbilhão, ou nem por isso?

O reactor da Tunze serve-se de uma bomba, esse da flora é "só" o copo e a espiral?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony, o teu reactor tem alguma bomba para fazer o turbilhão, ou nem por isso?

O reactor da Tunze serve-se de uma bomba, esse da flora é "só" o copo e a espiral?

 

O reactor está ligado ao filtro... toda a água que circula pelo fitro, tem que passar pelo reactor...

 

Aquario -> Filtro -> Reactor -> Aquário

 

O reactor tem duas hélices no topo sendo que uma tem dentes. Como normalmente giram a velocidades diferentes (por causa dos dentes) cria-se uma espécie de triturador que bate e desfaz constantemente o CO2 que está a entrar para acelerar a diluição do CO2. Só quando o CO2 fica diluido, é que consegue baixar com a corrente da água e entrar pelo orifício que fica no fundo que depois sobre e sai pela mangueira de cima.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que já pesquisei, os reactores da Sera e os da Aquamedic sao dos poucos que se podem ter fora do aqua.

O da Tunze tem mesmo que estar submerso, como todos os outros que encontro.

 

Os preços é que variam muito e... tornam-se pouco convidativos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o da sera (não estou a empurrar para esse) até sai mais ou menos... comprei o flore 500 por 20-30€... na altura ainda quis o aquamedic 1000 mas aquilo diz que precisa de fluxos na grandeza dos 1000-1500L/h e é mais passivo que o da sera... agora nada é só rosas e se um dia tiver um de 300, estou curioso em saber se o reactor aguenta com a quantidade de CO2 que irei injetar... se já meto tantas bolhas que nem consigo contar por segundo, num 300 terá que ser, pela lógica, 5 vezes mais e não sei se o reactor dará conta da rolha... por enquanto é possível matar a fauna toda com um ligeiro toque de pulso na válvula de agulha fina, num de 300 não faço ideia...

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tony! Existe alguma relação Litros > BPS ?! :D

 

Alguma tem sempre que existir... é como os ppm... não metes a mesma quantidade de nitratos num aquário de 60L do que terias de meter num aquário de 300L para chegar aos mesmos ppm... o CO2 nesse aspecto comporta-se da mesma maneira.

 

Agora toda a questão dos BPS já é complicada porque as minhas bolhas podem de 4mm de diâmetro e as tuas podem de 1mm. Só aí já não há comparação possível pois 1 das minhas equivaleria a 4 das tuas.

 

o que posso dizer e, respondendo ao toutas:

 

Eles dizem que o Sera 500 é até 600l...

 

pois é capaz... mas com que concentrações de CO2? A maior parte do pessoal que vejo na net é muito conservadora com o CO2... o dropchecker começa a ganhar uma ligeira coloração verde e já acham que está bom e às mil maravilhas... inclusive li ainda não há muito tempo um fulano com um aquário de 500L que estava a injetar 2 bolhas por segundo...

 

pois... não se podem comparar o tamanho das bolhas mas um aquário de 500L?!? Eu injeto 8 bolhas por segundo num aquário de 60 e não são bolhas muito pequenas... o dessa pessoa teria que (linearmente) injetar 10 vezes mais do que eu... para termos a mesma concentração de CO2, as bolhas dele tinham que ser 40 vezes maiores que as minhas... fazendo as contas a olho, tinham que ser bolhas do tamanho de bolas de golfe....

 

Isto tudo para dizer que sim, o tal reactor pode dar para 600L mas não sei quanto CO2 é capaz de injetar num aquário desse volume

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar em CO2... a garrafa ja caiu para 30 bar... está na hora de trocar... a ver se esta noite troco pela que tenho de reserva de 500gr e vou carregar esta

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu injecto neste momento 2/3 bps para 200l e tenho plantas que me saiem fora do aquário, literalmente.

 

O Mad conhece o meu aquário, sabe que não estou a brincar.

 

A minha planta vermelha já se dividiu de novo, tenho 3 :) E no caule maior, cortei metade. Já tinha uns 30cm fora de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois as vossas bolhas devem é ser balões... o meu dropchecker está sempre amarelo translúcido...ok.... antes de começar o co2 do dia está verde mas depois volta logo ao amarelo :P

 

Azul só está no dia em que preparo a solução... a partir daí só quando removo o dropchecker e o deixo descansar em cima da mesa

 

a garrafa montei no dia 20 de Março e agora está mesmo nas últimas portanto posso dizer que uma garrafa de 2kg dura-me 6 meses, 6 meses e meio (usando reactor claro)

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 3 contadores:

O proprio difusor tem, um comprei feito parvo e depois tenho outro que me regulo. Aquele que faço a regulação é o mais certo, os outros acho que é paisagem. As bolhas do meu devem ter uns 2mm, por isso 4 a 6bps do teu.

No novo aquário nenhum, vou usar só o teste permanente. Tenho um que está sempre bem verdinho :) Os meus niveis de CO2 não estão maus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois do holocausto que fiz a minha para fornecer o toutas so posso arranjar mais daqui a umas 48 a 72 horas. Sorry.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.