Ecco Shrimp 20l - Conversa da treta :)

Toutinho

Recommended Posts

Na boa :)

Não pode calhar sempre ao mesmo, nao seria justo :lol:

O tempo de troca dos filtros depende muito da quantidade de água que filtram em "x" tempo.

Cada recarga custa uns 10€, o Leroy não tem site para se poder ver.

O de carvão podes simplesmente comprar carvão e substituires DIY style :) Fica + barato que as recargas.

O de sedimentos podes inclusivé dar uma lavadela. Não o mete novo, mas estica o tempo :)

À noite tiro uma foto e mostro-te os filtros.

Partilhar nas redes sociais

• Replies 2.8k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boa! Já estou a magicar aqui um esquema diabólico.... tirar água velha usando o filtro e torneiras duplas com uma mangueira a ir para o esgoto e depois a entrada de água nova invertendo a mangueira e usar a segunda torneira dupla para ligar à saida dos tais filtros de carvão e sedimentos e do outro lado com uma daquelas pistolas de rega fina para encher o aquário... deve fazer muito menos chavascal do que faço agora com baldes e bombas de água... :)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Num recipiente com material a desifectar em água + lixivia, tenho de lavar tudo bem antes de voltar a meter no aquário e deixar de molho com água + prime para neutralizar o cloro. Li na net que se pode neutralizar a lixivia com ácido citrico, ascórbico, coca cola e assim. Isso ajudaria a usar menos prime? Resultaria e dava para neutralizar a lixivia + rapidamente? Num tronco e assim seria seguro?

lá por ficar com ph neutro não quer dizer que não seja nocivo... se eu misturar ácido muriatico com lixivia e obter um ph 7, tu bebias? Eu certamente que não...

vai com calma. O prime neutraliza tudo e so usas grandes quantidades se quiseres neutralizar tipo... JA... se tiveres 3 ou 4 dias de tempo, podes usar menos de metade da dose... até a lixivia tem tendencia a perder o efeito ao fim de 24 horas

_________

olha nem por isso... na semana passada peguei num tupperware, enchi com lixivia pura da mais rasca que havia no supermercado, atirei o purigen lá para dentro e esqueci-me durante 4 dias... quando fui buscar, passei por água (já clarinho) e por incrivel que pareça, nem me cheirou a lixivia... pus dentro do prime mas acho que se não tivesse posto, não fazia diferença... parece que a lixivia se neutralizou a ela mesma ao fim de 3-4 dias...

_________

Não ia fazer, só me deixou curioso :)

Tal como falei, não ando a inventar neste aquário.

Espalhei um balde de água e lixivia na cozinha e fui ler sobre o que podia fazer em caso de intoxicação.

Não me parece grande coisa, se é CO2 está a subir demasiado depressa...

esquece isso... é bonito sim mas há montes de desperdício, aquário fica cheio de bolhas que nem ves os peixes e o pior de tudo é que é inconstante... a medida que a cerâmica vai entupindo, o nevoeiro diminium bastante...

o upaqua que tenho é igual mas dentro do tubo e sai nevoeiro como no filme... durante os primeiros 3 dias... depois diminui e la andas tu a ajustar a agulha... depois passado um mês decides lavar e de repente é tanto CO2 que os peixes ficam a boiar... não obrigado

_________

toutas: com um wavemaker por detrás espalha bem mas desperdiça na mesma... nada como um reactor... ;)

Se as bolhas viajam mais tempo na água...

mas não a 100% né... há sempre bolhas a sairem pelo topo... com reactor não...

Mas com a Tunze mini, reduzi o numero de bps para menos de metade e os niveis na água mantiveram-se.

estava a referir-me ao comentário antes do tunze...

esse tunze parece fazer o mesmo que o reactor com a vantagem de não roubar litragem ao filtro... só vejo um senão... isso deve ficar horrivel a ver-se dentro do aquário não? O reactor não se vê pois fica junto ao filtro....

PS: Fiquei interessado nesse tunze só para libertar a litragem do meu filtro... não tens fotos disso a bulir? vê-se muito?

_________

estava a referir-me ao comentário antes do tunze...

esse tunze parece fazer o mesmo que o reactor com a vantagem de não roubar litragem ao filtro... só vejo um senão... isso deve ficar horrivel a ver-se dentro do aquário não? O reactor não se vê pois fica junto ao filtro....

PS: Fiquei interessado nesse tunze só para libertar a litragem do meu filtro... não tens fotos disso a bulir? vê-se muito?

Eu não sei, só perguntei se era estes reactores que te estavas a referir :)

Eu não conheço este tipo de reactores.

Mas videos, o youtubiu tem tudo

Ao que entendi, um reactor é algo que impede que o CO2 seja imediatamente largado na coluna de água. Dá mais tempo e circulação dentro daquele ponto, fazendo com que se dissolva minimizando as perdas. Certo?

Ao que entendi, um reactor é algo que impede que o CO2 seja imediatamente largado na coluna de água. Dá mais tempo e circulação dentro daquele ponto, fazendo com que se dissolva minimizando as perdas. Certo?

mais ou menos.

A ideia é forçar a dissolução do CO2 dentro de um espaço fechado de maneira a que não tenha hipótese de fugir até que não seja completamente dissolvido com a água.... só quando está dissolvido é que entra dentro do aquário. Um difusor cerâmico o que faz é apenas produzir as bolhas mais pequenas possíveis de CO2 na esperança que se dissolvam no tempo necessário que as bolhas levam a subir à superfície. Por isso colocam muitas vezes bombas ou wavemakers para tentar fazer as bolhas ficar a viajar mais tempo dentro da coluna de água mas não havendo nada a impedir a sua subida, por muito que te esforce, há sempre CO2 a escapar. Por isso costuma dizer-se que os difusores são mais ineficientes.

Claro que há quem ache mais bonito ver bolhinhas a circular pelo aquário mas a verdade é que, do meu ponto de vista, não faz sentido andarmos a gastar pipas de massa em purigen para ter a água cristalina como luso, e depois enfiamos toneladas de bolhas de espumante dentro dessa mesma água tratada... não faz sentido.

Abraços

Tony

_________

Ah e eu, obviamente, tenho o meu fora do aquário... nem percebo como é que alguém mete isso lá dentro... só se for falta de espaço....

_________

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!