Ecco Shrimp 20l - Conversa da treta :)

Toutinho

Recommended Posts

• Replies 2.8k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

De resto, o aquário até não tem mau aspeto :) Um pouco de manutenção e limpeza e fica como novo ;)

Até nem tem mau aspecto? Mau... LOL

Há coisas que eu tenho feito ou mexido pouco. Como ja ando todos os dias com manutenções por causa das algas, tenho limpo menos os vidros e assim. Acho que já ando a mexer muito, depois de resolver uma parte, dedico-me mais à outra. Senão os bichos stressam demasiado.

Eu não sei a quanto tenho o KH e GH. Mas eu fiz uma coisa para ter os parametros "estaveis" em vez de baixos. Tenho um filtro que me mantêm o aquário, não deixa oscilar. E até prefiro assim... Ao menos está sempre em algum ponto "normal"

Partilhar nas redes sociais

A foto que irei colocar à noite terá "menos" plantas.

Vou podar + logo, pelo que se alguém desejar senssiflora com alga "cum catanus sp camandrus"... é só apitar.

hahaha

Não foi isso que quis dizer... depois da tua descrição de algas e guerras, estava mais à espera de ver um aquário mais deste género:

hairalgae1.jpg

ou então deste:

Aquarium_Lighting_Algae_Problems.jpg

Afinal não parece assim tão "mau" :)

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Se estivesse tão mau como a 2ª foto, já tinha tirado os peixes todos e o resto ia tudo fora.

o meu aquário no "geral" não tem muito mau aspeco de algas.

Tenho uns tufos pretos que servem de alimento a invertebrados e SAEs.

Tenho uma alga tipo musgo do presépio (Eu sou extremamente cientifico nas minhas explicações LOL), que são pitéu para as minhas japónicas e Ottos e Corys pigmeu.

Essas algas nunca me preocuparam e o tal musgo que falo, na realidade até fica bastante bonito a cobrir os troncos.

Só quando me apareceu esta dos fios é que fiquei com um caso grave. De uma vez só deitei fora uns 50 pés de senssiflora (rapei tudo junto ao chão) e 10litros de musgo (java e xmas). Fiquei com o aqua num estado desolado, despido e com a fauna à nora de esconderijos e suporte vegetal. Foi nessa altura que fiquei bastante desanimado.

A segunda foto trata-se com um filtro UV que mata o verdete todo em 24h. A primeira... sei lá... eu se calhar arrancava tudo e começava de novo :P

_________

os tufos pretos são BBA e normalmente é por falta de circulação de água mas mais por CO2 insuficiente ou muito flutuante.

Faz as podas antes de fazeres a TPA para depois remover a amónia que se libertou durante a poda/desenraizamento.

Abraços

Tony

_________

Falta de circulação não devo ter :)

JBL 900 + eheim 2213 a fazer circulação no topo.

Eheim 2213 com flauta perfurada (colocada ao alto) para fazer circulação "dentro" da coluna de água.

Acredito na falta de CO2, mas se aquilo morrer tudo, o meu pessoal diverte-se com o quê? :lol:

Eu nunca chego a ter muito, porque eles derretem os tufos em menos de nada. Deve ser saboroso, porque eles procuram muito estas 2.

Quando meti as japónicas, elas quase que extreminaram o dito "musgo". Já me tinha habituado a tudo verdinho e de aspecto veludo... ficou tudo castanho de novo.

Mad, isto é só um dos muitos exemplos que podes ter. É um sistema básico de sump.

exemplodesump.png

O objectivo das divisórias é sempre quebrar o fluxo de água.

Eu disse-te.

A sump tem muitas vantagens, o aspecto não é uma delas.

Não é bonito, é bom.

Pois foi! Lá disseste! Mas para baterias e isso não há melhor... Mas neste caso... Ia pelos 2 e901 ou 1 e1501.

O Ivo 1x tinha dito que mais vale 2 filtros de 1 modelo abaixo do que só 1 do modelo acima... Just saying... xD

Mas oh Rui, és um espectáculo! Muito obrigado pela ajuda e paciência ;)

bem... o e901 faz quê? 900l/h hora?... dois fazem 1800l/h isso para um aquário de 375l faz 4.8 x... não me parece mal... eu ia para dois e1501 mas isso sou eu :P

_________

Vou dar-te uma opinião sobre ter 2 ou + filtros e ter só um muito grande:

2 ou + filtros permite-te brincar com várias questões:

-Matérias filtrantes, podes ter um com esponjas, outo com purigens e afins, outro com turfa e/ou folhas de Cattapa, com substrato, ceramicas, etc etc etc. Podes no fundo especializar cada filtro num tipo de filtragem. Como tens + saidas de água, também podes especializar cada saida num tipo de circulação. As desvantagens é ficares com muitos tubos e flautas e maior consumo energético.

1 filtro potente: Neste caso 1 com 12litros de capacidade.

- Podes meter todas as matérias que usavas nos outros, por camadas e poupas em espaço e em eletricidade. Tens só 2 flautas e sendo um filtro bom (Já vi o 1500 a trabalhar), com uma circulação boa, perde caudal, mas mesmo assim a água sai com muita força.

2 filtros de modelo abaixo em vez do modelo superior (Neste caso 2 x e901 ou 1 x e1501)

Se meteres 1 e901 em cada lado, tens 2 zonas a sair e entrar água, podemos considerar que a filragem está melhor distribuida. Quanto às saidas, conforme te expliquei, teres 2 saidas de 500 l/h (Isto é apenas a exemplo) não faz com que tenhas 1000 l/h. Tens 2 x 500l/h em 2 zonas. Claro que fará + circulação, + ondulação em cima, podes "abrir" o fluxo. Mas será sempre 2 x 500 l/h. Uma saida de 1000 l/h é só uma, mas o dobro da potência.

Penso que 2 filtros é melhor pela distribuição da filtragem, não pela capacidade de filtrar mais, ou ter maior circulação.

2 e1501 não pode ser :x

De acordo com este pdf : http://www.jbl.de/en...ungsbericht.pdf

Talvez não irá render muito 2x e901 ...

PS: Tabelas é muito bonito, mas tem muitas variantes e condicionantes. Pensa no melhor, no que preferes, segue também o que sabes e já viste. Pensa assim, enches 1 e901 de esponjas, outro de ceramicas e outro de matérias compactas e pesadas. Achas que terás o mesmo fluxo de água em todos?

Então e meterés 1 e1501 agora e daqui a uns meses meterés um segundo? Ou então aguardar e vigiar os foruns, olx e ebay e caçar um bom negócio com um 1501 em segunda Mao e depois outro? Aposto que os dois em segunda Mao serão mais baratos que 1 novo...

_________

PS: Tabelas é muito bonito, mas tem muitas variantes e condicionantes. Pensa no melhor, no que preferes, segue também o que sabes e já viste. Pensa assim, enches 1 e901 de esponjas, outro de ceramicas e outro de matérias compactas e pesadas. Achas que terás o mesmo fluxo de água em todos?

Pois não... hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...

Viste um 1501 a bulir?! E então? Eu adorava ver um a trabalhar! Youtube mostra mas não bem... Enfim...

Vi um 1500, nunca vi o 1501.

Mas sendo a bomba igual, é o mesmo.

Com as matérias filtrantes de origem, aquilo gangava e bem.

Podes ver o 1500 do Ivo a bulir lá na garagem, aquele trabalha, só não veda bem.

Tony: Material em 2ª mão é comigo, o Mad não gosta disso :)

Nunca vi nenhum 1501 à venda em 2ª mão, penso que poderá ser por a malta se desfazer pouco deles. Logo é bom :)

Não sou muito adepto dessas flautas deitadas a fazer borrifos, mas se vires a força da água vai até meio do aqua. e tem a mesma força tanto no 1º como no ultimo furo.

Depende das situações mas nunca me dei mal a comprar em 2a mão... Alias, nunca teria comprado o prof 3 (2073) novo... Comprei com 5 meses de uso por uma fracção do preço em novo dum membro que desistiu do hobby por uns tempos.

A minha ideia era, um dia que tivesse possibilidade de ter umm aquário de 200 ou 250l comprar mais um e ficar com dois a tratar do aquário.

_________

No meu aquário vou fazer um upgrade da filtragem com 1 e1501. Vou manter o e900 a trabalhar.

Acho que é preferivel teres um potente (e1501) e um de modelo abaixo (e901), para qualquer eventualidade, do que 2 do modelo abaixo :)

O meu vai ter 1 e1501 com toda a filtragem, 1 e900 com as compensações que tenho e vou manter 1 eheim 2213 de reserva e a postos para alguma avaria que apareça.

Vou metê-lo na tartarugueira :lol:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!