Ecco Shrimp 20l - Conversa da treta :)

Toutinho

Recommended Posts

• Replies 2.8k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Eu vou tentar resumir a minha ideia.

Se me arranjares uma solução, ficarei eternamente grato LOL Quanto à explicação, apanhei algumas coisas, mas prometo cumprir à regra. É que eu em quimica... zerinhos!

Quanto à loja, eu forneço aqui na zona centro. E estou a falar a sério.

O góbio poderá ser um Rhinogobius wui, fêmea. Foi o nome que me deram numa identificação por foto. Não faço ideia. Só sei que tinha medo que ele tivesse problemas, especialmente com a alimentação e tá bem gordinho. Queria arranjar outro(s), mas sem saber se de facto é esta espécie... não quero arriscar.

Partilhar nas redes sociais

Eu distribuo na zona norte. Em lojas e tudo lol. Depois vamos todos de cana.

Criamos uma e- shop, e ta feito. Qualquer problema mandamos o pessoal para o algarve lolol

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

São mesmo gozões... e eu fico com a parte de respirar os químicos à frente de uma balança digital e de um bico de bunsen...LOL

Toutinho:

Assumindo que precisas de ter no aquário:

20-30ppm Nitratos

20-30ppm Potássio

3-5ppm Fosfatos

0,5-1ppm de Ferro

e outros micronutrientes em quantidades pequenas:

Macros 500ml a dosear 15ml aos DOM, TER, QUI (valores por DOSE):

5,52ppm de Nitratos (N)

7,16ppm de Potássio (K)

1,57ppm de Fosfatos (P)

O que, no final da semana, se não houvesse consumos dava:

Nitratos: 10ppm (fauna) + 3 x 16,56ppm = 26,56ppm acumulados = OK

Potássio: 3 x 7,16ppm = 21,48ppm acumulados = OK

Fosfatos: 3 x 1,57pmm = 4,71ppm fosfatos = OK

Em termos de micros 500ml, 15ml por dose às SEG, QUA e QUI fazíamos:

0,294 Fe

0,084 Mn

0,036 B

0,004 Cu

0,017 Zn

O que em termos acumulados (apenas para o Fe) dava:

Fe: 3* 0,294 = 0,882ppm acumulados = OK

No conjunto seria 1L de fertilizante em dois frascos de 500ml que dava para 50 doses cada ou seja, +/- 4 meses para o teu aquário.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Grande descrição toutinho. Neste momento o meu Meo avariou (na central - quebra de sincronia) e não tenho nem telefone, internet ou TV portanto é me mais difícil fazer as contas todinhas e colá-las aqui mas prometo que mal volte o serviço que trato disso. Por enquanto há apenas duas ideias em que estou magicar.

1. Tens poucos nitratos produzidos pela fauna logo estou a pensar numa relação de 8/10 entre NPK

2. Visto que vais precisar de fosfatos e não pareces ter problemas em fertilizar diariamente, o tch+ é capaz de não ser a solução ideal (fosfatos podem reagir com ferro) portanto estou a pensar mais na linha de TCHMA e TCHMI em dias alternados.

Ja coloco aqui mais detalhes uma vez que tenha net.

Abraços

Mau! Fonix Tony! Tenho que criar uma linha nova? Aliás! Andas a criar uma linha nova de produto e não falas com o teu Designer/Gestor Marketing? Hmm?

LOL

Sorry mas tem que ser ou melhor, durmo mais descansado se não misturar fosfato de monopotássio com Fe no mesmo frasco...

Em teoria deveria ser possível aumentando a quantidade de ácido ascórbico para forçar a solução manter-se ácida e o ferro não se precipitar da solução mas o problema depois ainda seria outro... as macros, com as quantidades que calculei, chegam a 92% de limite solubilidade... se lhes juntasse as micros, ultrapassava os 100% e não se dissolvia tudo... estamos a falar de químicos 5 a 30x mais concentrados do que o que vendem nas lojas por isso tem que haver a preocupação de quantos conseguimos enfiar num frasco de 500ml (nem fiz as contas a 250ml senão tinham que ser doses de 20ml por dia o que dava para 12 doses ou isso)

_________

LOLLL

Não tens nada que fritar... pensa assim... imagina que tinhas que beber um kilo de açúcar... era mais fácil de beber em 1L de água ou em 10L? 10L não conseguias beber nunca de uma só vez portanto a escolha seria 1L... o problema é que o açúcar só se dissolve, no máximo a 800gr num litro... isso quer dizer que, por muito que mexesse a garrafa, haveria sempre 200gr a flutuar no fundo... resultado, tinhas dissolver esse Kg de açúcar em 1.5L de água que é o que te permitia dissolver completamente o açúcar no mínimo de água possível.

A mesma coisa aplica-se ao fertilizante. Adorava fertilizar apenas 1ml todos os dias mas é impossível pois não consigo dissolver 60gr de produtos em 50ml de água destilada... estás a ver o esquema?

_________

Das 2 uma... Ou assim de repente fiquei mais inteligente devido ao estalo que o meu cérebro deu, ou entendi mesmo mesmo a sério!

Muito bem explicado Tony! "Quimica para Tótós" xD

E mesmo assim "Fica uma Água muito doce" daí ser ultra concentrado! xD As Hzs adoram o teu fertilizante, estão quase à superfície da agua :|

:)

É isso mesmo... o problema é quando deixa de ser água muito doce e passa a ser água com grãos lá dentro que te fazem ranger os dentes :P

Em relação à Hz, acredito... se a tenellus supostamente é de crescimento "médio" e eu consigo ver os runners a moverem-se num espaço de 6 horas, imagino uma planta de crescimento mais rápido.

Claro que isso também tem desvantagens... eu já estou preocupado porque no domingo vou ter que fazer outra poda grande que já não consigo enfiar os dedos entre as folhas que estão por detrás da rocha do lado direito... é bonito ver as plantas a crescerem que nem doidas mas já não tem assim tanta graça fazer limpezas...

a ver se pego nos rebentos que conseguir tirar e meto no nano... sempre dá mais proteção e sombra aos ancistrus.... só que lá não fertilizo e o rebento de tenellus que pus lá há 3 semanas, continua com 1 folha verde... duuhh.

_________

claro que é fácil... com muita luz, CO2, nutrientes e uma boa pinça para manter as coisas sob controlo... a experiência no nano não está a ser grande coisa (sem CO2 e sem nutrientes), Enviei uns pés para o Jplonga e para o toutinho. O Longa não fertiliza nem usa CO2 portanto vamos ver o que acontece. O toutinho pelo menos mete CO2 apesar da fertilização "micro"...vamos ver o que acontece também.

_________

Boa "noite" :)

Vou tentar responder por partes.

TonyCH, eu compro!!! :lol: Não sei o que é, mas deixaste-me curioso e entusiasmado. Fala-me em valores que eu compro. Fertilizo todos os dias e mesmo que tudo cresça até chegar à cozinha, eu compro :)

Se pensares produzir e vender o teu produto online, dentro de dias falamos...

Quanto às Tenellus são muito fáceis de ter. Apesar de não as ver em expansão como o Tony, têm-se desenvolvido. Eu tenho gostado do efeito e quando fecharem +, penso que será o que procurava, um relvado para o fundo :)

As HZs não são de crescimento médio, é médio/alto, porque mesmo só com iluminação colonizaram um aquário de 60litros em 3semanas. São muito boas de ter, fáceis e eu gosto do efeito que dão, um verde claro. Os camarões adoram.

lololol

A tenellus provavelmente não se desenvolve mais por causa da fertilização ou CO2.

Quanto a valores, não fiz as contas ainda. Ontem estava mais preocupado em conseguir os rácios certos. Eu já faço a soma dos pózinhos e já falamos por MP.

Não quero fazer disto negócio, apenas livrar-me do "excesso" de químicos que comprei quando comecei nesta cena da fertilização portanto uma loja online provavelmente não será lá grande ideia mas nunca se sabe :)

Abraços

Tony

_________

Toutinho: Eu não disse mas SABADO é descanso e é suposto fazeres TPA de 50% no Domingo para te livrares de possíveis excessos de fertilização e "refrescares" a fauna :)

_________

Pois mas tu tens poucas plantas e estas a utilizar uma dosagemm reduzida de tchma+ e tchmi+ não é? Se ou toutinho seguir o regime indicado vai usar dose completa.

_________

fiz um calculo do tipo de plantas, aquario e luz que tenho...devo ter algumas limitações em nitratos, o que impossiblita tambem a absorção de outros nutrientes...

mas sim devo estar a utilizar 10ml...macros/micros dias alternados e descançando um dia...

nos meus calculos consigo estar uma semana sem fertilizar ate as plantas se sentirem (testado).

e ao fim ao cabo acho que é isto, a msitura é exelente, os valores que coloca-mos temos de os estudar e variar valores

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!