Ecco Shrimp 20l - Conversa da treta :)

Toutinho

Recommended Posts

Chego a casa e tenho uma black venezuela a boiar. Ao menos os meus não ficam de lado, nem torcidos, morrem logo...

Partilhar nas redes sociais

• Replies 2.8k
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Teres peixes a boiar já é estranho. Os meus morrem no fundo e ficam lá.

No meu aquário nada é normal. Infelizmente... Testes à água, tudo normal. Algas com fartura sem explicação. "Faz TPA, para ver se as algas desaparecem, não vejo nada fora do vulgar". Bumba, Cory morta. Já não sei nada, vou fazer o mesmo que andava a fazer antes, não mexer. Quando mexo é quando acontecem todos os males.

Também não tens peixes que valham morrer. LOL

Toutinho: Algas? Montes? Que tipo? Quanta luz, CO2, nutrientes metes no aquário? Que plantas além das HZs tens? Sou maluco por algas, adoro algas, respiro algas :P

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Também não tens peixes que valham morrer. LOL

Fala o homem que NÃO consegue manter guppys....yahp pois...

Toutinho: Algas? Montes? Que tipo? Quanta luz, CO2, nutrientes metes no aquário? Que plantas além das HZs tens? Sou maluco por algas, adoro algas, respiro algas :P

tony...tu es maluco é por filtros....0.o ou simplesmente doido..enfim...

Bom dia

Por favor não se agridam. Uns não conseguem manter guppys, outros plantas, outros outras coisas. Por exemplo eu, não consigo manter dinheiro no bolso, morre todo...

Quanto a algas, tenho várias. Mas 99% do que tenho não me preocupa, algumas até são fixes, outras vejo o pessoal a alimentar-se delas, nada disso me incomoda.

Mas há umas que me derretem o cérebro (ora bem, derretem o que sobrou... fazendo contas... bem, não encontraram nada para derreter, foram ao Euro). Passo a tentar explicar. São fios, verdes, fininhos, mas rijos. Formam novelo à volta do musgo (Qualquer tipo de musgo) e apesar de não matar o musgo (nem as plantas) enreda-se de tal forma que a solução é lixo. Nas plantas também se enreda, mas não cresce nem faz os montes como no musgo. Enrola-se, dando ideia que aproveita os caules como suporte e daí os fios esticam-se pelo aquário tipo teia de aranha.

Já fiz um pouco de tudo: Testes, TPA, guerra quimica, iluminação, SAEs e afins. Todas as algas morrem, menos esta. A guerra quimica foi quando tirei TODO o musgo (Cerca de 10litros de musgo java e xmas) e meti tudo num balde pequeno, às escuras uns 15dias. Nada morreu, nem o musgo nem as algas. Ao fim desses 15dias comprei uma embalagem de Algumin e despejei-a por inteiro em 10litros de água (Dava para uns 200). Perdido por 100, perdido por 1000... Nada, alguns pés de senssiflora derreteram literalmente, alguns caracois e Helenas estavam a passear pelo balde aos fim de um mês de escuridão e 15 dias de Algumin... Foram com o musgo, mesmo eu procurando bem e todos os dias tentando ver, apareceram lá, não sei. Mas algas e musgo estava tudo impecavel... O musgo é imortal, cheguei a essa conclusão. As algas também... Resultado? Foram para uma ribanceira servir de adubo. As algas depois de secas parecem papel rijo... :confused4:

Comprei umas novas plantas e desde que eliminei o musgo, não tenho os novelos. Mas aparecem os fios enrolados na senssiflora e a esticarem-se pelo aquário. Já cortei a senssiflora rente, quando retirei o musgo, a olho parecia que tinha retirado todo o foco de algas, mas EIS QUE BROTAM POR GERAÇÃO ESPONTANEA!!! À mão (ou Á, ou Há... Eliezer, ajuda ai...) farto-me de tirar daquilo, mas eliminar mesmo... consigo matar todas, menos esta.

Foram feitos testes à água no dia 16/06, com testes novos e bons (Naturfin, Acho eu), por uma entidade independente e competente (LOL) e deu tudo mais ou menos dentro do normal, nada que justifique aquela aberração dentro do aquário. Tenho CO2 a 4bps, aumentei para umas 6 (contar bolhas é dificil...). Fertilizo 2 vezes por semana (dividi as doses ao meio), tenho 6x39w, mas normalmente tenho só 4x39w (agora passam muito tempo desligadas). Plantas tenho Senssiflora, HZs, 2 tipos de Echinodorus e uma grande que não sei o nome.

Acho que é tudo :)

Editado por Toutinho

Mais logo meto uma foto. Não é bem isso, não tem "pé", são só uns fios.

Isso é cladophora... Poucos nutrientes, pouco CO2... Tem que se ir removendo à mao uma vez instalada a alga até que não volte a aparecer.

Toutinho: parece que está ai um pé mas não é pé. É a mesma alga que se vende nas lojas em bola... Cladophora.

_________

Desde que começamos a meter TPN+ (+P + N) Já se consegue tirar à mão e pelo menos no tronco não voltaram a crescer... Agora nas anúbias, vai lá tirar! Não tiras! Estou a arrancar as folhas não tarda, algumas até estão encaracoladas e furadas :(

Não, afinal fui lá olhar melhor e é isto... Fdx... Não tenho sorte nenhuma...

p1010971n.jpg

p1010972n.jpg

p1010973o.jpg

p1010974y.jpg

p1010975x.jpg

p1010976y.jpg

p1010977t.jpg

p1010979e.jpg

p1010980it.jpg

p1010981y.jpg

Devo informar que a parte mais escura da alga é na realidade musgo que veio junto, a alga é toda verde claro.

Também informo que apesar da má qualidade das fotos, a máquina é boa, sou mesmo eu que não presto...

Enganei-me numa coisa:

Eu pensei em fertilizar 2 vezes por semana. 5ml/semana (info da embalagem), fazia 2,5ml/ 2vezes por semana.

Mas acabei por decidir 1ml/ dia sim, dia não. E é assim que tenho feito.

Uso seachem flourish e Iron.

Mas o Iron só meto uma vez por mês.

as algas continuo a achar que é cladophora vê aqui: http://www.aquatic-e...hora-algae.html

Em relação à fertilização, acho que é muito pouco a não ser que tenhas uma aquário de 10L...

Composição de Seachem Flourish (em %):

Iron (Fe) = 0.32

Manganese (Mn) = 0.0118

Copper (Cu) = 0.0001

Zinc (Zn) = 0.0007

Boron (B) = 0.009

Molybdenum (Mo) = 0.0009

Sulphur (S) = 0.2773

Magnesium (Mg) = 0.11

Nitrogen (N) = 0.07

Phosphorus (P) = 0.004

Potassium (K) = 0.31

Calcium (Ca) = 0.14

Chlorine (Cl) = 1.15

Cobalt (Co) = 0.0004

Sodium (Na) = 0.13

Já olhaste bem para os valores? Ainda por cima 5ml de dois em dois dias... tirando o ferro, as concentrações que tens aí são metade do TNC Trace. Em termos de nitratos, o TPN+ (apesar de ser fracote também) tem 20 x a quantidade que o flourish. Em termos de potássio, o TPN tem 4 x mais e 2 x mais de phosfatos. E o TPN não é nenhuma espingarda... há quem doseie 20ml semanais para um aquario de 60-90L... estás a ver a quantidade que estás a "fertilizar"?

Abraços

Tony

_________

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!