Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquario de 100x40x50 – 200l plantado com 2x39w 10000k e 8000k t5, cheguei a coclusao que me falta mais luz, mas ao preço que anda a luz pensei nas calhas de led.

Gostava que me dissessem se alguma destas opções é viável para o meu caso:

http://www.led1.de/shop/led-module-leisten-strips/led-leisten-wasserdicht/solarox-led-leiste-aluminium-100cm-weiss-wasserdicht.html

ou

http://www.ampoule-leds.fr/neon-led-etanche-48-led-blanc-6500degresk-150degres-12v-connecteur-p-2396.html

Publicado: (editado)

Viva...

Uma tipica 6500K T5 de 39w tem mais de 3000 lm, a primeira tem 700lm, ou seja precisavas ai umas 4 para te aproximares dos valores da T5.

A segunda desconheço o valor dos lumens .

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado: (editado)

Vamos aqui ver uma coisa. Vamos ver aqui a minha lãmpada PLL 36W cujo datasheet do fabricante, a Philips, diz ter um fluxo nominal de 2900 lm - lumens.

Esta lãmpada foi concebida para o ser humano ver, não propriamente para as plantas, mas consegue-se obter sucesso nas ultimas.

O olho humano é mais sensivel na zona dos 550 nm que é um amarelo esverdiado. Nos dados da lãmpada podes ver que é onde incide o maior pico em termos de potência. Esta lãmpada vai demonstrar muita luminosidade ao olho humano daí os 2900lm. E as plantas?

As plantas dão o seu melhor para a clorofila a nos comprimentos de onda +/- 435 nm - zona do Azul e +/-680nm - Vermelho por exemplo. Repara nos graficos relativo ao Dados fotométricos nas plantas. Compara com a minha lãmpada. O pico do azul que anda naqueles comprimentos (nm - nanometros) de onda azul é quase metade do pico do verde. Se calhar podemos por a hipotese de haver disponivel uns hipoteticos "1450 lm" disponiveis para as plantas na faixa azul. O equivalente a isto na aquaeden serão os tubos led de 14W que equivalem a uma lãmpada T5 de 39W segundo o que é afirmado.

Para mais informação podes ler isto.

Dados fotométricos da lãmpada

PhilipsMASTERPL-L36W-865-4P.jpg

Dados fotométricos nas plantas

450px-Par_action_spectrum.gif

Agora para esses LED que tens em cima desconheço detalhes técnicos. Não percebo aquele valor relativo a 700lm. È de três LED!? Não faço ideia.

Cumprimentos

Aires

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!