Bruno Marques Publicado Maio 23, 2012 Publicado Maio 23, 2012 Boas amigos aquarófilos Já alguém pensou em usar (ou usa) algum tipo de energia renovável na aquariofilia? Em Janeiro, com o aumento brutal do IVA na factura da EDP, tornou-se mais dificil, certamente, a manutenção dos nossos aquários. Falando por mim, que tenho 2 (um de 200L e outro de 450L), o valor da minha factura disparou significativamente. Provavelmente deve ter acontecido o mesmo a muitos de vós. Ontem veio-me à ideia manter os aquários através de paineis solares. A minha ideia seria investir em paineis de forma a manter apenas os aquários e não a casa toda, visto que são estes os "electrodomésticos" que mais me consomem energia. Comprei um medidor de energia no LIDL, e, quando está tudo ligado (filtros, luz e termostatos), o somatório do consumo dos meus dois aquários é de 500 W +/-. Apesar de poder ser um investimento um bocado puxado, penso que a médio/longo prazo seria rentabilizado. Que acham da ideia? Seria possível?
FuraTD Publicado: Maio 23, 2012 Publicado: Maio 23, 2012 Bom dia para ser sincero também já me tinha ocorrido essa ideia poupando assim na factura e para o caso de algum dia faltar a luz a maquinaria continuar toda a funcionar. Quanto a possibilidade acho que é possível pois há quem alimente a casa toda com os ditos, penso que para os aquários não era um grande problema. Sabemos que painéis solares são um investimento mesmo puxado, mas é como disseste fazendo as contas é capaz de render a longo prazo. Cumprimentos
Bruno Marques Publicado: Maio 23, 2012 Autor Publicado: Maio 23, 2012 Não percebo mesmo nada do assunto mas penso que para alimentar apenas os aquários não seria necessário grandes paineis.
FuraTD Publicado: Maio 23, 2012 Publicado: Maio 23, 2012 Não te sei dizer quanto custa apenas tenho uma ideia que é caro, o melhor mesmo é esperar que os entendidos na matéria se prenunciem ou então alguma pesquisa pela net pode ser que tenhas sorte Cumprimentos
redeyes Publicado: Maio 29, 2012 Publicado: Maio 29, 2012 (editado) boas pessoal, do pouco q sei e ja pesquisei sobre o assunto e o seguinte, paindeis solares q captam energia mm com pouca luz sao mais caros do q aqueles q so captam quando esta mm sol, sendo os nossos "electrodomesticos" todos de 220v tenham em mente q o sistema de paineis e de 12v, existe sim conversores q permitem ligar sistemas de 220v mas isto tem um senao, pois estes aparelhos (bastaria 1 pois ligava-se la a tomada aonde estaria os aparelhos todos ligados) causam o dobro do consumo dos aparelhos, ou seja, usando o exemplo do membro atras os aparelhos dele consomem quando tudo ligado 500w, logo voçes teriam q montar um sistema q produzi-se/acumula-se pelo menos 1000W. o investimento ainda e carote sem duvida basta passarem na LEROY MERLIN q têm la esquemas e mm um sistema montado, o bom disto e q n e assim tao complicado para cada um montar em casa por si mm...fica aqui um esquema de algo muito simples para ver como e basico...e mm creditem o problema e o dinheiro a investir, n so em paines q chega a ser 500€ o painel de produçao de 400w(em perfeitas condiçoes atmosfericas) e as baterias q tb n sao baratas e quanto maior a capacidade de carga melhor, quem viver em predios este projecto torna-se muito improvavel Editado Maio 29, 2012 por redeyes
redeyes Publicado: Maio 31, 2012 Publicado: Maio 31, 2012 aqui fica um link para melhor fazer as contas do q e preciso, e corrigi um pouco de algumas coisas q disse http://www.marla.pt/paineis-fotovoltaicos.php
Visitante Publicado: Novembro 19, 2012 Publicado: Novembro 19, 2012 "causam o dobro do consumo dos aparelhos, ou seja, usando o exemplo do membro atras os aparelhos dele consomem quando tudo ligado 500w, logo voçes teriam q montar um sistema q produzi-se/acumula-se pelo menos 1000W" Esta informação está incorrecta, dependendo do diâmetro dos cabos utilizados e dos aparelhos (inversor, controlador de carga) o sistema teria no maximo uns 20% de perdas, mais que isso seria bastante improvavel. Bruno Marques - Esses 500Wh +- parecem-me muito, talvez tenhas visto o medidor de energia na altura em que tinhas um aquecedor a funcionar. O melhor seria obteres o consumo total de 24h que possivelmente também é mostrado nesse medidor de energia e depois por esse valor então fazias as contas ao que precisas, de preferencia com preços mais acessiveis do que os mostrados até agora.
joaoreis00 Publicado: Dezembro 2, 2012 Publicado: Dezembro 2, 2012 o meu objectivo sempre foi usar o aquário com energias renováveis! o objectivo era usar paineis para carregar as bateria q atravez de um inversor iam alimentar o aquário (e depois vem a parte complicada) e qd se esgotassem as baterias o aquario passava a ser alimentado pela rede eléctrica normal da casa! o problema é q nao sei como fazer um switch q alterne a corrente dos paineis e da linha da EDP! Feedback
Visitante Publicado: Janeiro 10, 2013 Publicado: Janeiro 10, 2013 (editado) Tens duas hipóteses, ou tens um género de disjuntor com duas entradas onde tu manualmente alternas entre a ligação da EDP e do inversor ou um relé que alterna automaticamente, quando ligas o inversor o relé desliga da EDP e liga pelo inversor e quando o inversor é desligado ou chega ao limite mínimo seguro de carga nas baterias alterna para a EDP. A segunda opção parece-me ser a melhor e é o que estou a começar a montar cá em casa com 320w em painéis, uma bateria de 110a, um inversor de 1000w e um controlador de 30a. Nesta altura do ano, como não há muito sol, este sistema não produz o suficiente com os painéis, preciso de mais painéis e mais baterias mas é algo que vou completar com um aerogerador porque quando não ha sol é sinal de mau tempo e mau tempo trás ventos Se quiseres posso-te saber o nome concreto dos "switch's". Editado Janeiro 10, 2013 por Visitante
Recommended Posts