Pedro solas Publicado Maio 22, 2012 Publicado Maio 22, 2012 Boa noite pessoal do forum... Possuo um aquário adquirido de um amigo com 200*60*70cm(comp.*larg.*alt.), o qual estou a pensar montar um plantado de plantas de fácil e media manutenção...agora vêem as duvidas...Que tipo de iluminação usar para este comprimento e para esta altura?? Depois de muito ler aqui pelo forum e por outros lados também, acabei por ficar quase na mesma. A minha ideia é utilizar estes leds: http://imageshack.us...696/led10w.jpg/ Gostaria sinceramente que opinassem e peço a ajuda dos membros que tenham alguma experiencia em concreto que me possam ajudar. Em relaçao aos leds sao 10w 6500k 700 / 900 lumens com respectivo driver. Aminha ideia era criar uma calha com dois metros e utilizar 10 destes leds em conjuntos de dois tipo o esquema: ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ led---------------------led----------------------led------------------------led----------------------led l l l l l l l l l l l l l l l led----------------------led----------------------led-----------------------led----------------------led ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Sera que a iluminaçao é alguma coisa de jeito???? é trabalho e dinheiro pra nada??? qual a capacidade destes leds para 70cm de profundidade? sera suficiente? Virão a satisfazer as necessidades das plantas?? junto com co2 é claro... Agradeço desde ja a paciencia e aguardo respostas. Cumprimentos Pedro solas Citar
jpospr Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Olá Pedro Eu tenho o sistema da TMC que usa leds de 7w e o meu aqua é 150x60x60, de facto essa altura de 70cm com leds deixa-me bastantes dúvidas, mas tb se fizeres injecção de CO2 necessitas de menos intensidade de luz pois as plantas redirecionam a energia. No teu caso não é o problema do comprimento. será mesmo a altura, eu no meu tenho 30 Leds e utilizo 3 "focos" em forma de quadrado dispostos lado a lado. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Pedro solas Publicado: Maio 22, 2012 Autor Publicado: Maio 22, 2012 Obrigado. É assim quando se fala de 70cm de altura na pratica nunca é isso.... vamos considerar 60cm contando com areão e o resto do aqua que não se enche .png' alt=':biggn:'> conheces estes leds?? Abraço Citar
jpospr Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Esses leds não conheço, mas se são de 10w devem ser mais potentes que os meus, mas tem atenção que é recomendado que à frente do led tenhas uma lente para ampliar o ângulo da iluminação, se não o que vai acontecer é uma iluminação demasiado focalizada, obrigado-te a teres mais leds ao longo do comprimento do aqua Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Pedro solas Publicado: Maio 23, 2012 Autor Publicado: Maio 23, 2012 Em relaçao as lentes deixa la ver.... depois deles montados é que se pode tirar conclusões nao é .png' alt=':biggn:'> Pessoal mais alguem me sabe dizer algo sobre isto??? Citar
AiresJusto Publicado: Maio 23, 2012 Publicado: Maio 23, 2012 Viva... Uma radiaçao nos 6500K com 700 lm cada LED em princípio servem. Agora tens que ter atençao ao angulo em que essa luz é emitida. Faz um projecto em papel com as devidas medidas e desenha o angulo da luz emitida de cada LED. Isto interessa muito porque junto ao substrato tens uma area iluminada por cada LED e a medida que vais subindo tens outra. Se os LED ficarem muito dispersos arriscas-te a ficar com zonas sem luz para as plantas junto a superficie. Isto tb e útil para calculares a quantidade de LED necessario. Espero ter acrescentado alguma coisa. Cumprs. Aires Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Pedro solas Publicado: Maio 23, 2012 Autor Publicado: Maio 23, 2012 Boas Aires acrescentas concerteza obrigado.. Mas mesmo assim gostaria de mais opinioes .png' alt=':biggn:'> Abraços Citar
AiresJusto Publicado: Maio 23, 2012 Publicado: Maio 23, 2012 Já agora onde foste buscar essa informação sobre esse LED e driver (parece ser uma fonte de alimentação) e deve dar para um e ou dois LED. Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Pedro solas Publicado: Maio 24, 2012 Autor Publicado: Maio 24, 2012 Viva. A imagem e a informaçao foi tirada da pagina do ebay do vendedor É assim eu comprei o conjunto igual á imagem e acho que so da mesmo so para um led. Sabes qual o comportamento destes leds??? conheces??? Citar
AiresJusto Publicado: Maio 24, 2012 Publicado: Maio 24, 2012 Nao conheço e para conhecer as caracteristicas tecnicas convem tirar o datasheet do mesmo do site do fabricante ou de outro site que o tenha. Se isso vier empacotado com alguma referencia sera possivel obter é que os LED que conheço normalmente nao tem nenhuma referencia ao contrario da maioria dos componentes electrónicos. Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
AiresJusto Publicado: Maio 24, 2012 Publicado: Maio 24, 2012 (editado) Idem aspas aspas... Editado Maio 24, 2012 por AiresJusto Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Pedro solas Publicado: Maio 31, 2012 Autor Publicado: Maio 31, 2012 ola pessoal, mais alguem me sabe dizer alguma coisa sobre estes leds??? Abraços Citar
TonyCh Publicado: Junho 4, 2012 Publicado: Junho 4, 2012 10W não significa nada e pelos poucos dados que dás (700/900 lumens) são menos potentes que os do jpospr. Os holofotes que ele utiliza, têm, cada um, entre 3000 e 3500 lumens num total de 9000 a 10500 lumens (o que mais do que um projetor multimédia profissional de auditórios). Cada holofote dele gasta 30W (não é 7W amigo ... tens leds de 3W cada. Um holofote leva 10... da 30W) num total de 90W. São bons? São. São caros? Ui Ui. Quanto à penetração, tenho sérias dúvidas com 70cm de profundidade. Se o preço dos leds não fosse tão alto, dizia-te... experimenta e logo vês mas é chato gastar uma fortuna em leds e depois o resultado não é grande coisa. Posto isto, digo-te que tenho um aquário de 60x30x35 e tenho 10 Leds Cree XP-G 1500 R6 (3W por led) montados a 7cm de altura (num total de 45cm do fundo do aquário) com um espaçamento de 6cm cada e funciona perfeitamente com plantas que pedem muita luz. Inclusive tenho uma planta (E.Tenellus) que tem algumas folhas cor de cobre/avermelhadas que é uma situação que só acontece quando existe luz intensa disponível portanto sei que funciona.... mas os meus leds estão a metade da distância que os teus irão estar. Eu também utilizo lentes de 43 graus para concentrar a luz e não deixar espalhar demasiado. Boa Sorte Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Julho 1, 2012 Publicado: Julho 1, 2012 Mas tu ainda tens aquário? Lentes concentradoras podes comprar em led-rise.com ou na rs-online.com Cump Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Julho 2, 2012 Publicado: Julho 2, 2012 ya, escrevi os links sem confirmar Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
joao reis bello Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Vê os sistemas de iluminação led da TMC O site deles tem muita informação Citar
dcc Publicado: Julho 13, 2012 Publicado: Julho 13, 2012 Eu tambem me ando agora a aventurar nas calhas de led, mas concordo com o "TonyCh" penso que usando leds mais fracos como 3 ou 5 w mas em maior quantidade te dê maior rendimento e te uniformise melhor a luz. Quanto aos leds cree sao demasiado caros para o que rendem, tens por exemplo algo como estes que sao bem mais baratos, podem e' ter uma eficiencia energetica mais baixa mas tambem a diferença deve ser pouca. 3W High Power LED White/Cool White/Cold White Star Emitter 140-200LM ou 5W High Power LED White 260-290LM Penso que os que fiquem economicamente mais rentavens serao os de 3w. O que e' que voces acham? um aparte, o que é que voces acham de isto como calha? http://www.satisled.com/power-led-aluminum-heatsink-groove-cast-reflector-60cm-p-891.html dcc 1 Citar
Recommended Posts