Dúvidas iniciais para plantado


rdomingu3s

Recommended Posts

Boas,

 

Eu estou a montar o meu primeiro aquário e nesta fase inicial, enquanto decorre o mês do ciclo do azoto pretendo definir um plantado, mas tenho algumas dúvidas que preciso de esclarecer, peço por isso a vossa ajuda

 

Como base de partida deixo o setup até ao momento:

 

1 - Aquário 46,5*30,5*30

2 - Luminária com 38 watts, uma lâmpada PL, e ainda não sei o expectro de cores. A marca é chinesa: sensen aquariums hdd-500

3 - Termostato de 75 watts da Eheim

4 - Filtro Eheim Classic, com esferas para as bacterias nidificarem.

5 - Substracto JBL

6 - Areão preto.

 

Coloquei substracto da JBL em 2/3 do aquário (lado esquerdo e meio), no restante 1/3 pretendo deixar apenas com o areão e uma raiz.

 

Relativamente às plantas quero definir 3 áreas distintas:

 

1 - Plano de fundo: Pretendo criar um plano de fundo com algumas plantas altas como por exemplo vallisneria ou sagittaria.

2 - Zona intermédia: Pretendo plantar umas plantas exemplares.

3 - Início: Planta pequenas do tipo acorus.

 

Agora que o plano está +/- definido, eu sei que será difícil para um novato iniciar-se num plantado, mas eu vou dar o meu melhor. Tenho estado a ler para colmatar as minhas lacunas.

 

As minhas dúvidas, para ter um plantado decente eu sei que tenho de instalar um kit de CO2, mas não quero um sistema que me custe mais de 100 euros. Por isso estive a ler sobre o assunto e ao que me parece tenho duas soluções, ou instalo um kit de co2 mini (por exemplo: http://www.amazon.de...37722680&sr=8-2) ou então faço um kit de CO2 caseiro com as duas garrafas.

 

Para um aquário de aproximadamente 40 litros, como o meu, que sistema aconselham? Estas garrafas parecem-me durar muito pouco tempo, têm noção de quanto tempo dura uma garrafa destas com um débito de 1 bolha por segundo? Eu consigo definir um horário de débito (ligado de dia/ desligado à noite)?

 

Vou ler agora sobre fertilização química para tentar compreender que nutrientes tenho de fornecer às futuras plantas.

 

Obrigado pela vossa ajuda.

 

Ricardo

Editado por rdomingu3s
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Vivas,

 

Puseste a questão num fórum que não é muito visitado, daí ainda não teres obtido respostas, de qualquer modo aui vai a minha modesta contribuição.

 

Acho que estás a fazer tudo certinho, dizes que usaste substracto da JBL, espero que seja o Aquabasis.

 

Esse kit de CO2 da Fluval está a um preço muito bom, compra logo com as 3 garrafinhas suplentes.

 

O CO2 caseiro também serve, o problema é que tem muitas flutuações e dura pouco tempo.

 

Tenho dos 2, por isso estou à vontade para falar disso.

 

Força nisso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que esses sistemas mini de co2 acabam por sair mais caro a médio prazo que um sistema pressurizado normal. Cada garrafa deve-te durar no 2-3 semanas. Quanto custa cada uma? Ao fim do ano quanto dá?

 

Uma garrafa de CO2 de 2Kg dura-te uns 6 meses (pelo menos) e para encher custa entre cerca de 20-30€ (dependendo do sítio).

 

Se te estás a iniciar em plantados e não é para desistir ao fim de 6 meses então um sistema pressurizado é a melhor opção. A única desvantagem é apenas o investimento inicial.

 

Outra alternativa é ires para plantados low-tech onde não é necessário a injecção de CO2. Sai muito mais barato pese embora tudo cresça muito mais devagar e a lista de plantas ser também mais reduzida. Mas são igualmente bonitos.

 

Tens que por nas balanças os prós e contras e veres qual o teu grau de dedicação e possibilidades.

 

Espero ter ajudado.

 

GM

 

PS: O caseiro tem algumas desvantagens mas é uma boa alternativa para ver se é isto mesmo que queres enquanto poupas uns trocos para investir no pressurizado se for esse mesmo o caminho que pretendes

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais