Osvaldo Sousa Publicado Maio 22, 2012 Publicado Maio 22, 2012 Boas pessoal, Depois de muito tempo de indecisão e de espera consegui finalmente condições para comprar o meu primeiro aquário de dimensões significativas. Acontece que os meus conhecimentos sobre o assunto apesar de não serem nulos provavelmente andam perto e gostaria de tirar umas duvidas se for possivel. O meu objectivo é ter um aquário de baixa manutenção ou vulgarmente conhecido como low-tech mas que mantenha uma boa aparência e o menos artificial possivel. Ainda não visualizei bem as dimensões do aquário mas apontava para uns 100x40x40 que deve rondar os 150L isto sem fazer contas. Entre os 100L e os 160L dependendo do orçamento que me fizerem. Agora os problemas: Sei o que devo comprar teoricamente mas nem todos os aparelhos são iguais nem a sua qualidade por isso gostaria de invocar a experiência de todos os que quiserem ajudar e assim eliminar grande parte das duvidas. Filtro exterior, (idealmente): entre 3 e 6X a "litragem" bruta do aquário mas dos poucos que vi os valores... assustaram-me bastante mas provavelmente estou a falhar na pesquisa e também para dizer a verdade não sei marcas, se fazem mais ou menos barulho, qualidade, etc. Caso haja alguma alternativa mais barata sou todo "ouvidos". Termostato: Desde que esteja entre os 150W e 200W qualquer um faz o trabalho correcto? Iluminação: Fazer uma calha? Comprar? Quantas lâmpadas de quantos W e de quantos K? Um Watt por litro? Quero começar por baixo na fauna e na flora mas dentro do possivel queria ter todo o equipamento necessário para quando os meus conhecimentos forem suficientes apesar de provavelmente 0.5W litro ser suficiente para um low-tech não sei. Testes: Kits completos, começo com PH, NH3/NH4,NO2, NO3, ou mais vale comprar logo tudo? Termómetros e medidores de PH: Vale o investimento em termómetros e medidores de PH digitais? O que me falta? Que orçamento devo esperar por tanto material e já agora um boa loja on-line onde ver preços em PT. Lamento a extensão do tópico mas alem de um hobby um aquário em boas condições e seguro para os seus habitantes é também uma ciência e algo que demora a assimilar ainda mais para um estudante em epoca de testes e exames. Abraço Osvaldo Sousa Citar
jpospr Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Bem vamos lá ver Acho que antes de mais para baixar o orçamento daria-te duas sugestões. Estares atento à zona dos classificados e tentar adquirir equipamento em 2ºmão ou ir até à zona nos Patrocinadores do fórum por exemplo à zona da Aquaristic que fazem compras em conjunto de 15 em 15 dias, com 10% de desconto sobre o valor de tabela do site em < http://fish.aquaristic.net/ > já por si os preços são mais baratos e em que os custos de transporte são divididos por todos baixando ainda mais o valor da encomenda. Tb poderás optar por sites portugueses como a Pet4You, Wate[R]evolution, Aquahobby entre outras. Em relação ao aquário tens várias opções, ou compras em Kit, género Continente ou compras de uma marca género JBL, ou ainda podes pedir fazer por medida. Eu prefiro a opção fazer por medida pois aí podemos escolher várias coisas, se comprares um kit do género da JBL vais estar a pagar por equipamento que não é recomendado, geralmente os filtros que vêm são fracos e a iluminação igualmente obrigado-te a comprar duas vezes equipamento para a mesma função. Filtro exterior deverá ter no mínimo a capacidade de filtrar 5x o volume de um aquário por hora, menos que isso não compres nada, pois os fabricantes indicam a capacidade da cabeça da bomba, desprezam quando o filtro se encontra cheios de matérias filtrantes e quando têm já alguns detritos. Regra geral a potencia baixa para metade. Em relação a marcas tens várias, mas eu apontaria para JBL e Eheim, são bons filtros, fiáveis, consomem pouco e se avariarem por algum motivo existem facilmente peças nas lojas. Não vais pelo mais barato tipo SunSun pois vais-te arrepender. O termostato, é importante e não optaria por qualquer coisa, a diferença de preço entre um bom e um mau é pequena. Optaria um Jagger que permite calibrar a temperatura a que queres a água do aquário e são bons termostatos, a proporção deverá ser de pelo menos 1w por litro Iluminação, aqui a quantidade de watts depende do tipo de lâmpadas que usares as T8 precisam de mais watts para produzirem a mesma intensidade de luz que as T5 ou as PLL , diria que para um Low-Tech se usares T8 0,5w/L seria bem com T5 ou PLL podes usar uma proporção inferior, desde que vás para os Fetos de Java, Anúbias, ou seja plantas que requeiram baixa manutenção, mas contudo se optares por um aquário baixo poderás até ter plantas de manutenção média/alta, pois a intensidade de luz apenas serve para conseguir penetrar de forma mais eficiente na coluna de água. Em relação aos testes poderás adquirir em Kit mas tens de saber avaliá-los pois mais uma vez arriscaste a comprar testes que nunca vais usar. Deverás ter em tua posse os seguintes testes, Amónia, Nitritos e Nitratos, pH, KH, Fosfatos esses serão os principais testes poderás adquirir outros mas vais usar muito pouco e depois os testes têm validade Ter um termómetro é importante, a temperatura que o aquecedor indica geralmente não corresponde ao valor exacto a que está a água, pode estar a mais pode estar a menos, um termómetro é mais preciso, tens vários modelos, mas eu indicaria-te um que fique dentro de água agarrado a uma ventosa, exteriores em papel não são muito bons, ah e esquece os medidores de pH digitais, pensa nisso quando quiseres um Hight-Tech em que o medidor de pH digital estiver ligado a uma eletrovalência a controlar o CO2 pressurizado Qualquer coisa que ainda não tenhas compreendido apita novamente, na aquariofilia o mais barato é o aquário...o mais caro é a parte envolvente Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 22, 2012 Autor Publicado: Maio 22, 2012 (editado) Bom dia, desde já obrigado pela resposta rapida e pela explicação e e não só. Em relação ao aquário vou mandar fazer por medida pois fico com as dimensões que quero a um valor bastante simpático e assim compro o restante material de qualidade e ao meu gosto. Agora voltando a iluminação, por exemplo uma calha HAILEA LUMINÁRIA DUPLA 1000mm 2X30W T8 PRETA que no total são 60W custa 105€ e uma lâmpada JBL SOLAR COLOR T5 ULTRA 1047mm-54W custa 35€. Não é rentável fazer a nossa calha ou no fim seria tudo muito próximo? É que supostamente faltam-me ainda uns 20W para o aquário que quero e fiquei surpreso com o elevado valor da iluminação. E aqui levanto-se outra duvida, caso tivesse um aquário baixo seria possivel ter plantas de media/manutenção, (pelo que li na msg), mas nesse caso e imaginemos que tenho 80W com lâmpadas T5, não iria necessitar de um sistema de CO2? Mais uma questão, é aconselhado apesar de não ser necessário, ter substrato fértil para a plantação low-tech? Que plantas aconselhas para que fique um aquário bem preenchido, natural e agradável a vista? Termostato, filtro, termómetro e teste vou ter em conta o que disseste e vou pesquisar melhor de forma a fazer um orçamente médio. Não me quero alongar muito porque a pesquisar é que se aprende mas como isto anda apertado de tempo calha sempre bem ter a quem perguntar, obrigado. Abraço Editado Maio 22, 2012 por Osvaldo Sousa Citar
jpospr Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Antes de mais acho que estás a misturar uma coisa, falas da calha HAILEA LUMINÁRIA DUPLA 1000mm 2X30W T8 PRETA e depois de iluminação T5 essa calha é para lâmpadas T8. De qualquer das formas não sei onde foste ver os preços mas se fores a Aquaeden tens T5 de 80w com o comprimento de 144,9cm a 10.91€ (link) bem maiores que o teu aquário. Se optares por lâmpadas tubulares sejam elas T8, T5 ou PLL a tua calha pode ser mais pequena do que o aquário, não tem de ter exactamente o mesmo tamanho, pois a luz dispersa-se em forma de cone por exemplo a T5 de 21w mede 84,9cm e custa 7.22€ (link). De qualquer das formas aconselho-te se fores comprar um fazer uma calha que os balastros sejam electrónicos, fazem consumir menos electricidade e poupam a vida da lâmpada. Em relação à questão sobre se é necessário um sistema de CO2 com bastante intensidade de luz, a resposta é depende. A intensidade de luz é o catalizador para a velocidade de crescimento das plantas é o que diz à planta "cresce rápido" ou "cresce devagar" se tivermos muita luz vamos estimular o crescimento da planta, mas para isso ela precisa de outros componentes para crescer, se não vai ter problemas. Conforme o tipo de iluminação que fores colocar seja ela T8 ou T5 (eu prefiro T5 pelos consumos energéticos) não te aconselharia a teres mais de 0.5w por litro ou então a teres até a um max de 1w por litro mas com a opção de poderes desligar lâmpadas. Isto para quê? Pq se estás a dar os primeiros passos e vais começar a estimular as plantas a um grande crescimento, vais ter de te familiarizar tb rapidamente com os processos de fertilização das plantas, Macro Nutrientes e Micro Nutrientes e acho que tu não vais querer ir já por aí, é preferível que tenhas plantas de crescimento lento saudáveis, que plantas de crescimento rápido que estejam sempre com carências, até pq carências nas plantas significa que as algas têm espaço para proliferar. Em relação ao substrato fértil, sejam plantas "low-tech" ou "hight-tec" é aconselhavel teres um substrato fértil por baixo de um inerte de forma a que este sirva de tampa, evitando que os nutrientes se espalhem rapidamente pela coluna de água. E é aconselhável pq? Pq um dia apetece-te colocar uma planta mais exigente e já lá está o substrato fértil, uma coisa que nós evitamos ao máximo é mexer no substrato e fazer alterações a esse nível pois mexer no substrato para além de turvar a água pode fazer um enorme pico de amónia. Há quem defenda que o substrato fértil tem tempo de vida, e provavelmente tem, mas enquanto ele está a libertar nutrientes vão sendo acumulados tb pelo inerte ao mesmo tempo que os peixes libertam tb eles nutrientes. De qualquer das formas um substrato fértil deverá sempre ser acompanhado de fertilização liquida, pois as plantas aquáticas têm a capacidade de absorver os nutrientes pelas folhas. A Tropica tem 2 fertilizantes "tudo em 1" o TPN e o TPN+ pesquisa sobre estes fertilizantes, há outras marcas mas esta parece-me o mais indicado, outra marca que eu utilizo é a Seachem mas aí é preciso ter-se mais prática, pois tem todos os fertilizantes que tem uma dose da Tropica, mas tudo em separado, ou seja, tu podes introduzir a quantidade de fertilizante que queres à medida do teu aquário Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 22, 2012 Autor Publicado: Maio 22, 2012 Sim eu falei na calha para lâmpadas T8 e depois na lâmpada T5 mas não foi misturar, foi supostamente comparar um calha para um lâmpada inferior com o valor de uma lâmpada T5, melhor, e depois fazer a calha. Para saber se valia o investimento e se ficava mais barato. E se não me engano vi na pet4you tanto a calha como a lâmpada. Vi também filtros a melhor preço mas mesmo assim gostaria que me dissessem se é o valor "normal" e que deveria pagar. Vi dois modelos que me interessaram e mais que suficientes espero: JBL CRISTALPROFI E701 GREENLINE por 79.63€ SERA FIL BIOACTIVE 250 por 69.44€ E em relação aos plantas low-tech, sei alguns nomes "vulgares" mas em latim é para esquecer. O que seria uma boa mistura de plantas, 3 ou 4 tipos diferentes?? Citar
jpospr Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Filtros apostava no JBL GreenLine que são a nova versão dos JBL Plantas fáceis, tens anubias, fetos de java, musgos Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
jplonga Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Boas experimenta o site www.zooplus.es, filtros bons e baratos, oferecem portes. Quanto ao resto ddeixo comentário depois, que só li a parte dos filtros. Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 22, 2012 Autor Publicado: Maio 22, 2012 Hum ok obrigado pelas respostas e pelo link. Agora um pouco fora dos aspectos técnicos e mais virado para a manutenção, como se faz uma boa limpeza num aquário plantado? Limpar o substrato imagino que se torne impossível ou não é necessário devido as plantas? E necessito de bomba de ar? Abraço Citar
jpospr Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Limpar substrato não se limpa, aspira-se com um sifão que ao retirar água do aquário leva com ele partículas do fundo, a isso chama-se TPA (Troca Parcial de Água) pois deverá ser parcial cerca de 30% e deverá-se fazer todas as semanas ou pelo menos de 15 em 15 dias. Bomba de ar não é necessário as trocas gasosas fazem-te na película superficial da água, a movimentação dessa película fica a cargo do filtro, regulando saída mais para cima ou mais para baixo Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
sc4rely Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Boas, Primeiro quero pedir desculpa ao Osvaldo por estar a invadir o seu tópico, mas falou-se em fertilizantes, e é exactamente uma das dúvidas que ando a ter! jpospr, falaste no Tropica TPN e TPN+, e se calhar consegues me tirar uma dúvida...O TPN+ é igual ao TPN, mas com Nitratos e Fosfatos, ou tem mais alguma diferença? Citar O Inicio de um Vício!
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 22, 2012 Autor Publicado: Maio 22, 2012 (editado) Sim eu estava "ocorrente" da importância das TPA mas em alguns vídeos que vi passavam sempre com o sifão pelo cascalho/substrato mas com plantas isso é impossível de se fazer. Pensando melhor ate é possivel que algum desse "lixo" sirva como fertilizante e dai ser apenas necessário a TPA. Tenho mais algumas duvidas a perguntar mas para já vou-me concentrar em fazer uma lista de todo o material e depois coloco aqui para alguma reflexão visto não conhecer valores nem qualidade do material. Abraço PS:Permissão para invadir tópico sempre que necessário. Editado Maio 22, 2012 por Osvaldo Sousa Citar
jpospr Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 (editado) Boas, Primeiro quero pedir desculpa ao Osvaldo por estar a invadir o seu tópico, mas falou-se em fertilizantes, e é exactamente uma das dúvidas que ando a ter! jpospr, falaste no Tropica TPN e TPN+, e se calhar consegues me tirar uma dúvida...O TPN+ é igual ao TPN, mas com Nitratos e Fosfatos, ou tem mais alguma diferença? TPN contem: 0.79% Potassium [K] 0.39% Magnesium [Mg] 0.04% Manganese [Mn] 1.01% Sulphur 0.07% Iron [Fe] TPN + 1.34% Nitrogen [N] 0.1% Phosphate [P] 1.03% Potassium [K] 0.91% Sulphur 0.04% Magnesium [Mg] 0.07% Iron [Fe] Traces of: Boron , Copper [Cu], Manganese [Mn], Molybdenum [Mo], Zinc [Zn] TPN + para um aquário que já produza naturalmente N que é o normal, pois é o processo natural da transformação de Amónia em Nitratos, não será o melhor fertilizante, mas é uma questão de se avaliar, pois se for densamente plantado as plantas podem consumir os Nitratos todos que estão disponíveis na coluna de água Editado Maio 22, 2012 por jpospr Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
sc4rely Publicado: Maio 23, 2012 Publicado: Maio 23, 2012 (editado) Portanto, se percebi bem... TPN+ - plantado TPN - Quantidade q.b de plantas Obrigado pela clarificação! Se puderes passar pelo meu tópico, assim consigo explicar melhor aquilo que estou a pretender fazer! Cheira-me que vou precisar de mais ajuda lol p.s Osvaldo, prometo que quando for mais entendido na matéria contribuo com mais do que isto lol entretanto, e visto que o teu aqua tem as mesmas medidas que o meu, aconselho te, o eheim professionel 3 2073...Faz 1050 l/hora e vai de encontro ao que tu precisas (+- 5x o volume do aqua), e pelo que li, é só boas críticas. Relativamente ao preço, eu arranjei a 138 euros + portes, pela aquaristik! Editado Maio 23, 2012 por sc4rely Citar O Inicio de um Vício!
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 23, 2012 Autor Publicado: Maio 23, 2012 Ok, o filtro JBL CRISTALPROFI E701 GREENLINE parece-me bem mas é sempre bom ver outros, o que falas-te é um excelente filtro pelo que li mas um pouco mais caro do que queria dar. No maximo vou ate ao modelo EHEIM PROFISSIONAL 3 2071 de 950L que encontro a 128€ e é mais do que suficiente. Depois deixo a lista de material quando puder, agora estou sem tempo. Abraço Citar
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 24, 2012 Autor Publicado: Maio 24, 2012 (editado) Boa noite a todos, Bem como prometido fica aqui a lista do material em que estou interessado para que os mais entendidos possam opinar/ajudar: JBL CRISTALPROFI E901 GREENLINE LUMINÁRIA DUPLA HDD-B 100cm 2x39W T5 AQUILI TESTE 5 EM 1 EHEIM JAGER AQUECEDOR DE PRECISAO 150W SIFAO/ASPIRADOR TERMOMETRO EM VIDRO COM VENTOSA LIMPADOR MAGNETICO COM FLUTUANTE PINÇA CURVA JBL FILTERSTART HOBBY ZEOLITH 1KG LA FILTRANTE 500GR SEACHEM PURIGEN SACO PARA MATERIAL FILTRANTE SEACHEM PRIME O aquário provavelmente vai ter 100x40x40 ou perto desses valores ou seja uns 150L. Falta ainda o substrato fértil pois não tenho ainda bem a ideia de um que seja bom e barato e depois sei que podemos usar o substrato inerte ou areão, (não sei se é sinonimo), que queremos basicamente, mas eu queria ou fundo preto, relativamente fino, para maior contras-te com o verde das plantas e a cor dos peixes. Opcional: WATER PLANT KIT SEMI-PRO, (CO2) - Isto claro esta para usar uma mistura caseira apenas caso as plantas não desenvolvam como gostaria e se todos os outros parâmetros tiverem bem regulados. A partir daqui preciso que me digam se me falta algo importante ou se posso com estes produtos começar sem problemas. (Tenham atenção a questão do substrato sff caso não me falte nada para já). O orçamento final com aquário não deve ultrapassar os 350€ Abraço Editado Maio 24, 2012 por Osvaldo Sousa Citar
jpospr Publicado: Maio 24, 2012 Publicado: Maio 24, 2012 Sugestão para substrato inerte negro Seachem Flourite Black Foi o que utilizei no meu aqua e ficou muito bem Sugestão para substrato fertil JBL AquaBasis Plus ou então JBL ProfloraStart já não sei qual dos 2 usei na minha montagem confesso. Encomenda aqui na zona dos Patrocinadores na Aquaristic, representante em Portugal do site que contém os links que te dei, tens 10% de desconto sobre o valor de tabela Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 24, 2012 Autor Publicado: Maio 24, 2012 (editado) Boas, Obrigado pelas sugestões. E em relação ao material parece tudo em ordem? Reparei há uns minutos depois de ler um tópico por acaso que não é aconselhado usar aquatan quando se tem purigen no filtro. É este tipo de erros e enganos que gostaria de evitar a todo o custo pois alem de não ser benéfico também fica mais caro. :S Quem puder dar uma dica ou outra sempre que possivel agradecia. E obrigado a todos os que já o fizeram. Em relação as encomendas ainda tenho de ver melhor como funcionam, fiquei um pouco confuso agora a primeira olhadela. Recebo as encomendas em casa?? A quem dou os dados e faço o pagamento? Posso fazer encomenda de todo o material que precisar? E o substrato, 5kg de substrato fértil e 10kg de substrato inerte? 15kg no total é demasiado, suficiente ou deficiente? Abraço PS: O filtro tem 4 compartimentos, 1 para a fibra, 1 para o carvão ou zeolith e 2 para a cerâmica correcto? Então e o purigen substitui a cerâmica ou adiciona-se um compartimento extra ou retira-se um de cerâmica, como? Editado Maio 24, 2012 por Osvaldo Sousa Citar
jpospr Publicado: Maio 24, 2012 Publicado: Maio 24, 2012 Purigen e aquatan parecem ser de facto incompatíveis, eu aconselho-te a usares Seachem Prime se fores ver as características é o melhor no mercado e não interage com o Purigen, o Purigen não substitui nada, poderás retirar algumas cerâmicas para o saco encaixar melhor mas nada mais que isso até pq a quantidade que precisas de Purigen para o teu aquário será reduzida. Não deves na minha visão de monntar um sistema de filtragem equipar o filtro logo com carvão activado, carvão activado serve para retirar medicamentos da coluna de água após um tratamento, e tem a capacidade de absorver constituintes da água essenciais às plantas e peixes, como por exemplo sais. O carvão tb tem um tempo de vida curto, sensivelmente de 1 mês, após esse período fica saturado e começa a libertar o que absorveu não se tornando de todo benéfico Para saberes a quantidade de substrato que queres fazes como fazes para saber a litragem do aquário, comprimento do aquário X altura do substrato X largura do aquário e depois convertes que Kg (+/-) Imaginemos que queres 5cm de substrato teremos então 100cmx5cmx40cm=16L que deverá ser um pouco mais em Kg talvez 20Kg Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 24, 2012 Autor Publicado: Maio 24, 2012 Siim foi a troca que fiz logo depois de ler o tópico foi colocar o prime e tirar o aquatan. Em relação ao carvão eu queria usar zeolith e não carvão activado. Acho que o zeolith dura mais tempo e talvez seja um pouco melhor não sei, li em qualquer lado. Estou certo? Quanto a quantidade de substrato os 5cm que deste de exemplo é suficiente? Esses 20kg traduzem-se em quantos kg de cada substrato? Citar
jpospr Publicado: Maio 25, 2012 Publicado: Maio 25, 2012 Qual é a intenção de usar zeolith? 5cm é o recomendado podes colocar menos à frente e mais atrás que tb é como deve ser colocado para inclinar um pouco e dar mais volume Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 25, 2012 Autor Publicado: Maio 25, 2012 Sugeres então que use o carvão? Li que o zeolith em ambientes baixos em nutrientes proporciona um melhor desenvolvimento das bactérias e que podes baixar a percentagem de agua nas TPA´s, etc. Também é mais duradouro mas não sei se tem o mesmo desempenho que o carvão nem o mesmo objectivo. Apesar de tudo o que disse o propósito de usar zeolith tem mesmo a ver apenas com o tempo de troca mas não sei muito sobre o produto, são estas pequenas coisas que deixo em aberto para ser corrigido pelos mais experientes. 5cm de substrato total? inerte mais fértil correcto? 50-50 em termos de percentagem ou basta uns 6 ou 7 kg de fertil e uns 13-15 kg de inerte? Citar
jpospr Publicado: Maio 28, 2012 Publicado: Maio 28, 2012 Antes de mais se não sabes a função pq pensaste em colocar? Zeolith: Material para a filtragem biológica e mecânica de aquários de água doce e salgada. A Zeolith é um material natural de origem vulcânica dotado de uma estrutura molecular muito regular e de uma elevadíssima microporosidade que absorve moléculas e iões de distintas composições e dimensões, de modo a neutralizar amoníaco, silicatos, nitritos, nitratos. Zeolith da Prodac International têm uma área de superfície interna de 600 mq/g, o que garante a total absorção dos contaminantes orgânicos e químicos Eu não sei se queres usar este tipo de filtrante, especialmente quando não tens a certeza da sua função. Em relação activado eu há dias disse Não deves na minha visão de montar um sistema de filtragem equipar o filtro logo com carvão activado, carvão activado serve para retirar medicamentos da coluna de água após um tratamento, e tem a capacidade de absorver constituintes da água essenciais às plantas e peixes, como por exemplo sais. O carvão tb tem um tempo de vida curto, sensivelmente de 1 mês, após esse período fica saturado e começa a libertar o que absorveu não se tornando de todo benéfico Por isso não recomendo a sua utilização, a não ser em acções para remover medicamentos da coluna de água. TPA's fazem-se semanalmente ou de 15 em 15 dias não deverá ser isso que te vai cansar. Se queres colocar fértil, deverá ser uma camada fina por baixo do inerte, cerca de 1cm chega perfeitamente e depois colocas o inerte por cima, para dar um maior volume deverás colocar por hipótese, 7cm atrás e 3 cm à frente Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 28, 2012 Autor Publicado: Maio 28, 2012 Antes de mais se não sabes a função pq pensaste em colocar? Zeolith: Material para a filtragem biológica e mecânica de aquários de água doce e salgada. A Zeolith é um material natural de origem vulcânica dotado de uma estrutura molecular muito regular e de uma elevadíssima microporosidade que absorve moléculas e iões de distintas composições e dimensões, de modo a neutralizar amoníaco, silicatos, nitritos, nitratos. Zeolith da Prodac International têm uma área de superfície interna de 600 mq/g, o que garante a total absorção dos contaminantes orgânicos e químicos Eu não sei se queres usar este tipo de filtrante, especialmente quando não tens a certeza da sua função. Em relação activado eu há dias disse Por isso não recomendo a sua utilização, a não ser em acções para remover medicamentos da coluna de água. TPA's fazem-se semanalmente ou de 15 em 15 dias não deverá ser isso que te vai cansar. Se queres colocar fértil, deverá ser uma camada fina por baixo do inerte, cerca de 1cm chega perfeitamente e depois colocas o inerte por cima, para dar um maior volume deverás colocar por hipótese, 7cm atrás e 3 cm à frente Pois não me deves ter percebido porque não me parece que eu tenha dito na msg anterior que não sabia a sua função, o que eu disse é que não sabia muito sobre o produto o que são coisas diferentes. Parece-me li bem sobre o zeolith só não sei se esse produto se justifica em substituição do carvão ou se não uso nem um nem outro. Assim sendo que diferentes camadas/produtos devo usar no filtro. De baixo para cima: Esponja/La filtrante, purigen, cerâmica, cerâmica? Como acelerador biológico estava a pensar no JBL Filterstart mas o Nitrivec é melhor opção certo? Abraço Osvaldo Sousa PS: Eu tenho a lista do material mais a cima, caso não concordem com algo basta fazer citar e corrigir ou a frente dizer por exemplo que não é boa opção. Citar
jpospr Publicado: Maio 28, 2012 Publicado: Maio 28, 2012 Pois não me deves ter percebido porque não me parece que eu tenha dito na msg anterior que não sabia a sua função, o que eu disse é que não sabia muito sobre o produto o que são coisas diferentes. Parece-me li bem sobre o zeolith só não sei se esse produto se justifica em substituição do carvão ou se não uso nem um nem outro. Assim sendo que diferentes camadas/produtos devo usar no filtro. De baixo para cima: Esponja/La filtrante, purigen, cerâmica, cerâmica? Como acelerador biológico estava a pensar no JBL Filterstart mas o Nitrivec é melhor opção certo? Abraço Osvaldo Sousa PS: Eu tenho a lista do material mais a cima, caso não concordem com algo basta fazer citar e corrigir ou a frente dizer por exemplo que não é boa opção. Confesso que eu tive de ver o que era o zeolith a mim parece-me que é um misto entre o carvão activado e as cerâmicas, pois parece-me que para além de favorecer as colónias de bactérias tb tem uma capacidade de diltragem quimica (corrige-me) se tiver enganado na ideia que tens. Se queres comprar o zeolith não te vou indicar para não comprares pois parece-me ser um bom produto, da mesma forma que tb não te vou contra-indicar a compra de carvão activo, acho que podes ter ambos os produtos ctg, mas se calhar não os usava como matérias filtrantes fixas, utilizar-ia com o propósito de alguma coisa, com algum objectivo em mente. Até pq eu nem sei qual é o limite de saturação do zeolith do carvão activo tenho noção que o max será de 1 mês. A minha concepção de montar as matérias filtrantes foi reformulada recentemente após ter estado a trocar ideias com uma vendedora de uma loja, que me pareceu ter todo o sentido, assim sendo eu indicaria para uma filtragem eficiente: 1º água passa por cilindros de cerâmica que fornecem uma filtragem mecânica 2º água passa por uma esponja grossa sendo tb esta uma filtragem mecânica 3º cerâmicas porosas que deverão estar dentro de um saco, filtragem biológica 4ª outras cerâmicas porosas dentro de outro saco, filtragem biológica 5º lã de vidro fina que filtra mecanicamente as partículas mais pequenas, fornecendo uma água mais límpida. O pq dos 2 sacos com cerâmicas? Pq o 1º saco de cerâmicas irá ter um tempo de vida mais curto que o 2º, ao fim de 6 meses / 1 ano o conteúdo do 1º saco irá para o lixo sendo trocado por cerâmicas novas e o 2º saco passará para a posição do 1º. Se não tivermos as cerâmicas divididas em sacos, não vamos conseguir distingui-las Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Osvaldo Sousa Publicado: Maio 28, 2012 Autor Publicado: Maio 28, 2012 Exacto, mas agora outra questão relacionada com o zeolith e o carvão. Visto eu ir usar agua de um furo/poço o carvão ou o zeolith não faz sentido? Estamos a falar claro sem os devidos testes a agua que irei efectuar assim que possivel. Em relação as matérias filtrantes estão organizadas de cima para baixo suposto mas no 1º, 3º e 4º é o mesmo tipo de cerâmica? Tenho de ir trocar ideias com uma vendedora também.. Citar
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