Mais um curioso a querer fazer um aqua

Recommended Posts

• Replies 150
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Uma má noticia :(

O meu irmão ligou me e disse que o meu ancistrus não se mexia :( disse lhe para por num tapawer com agua do aqua e dar lhe comida a ver se ainda tinha forças para recuperar..

O que poderá ter sido? ainda ontem andava bem

Quando chegar a casa vou medir os parametros da água a ver se tem algum tico de amónia ou nitritos..

Que azar, gostava tanto dele..

João

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Partilhar nas redes sociais

Uma má noticia :(

O meu irmão ligou me e disse que o meu ancistrus não se mexia :( disse lhe para por num tapawer com agua do aqua e dar lhe comida a ver se ainda tinha forças para recuperar..

O que poderá ter sido? ainda ontem andava bem

Quando chegar a casa vou medir os parametros da água a ver se tem algum tico de amónia ou nitritos..

Que azar, gostava tanto dele..

Compras-te o ancistrus na loja que me disses te???E é um peixe que ate corto....

Segundo o meu irmão, morreu mesmo :( :sad:

Vou sentir falta dele..

A minha namorada disse em arranjar um para não sentir tanto a perda deste.. mas não sei..

Editado por João Vieira

João

eu punha-me era quieto... dois peixes em dois dias não é normal. Medir todos os valores de novo e 50% de TPA para começar e esperar 2 semanas até meter mais animais.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

eu punha-me era quieto... dois peixes em dois dias não é normal. Medir todos os valores de novo e 50% de TPA para começar e esperar 2 semanas até meter mais animais.

Foi só um e só hoje..

Mas quando chegar vou fazer os testes e fazer uma TPA

João

Arg... esquece, estou a confundir com outro tópico de ontem... já são tantos a acompanhar... sorry :(

Mas faz lá os testes e uma TPA

_________

Acredito que confundas, são tanto tópicos..

Foto não tenho porque apanha lo era dificil, mas tem comido, ainda ontem o vi comer.

Que tipo de comida davas aos teus?

João

Eu só dou as pastilhas, tive a vê-lo e até estava bem, não estava magro, era quase como a tua foto mais recente..

No meio de um dia mau, uma boa noticia, chegou o regulador, depois do jantar vou instalar tudo..

João

Fiz os testes, NH e NO2 a 0, o estranho é ter os nitratos a 5, devia de ter mais não?

agora vou fazer a tpa

João

Estava a montar o sistema todo contente e ao chegar ao conta bolhas reparo que o tubo é fino para o meu conta bolhas.. que azar, uma coisa que devia ter verificado quando comprei o regulador e podia ter mandado vir.. bem amanha lá vou eu procurar nas lojas a ver se encontro um mais largo..

João

Pega numa chávena de café, enche com água a ferver, mete a ponta do tubo la dentro. Espera 4 minutos e depois enfia o tubo no conta bolhas. Ta feito.

_________

Bom dia,

Os peixes estão todos bem :)

Agora o que me está a preocupar é as plantas, tenho CO2 há uma semana e não sejo muito crescimento. Tenho medido e os nitratos estão sempre perto de 0.

É normal ou tenho que começar a usar fertilizantes?

Estou certo que tenho que comprar o teste de CO2, mas ainda não encontrei há venda cá em Braga.

João

Pois, já estava a espera disso, estou a ver que vai a minha proxima aventura :) mais umas leituras para fazer :)

Mas quem quiser fazer um resumo está a vontade :)

João

Antes demais, bem vinda! :smile2:

Colocas uma questão, se não A questão principal, em aquários plantados: Quanto fertilizar para ter uma flora saudável e sem algas??

O ideal, pelo que li, seria que a quantidade de nutrientes (Micros e Macros) que introduzíssemos no aquário fosse a mesma que a taxa máxima de absorção da flora! Imagina que te dão um prato com comida, com uma quantidade perfeita para ti...Tu comes tudo o que está no prato, sentes-te satisfeita, e não sobra nada para as moscas...Neste caso, tu sendo a planta, o prato de comida os nutrientes e as moscas as algas! Agora, imagina, que vais almoçar com uma amiga, e em vez de te trazerem pratos individuais com as quantidades perfeitas para cada uma, trazem-te uma travessa com uma dose para dois. Neste caso, o mais provável de acontecer é ficar comida na travessa, porque as vossas "necessidades" são diferentes. Ora, isto acontece com as plantas, nem todas as plantas têm a mesma taxa de absorção, e assim, é quase impossível de introduzir as quantidades certas para criar um equilíbrio perfeito.

Para ainda te baralhar um pouco mais, existe uma lei chamada "Lei dos mínimos", que, em grosso modo, diz que as plantas só consomem o que a quantidade disponível do nutriente em menor quantidade permitir, ou seja, se tu tiveres um nutriente (p.e Nitratos) em falta a planta só vai consumir os outros nutrientes até que os nitratos se esgotem totalmente, e depois disso, para de consumir qualquer nutriente. E aí as algas atacam, porque conseguem aproveitar estes desequilíbrios de nutrientes melhores que o resto da flora...

E aqui entra o método que o Paul estava a falar...Este método chama-se Método Estimativo de Fertilização (The Estimative Index of Dosing). Se forneceres por excesso os nutrientes, as plantas nunca vão estar limitadas pelos nutrientes. E voltas-me a perguntar: Mas se eu estou a dar nutrientes a mais, as algas não se vão aproveitar disso??

Voltamos a analogia. Volta a pensar na travessa de comida, para ti e para a tua amiga. Acabam de comer e sobrou comida. Agora, em vez de a travessa ficar na mesa e as moscas se aproveitarem, vem um empregado e tira-vos a travessa mal vocês acabem de comer.

O método de estimativa, utiliza uma maneira muito simples de evitar estes erros: TPA's semanais de 50%. Ao fazeres a TPA, estás a fazer um reset no teu aquário, não dando tempo às algas para se aproveitarem do excedente.

Mas lembra-te, a principal causa de algas, não é o excedente de nutrientes, mas sim os desequilibro entre eles...

in "O inicio de um vicio"

by: Sc4rley (Rafa)

Editado por Eliezer costa

Obrigado, há noite vou investigar o tópico dele :)

Se o Sc4rley (Rafa) quiser vir dar a opinião está a vontade :D

João

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!