Eliezer costa Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 é só para ler o negrito xD Citar Eliezer "The end of the world"
Paul Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Looool!! A festa de ontem fez te bem ao espirito Eliezer!! Citar Tanpanama -
Eliezer costa Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 mas vai-me fazer mal ao corpo...0.o Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Acho que hoje o eliezer esticou-se demais e vai sentir o frio do Aço nas costas quando chegar a casa... Mas prognósticos so no final do jogo... Ou deveria dizer no final do matadouro? Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Boas noites pessoal! Fiz agora uns testes (provavelmente estou a fazer muitos, mas a curiosidade fala mais alto lol), e parece-me estar tudo a andar relativamente bem. Fiz TPA no dia 2 e fiz fertilização com TPN+ (os resultados que estão na tabela, foram tirados antes da TPA). Como seria de esperar a amónia baixou, mas curiosamente os nitritos aumentaram, o que parece indicar que tenho o ciclo a arrancar a todo o gás! Os nitratos tiveram um aumento bastante considerável, mas duvido que seja o resultado da transformação de nitritos em nitratos, portanto deve ter sido do TPN+.. * testes não realizados Abraços Citar O Inicio de um Vício!
Paul Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Fizeste e respondeste a todas as tuas perguntas! Assim o forum é inútil! Continua! Citar Tanpanama -
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 O fórum também serve para partilhar experiências, novidades, conhecimentos, fugir da mulher, falar de tudo e mais alguma coisa, etc... Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 5, 2012 Autor Publicado: Julho 5, 2012 Assim vou partilhando as minhas pequenas conquistas, e caso esteja a tirar alguma conclusão errada alguém de certeza que me corrige!! .png' alt=':biggn:'> O fórum também serve para partilhar experiências, novidades, conhecimentos, fugir da mulher, falar de tudo e mais alguma coisa, etc... Tem mesmo que ser aqui no fórum, porque nenhum dos meus amigos têm aquário, e já estão fartos de me ouvir falar do ciclo do azoto, plantas, fertilizações e afins lolol Citar O Inicio de um Vício!
sc4rely Publicado: Julho 5, 2012 Autor Publicado: Julho 5, 2012 ahh quase que me esquecia...Fica aqui também o meu planeamento dos temporizadores: Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 5, 2012 Publicado: Julho 5, 2012 o co2 devia desligar Às 23:30... não faz sentido injetares co2 com moonlight. Também não faz sentido injetares co2 até ao final do fotoperiodo porque o CO2 não vai ser aproveitado. Para isso 1 ou 2 horas antes. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 5, 2012 Autor Publicado: Julho 5, 2012 Bem me parecia que não devia...Por ter lido que se devia ligar 1 ou 2 horas antes, e como já li isso faz algum tempo, fiz confusão e supus que só se devia desligar também 1 ou 2 horas depois! Claro que não faz sentido nenhum! Erro corrigido! Thanks! Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 5, 2012 Publicado: Julho 5, 2012 Continuo a achar as 8h um exagero sobretudo no inicio e com pouca massa vegetal. Tens muita luz não tens?... reduz isso para 6-7h que mais só vai estimular é as algas. Quando o aquário estiver "viçoso" logo aumentas e brincas com isso para ver quais os resultados. Eu estou a considerar seriamente em reduzir o meu fotoperiodo de 6 para 5 que não dou conta das plantas. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Eliezer costa Publicado: Julho 5, 2012 Publicado: Julho 5, 2012 mas tu é luz, co2 e fertelizante com fartura...xD ja pensaste em começar a reduzir em todos??? Citar Eliezer "The end of the world"
sc4rely Publicado: Julho 5, 2012 Autor Publicado: Julho 5, 2012 Continuo a achar as 8h um exagero sobretudo no inicio e com pouca massa vegetal. Tens muita luz não tens?... reduz isso para 6-7h que mais só vai estimular é as algas. Quando o aquário estiver "viçoso" logo aumentas e brincas com isso para ver quais os resultados. Tony, não percebi ao que te referes quando disseste 8 horas...Estás a falar do Co2? Se for, com as alterações que disseste para fazer (parar o fornecimento de Co2 às 23h30), passa para 7 horas! Em relação à luz, estou entre 0,6 e 0,7 watts por litro, e com a redução que me aconselharam, passei de 9 horas para 7 horas... Abraços Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 5, 2012 Publicado: Julho 5, 2012 Estava a falar das luzes mas sim... com essa relação de Watts, mantem isso em 7... no teu quadro é que tinhas outra vez 8, por isso o comentário. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Julho 5, 2012 Publicado: Julho 5, 2012 mas tu é luz, co2 e fertelizante com fartura...xDja pensaste em começar a reduzir em todos??? Já reduzi no CO2 1 hora (2 horas desde da semana passada)... as luzes é que sou capaz de baixar para 70% em vez de 100% e manter as 6 horas... tenho que ver. O fertilizante só reduzo se começar a notar acumulação de nitratos mas neste momento estão a mamar-me 28ppm por semana... Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 5, 2012 Autor Publicado: Julho 5, 2012 Deves ter feito confusão...Nunca cheguei a ter 8h na linha 2x45 watts! Esteve sempre em 7h... Devo ter sido eu, quando disse Erro corrigido, e pensaste que tinha alterado o quadro! MORTE ÀS ALGAS!!! lol Citar O Inicio de um Vício!
mad&mor Publicado: Julho 5, 2012 Publicado: Julho 5, 2012 Uffffa... 3 páginas é obra!! xD Bem... Só queria voltar um pouco atrás em relação às pastilhas Co2 da Sera, estás a usar o reactor ou apenas atiras as pastilhas lá para dentro? É que se estás a usar o reactor, tudo muito bem, mas certifica que está colocado perto da saída do tubo do filtro para ter agitação ao pé senão não se espalha. Se estás a usar apenas a pastilha lá para dentro, estás a deitar dinheiro fora! xD Conclusão de usar as pastilhas, que uso, estou relativamente satisfeito pelos resultados do mesmo, a grande vantagem é para quem tem mais que um aqua, tira-se o reactor e coloca-se no outro, pastilha lá para dentro e pronto. Não tenho queixas, se é a mesma coisa que pressurizado? Claro que não! É mais bonito do que ver bolinhas a sair de um diffusor todo pipi em vidro... Não bem... Mas resulta Cumps! Citar
sc4rely Publicado: Julho 5, 2012 Autor Publicado: Julho 5, 2012 Boas mad&mor, Sim, este tópico levou paqui uma revolução nos últimos dois dias lol Só queria voltar um pouco atrás em relação às pastilhas Co2 da Sera, estás a usar o reactor ou apenas atiras as pastilhas lá para dentro? É que se estás a usar o reactor, tudo muito bem, mas certifica que está colocado perto da saída do tubo do filtro para ter agitação ao pé senão não se espalha. Se estás a usar apenas a pastilha lá para dentro, estás a deitar dinheiro fora! xD Pus o reactor, mais ou menos a 2 cm da linha de água, exactamente por baixo da flauta! Eu também fiquei relativamente satisfeito com o produto, mas é sempre aquela coisa, controlo não tens nenhum! Mas deu para as plantas que se estavam a ir abaixo, arrebitarem! Abraços e obrigado por teres tido a paciência de ler isto tudo lol Citar O Inicio de um Vício!
mad&mor Publicado: Julho 5, 2012 Publicado: Julho 5, 2012 Boas, 2cm é muito... Tenta colocar mesmo os 0,5cm sensivelmente... Senão os tais X mg demora mtoooo mais tempo a dissipar-se... Mesmo assim a mim demora às vezes umas 8 Horas quando a agua está "saturada" de co2 Esse areão? Tem levantado? Ou não levanta tão facilmente quanto isso? Qual é o teu feedback sobre o Sansibar? Cumps! Citar
sc4rely Publicado: Julho 5, 2012 Autor Publicado: Julho 5, 2012 Okay, vou corrigir isso! De qualquer maneira vou ver se monto o pressurizado amanhã Em relação à areia, noto muito pouca movimentação (quase nada)...Só mesmo durante a aspiração é que se tem que ter mais cuidado, porque se puseres o sifão muito perto é capaz de levantar e aspirar um bocadinho, mas nada demais... A única desvantagem assim de caras, é mesmo o facto de ser bastante clara, e vê-se a porcaria toda, mas nada que não se resolva nas TPAS semanais, com mais um bocadinho de trabalho! Overall, estou bastante contente com a escolha! Até agora, a única planta que tenho que é para enterrar no substrato é a blyxa, que já deves ter visto teve um período que não estava a ficar muito bem, mas duvido que tenha tido alguma coisa a ver com a areia, porque foi só começar com as fertilizações e acrescentar um bocado de Co2 que ela começou a arrebitar (ainda não está como quero, mas para lá caminha) Citar O Inicio de um Vício!
mad&mor Publicado: Julho 5, 2012 Publicado: Julho 5, 2012 Mas não meteste Aquabasis? Ou outro fértil qualquer? Citar
sc4rely Publicado: Julho 5, 2012 Autor Publicado: Julho 5, 2012 Tenho substrato fértil da Tropica por baixo do sansibar! O que queria dizer, quando falei da areia e das plantas, era que, na minha pouca experiência, a areia de granulometria muito fina (neste caso, a sansibar white), não parece influenciar negativamente as plantas. Muita informação que se encontra pela net, é que a areia de granulometria fina, sufoca as raízes, e pela minha experiência e principalmente pelo que li sobre a experiência de outros, isso não acontece!!! (este assunto foi debatido logo no inicio deste tópico) Citar O Inicio de um Vício!
sc4rely Publicado: Julho 6, 2012 Autor Publicado: Julho 6, 2012 Boas pessoal, Hoje venho com actualizações divididas em duas partes: Parte Negativa: As algas parecem estar a ganhar terreno, como vão poder ver pelas fotos! A GSA alastrou um bocado pela areia e começa agora a aparecer no vidro frontal... Neste momento quase que parece que tenho um tapete lol eu sei que não devia fazer piadas sobre isto - as algas ainda ouvem e ainda podem atacar com mais força - mas chorar é que não me leva a lado nenhum, e o meu plano de ataque já foi posto em acção! Apareceram-me também uma espécie de algas tipo cabelo, nas blyxas... Parte Positiva: Acordei decidido a montar finalmente o sistema de Co2! Fui comprar o que me faltava e pus mãos à obra! Eu sei que prometi umas fotos para o "Sistema de Co2 para Totós", mas ao que parece, o meu sistema é demasiado diferente, e não dá para fazer a maioria dos passos. Por exemplo, a minha garrafa não tem torneira (rosca CGA, tipo paintball, ou seja, mal se enrosca o manometro os ponteiros saltam para as respectivas pressões), o meu sistema veio todo montado, logo não poderia fazer a montagem passo a passo, e o meu redutor não dá para ajustar a pressão, é fixa! Enfim, voltando à montagem, os passos que fiz foram: 1- Fechar a válvula de agulha 2 - Enroscar o redutor na botija à mão (O 1º manómetro saltou para os 70 bar e o 2º saltou para perto dos 4 bar, mas agora já esta em 2,5 bar) 3 - Com a ajuda de uma chave inglesa, dei as voltas finais 4 - Fiz um teste com limpa vidros em todas as conexões, para ver se tinha alguma fuga. 5 - Desenrosquei a porca que vinha na válvula de agulha, introduzi a mangueira de Co2 e voltei a apertar a rosca. 6 - Cortei a mangueira e pus a válvula anti-retorno (entretanto parti a de vidro , a sorte foi que o redutor vinha com uma de plástico, mas mal possa compro outra) 7 - Cortei 10 cm de mangueira e pus o conta gotas. 8 - Enchi o conta gotas com uma seringa 9 - Cortei o comprimento que me faltava para chegar ao fundo do aquário, e pus o difusor no final. 10- Pus o difusor no aquário, o mais em baixo que consegui, no lado da flauta. 11 - Liguei a válvula solenoide. 12 - Muito devagar abri a válvula de agulha, e esperei que saísse no difusor (quase instantâneo) 13 - Fiz mais um teste com limpa vidros. Tudo okay. 14 - Fui para a praia lol Neste momento, não consigo contar com precisão as bolhas que estou a injectar por segundo, mas deve andar à volta das 4/5! Tenho que comprar o drop checker para começar a controlar os níveis! Apesar de neste momento não saber se estou a injectar quantidade suficiente, a verdade, é que quando cheguei a casa estavam as plantas todas, menos as anubias nana, a fazer pearling (é engraçado de se ver algumas bolhas a soltarem-se de vez em quando), o que não acontecia quando usava o sistema de pastilhas da Sera! Segundo o que sei, é bom sinal! Outra coisa boa, consigo ver duas folhas novas em cada anubia... Chega de conversa, vamos às fotos: Microsorum peteropus mini - Pearling: Blyxa a fazer pearling e com algas: Anubia com nova folha (Por baixo da folha mais acima): Conta-Bolhas: Redutor, Solenoide e Agulha: Algas, algas e mais algas: Uma geral com GSA como actriz principal: And that's all folks!! Abraços Citar O Inicio de um Vício!
Recommended Posts