TonyCh Publicado: Julho 3, 2012 Publicado: Julho 3, 2012 Olá Obrigado pelas palavras mas não foi assim tão grande coisa... omiti alguns pormenores que teriam aumentado mais o texto (estou a lembrar-me do tamanho das ligações 1/4 vs 1/8 mais o passo das roscas com qual é preciso ter cuidado quando não se compra em kit mas peça a peça) mas pronto. Se fizerem um "sticky" disso, eu aprofundo a matéria um pouco mais. Quanto às fotos, é como disse há bocado... uma foto de cada componente e também alguns do processo de montagem (em que se está a ligar vários componentes) e no final uma geral de tudo... basta isso. Há outros pormenores que depois se podem incluir como os vários tipos de válvulas de agulha (tenho duas diferentes aqui) e as "extensões e uniões" que se podem utilizar para facilitar a montagem (o que muitas vezes acontece é que os componentes ficam tão encavalitados uns em cima dos outros que não tens hipótese de enroscar a válvula solenoide sem bater no regulado por exemplo... montamos pela ordem inversa ou então usamos extensões/uniões). Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Claro que foi...Eu pesquisei bastante aqui pelo forum e não só, e de longe, esta foi a melhor explicação! Sim sim, eu quando disse que ia tirar as fotos aos componentes era só para veres se era preciso alterar algum dos passos, e depois ia tirando à medida que ia completando o processo! Entretanto se quiseres ver o sistema que comprei, foi aquele que tinha indicado antes, há uns posts atrás (http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2172&pageNum_AquarioRS=0&idcat=247&cat=&subcat=&menu=65) Eu, depois de me teres (des)aconselhado, estive a pesquisar melhor os preços e material (e visto que não posso ter uma garrafa de 2 kg, o tamanho do armário não deixa e não tenho espaço ao lado), e acabei por chegar à conclusão que por falta de conhecimento meu, seria melhor comprar este kit por ter a certeza que seria tudo compatível, e pelo que consegui perceber da marca (TMC), não sendo topo de gama, é bastante fiável! Ou seja, provavelmente acabei por gastar mais, mas fiquei com a certeza que deverá funcionar bem como conjunto, para além de ter duas garrafas que me permite ir alternando para quando uma delas acabar... Abraço Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Pois... não tenho nada a dizer contra o sistema mas hás de confirmar se essas roscas da TMC são compatíveis a 100% com as rocas dos extintores... é que me lembro ter lido qualquer coisa sobre a TMC e as roscas. Não quero mentir mas havia qualquer coisa de diferente mas já não me lembro o que era... No teu caso, pelas fotos, as botijas são acionadas por pin ou seja, quando apertares aquela rosca grande do regulador, a garrafa vai abrir logo porque não tem torneira. Não vais conseguir fazer o tal teste que eu descrevi porque a garrafa está sempre aberta. Não faz mal mas tens que ter extra atenção quando deitares o líquido limpa-vidros em TODO lado para teres a certeza que não há fuga... senão acontece-te como a mim que esvaziei uma garrafa de 2Kg em 3 dias.... LOL Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Nesse também tens a valvula solenoide ENTRE a válvula de agulha e o regulador. Nos casos em que seja utilizado uma solenoide da fluidtec (as vendidas pela Aquaristic e outras lojas), como só há rosca de um dos lados, a válvula tem que ser montada DEPOIS da válvula de agulha... funciona de qualquer das maneiras... é uma questão de organização. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Ah... também podes ter sorte e vir logo tudo montado mas eu não me fiava e verificava com o líquido todas as ligações em busca de fugas. E em relação ao conta-bolhas... eu acho que é igual ao que tenho e que utilizei em primeiro lugar... se for, aquilo larga bolhas muito pequenas ou seja, para teres CO2 decente, é uma cadeia super rápida de bolhas que nem consegues contar (só com filme em camara lenta) e tendo em conta que o teu aquário é 3 vezes maior que o meu... é capaz de ir em fio mesmo sem bolhas... arranja o dropchecker e vai verificando mas não te admires se realmente forem muitas bolhas por segundo para o meteres no verde/amarelado. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Em principio hão de ser compatíveis, porque quando compras eles dão te a opção de escolher entre rosca americana (CGA320) e a rosca europeia (Din477)! Eu escolhi a americana, porque fui ver qual era a rosca da botija, e era CGA! Tens aqui os links: http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1375&pageNum_AquarioRS=1&idcat=127&cat=&subcat=&menu=66 e http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=1225&pageNum_AquarioRS=1&idcat=127&cat=&subcat=&menu=66 Citar O Inicio de um Vício!
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 ahh, e também foi-me confirmado pela aquaeden, quando lhes mandei um mail a perguntar se as botijas desse pack podiam ser enchidas normalmente ou se precisavam de um adaptador especial... Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 agora eu é que estou confuso... escolheste a americana? E como é que vais encher as garrafas cá se as lojas/oficinas é tudo din 477? A não ser que essa CGA seja das botijas de paintball... aí sim podem carregar Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Exactamente, as CGA são as das botijas de paintball! Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 ah ok... já te informaste quanto levam para carregar 0.5kg de CO2 de garrafa de paintball? Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Agora fiquei confuso...Isto significa que eu só posso encher a botija em lojas de paintball? Se assim for, vi um preço para garrafa de 1 kg, e fica em mais ou menos 4 €... Citar O Inicio de um Vício!
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Provavelmente já conheces este blog, mas de qualquer maneira, fica aqui para quem ainda não conhece: http://co2aqua.blogspot.pt/ Basicamente, diz os sítios onde podes recarregar as botijas e a que preços! Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 não digo que seja só em lojas de paintball mas concerteza que nem todas as lojas de extintores terão adaptadores para garrafas de paintball (o tal pin e a tal rosca). Eu quando telefonei a primeira vez para um fulano aqui perto para carregar a botija, perguntou-me logo ao telefone se a rosca era Din477 e se era de torneira ou de patilha porque ele só tinha equipamento para botijas standard e não para as de paintball. 4€ 1kg? isso é um espetáculo... quem me dera... eu já paguei 25€ para me carregarem uma de 2Kg (antes de descobrir outra loja que faz por 11€ ).... Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Vou ter que fazer um questionário mais aprofundado pelas lojas aqui da zona O preço também me pareceu agradável! Já que estamos os dois em modo morcego lol consegues me dizer que tipo de algas possam ser aquelas que disse que me estavam a começar a aparecer (pontos/manchas verdes transparentes na areia)? Já andei a pesquisar mas não consegui encontrar... Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Não sou perito em algas mas consegues colocar uma foto boa disso? Posso ter visto no meu devaneio diário em busca de informações sobre aquariofilia Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 olha.. vou me deitar que tenho que sair de casa as 7:45 que faço parte do juri de uma coisa qualquer (que vergonha, nem sei) mas prometo ver a foto mal tenha acesso a um computador na parte da manhã (ou telemóvel se me deixarem mexer lol). Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Uma foto boa é que tá complicado, o raio da camera não consegue focar como deve ser...isto foi o melhor que consegui arranjar... Citar O Inicio de um Vício!
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Desculpa lá ter te prendido então!! Obrigado pela ajuda mais uma vez!! Abraço Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Olá Olha pois isso a mim parece-me GSA ou GDA. Se é tipo pozinho que levanta quando passas a mão é GDA, se fica agarrada aos grãos é GSA. Existe muitas vezes a ideia errada que as green spots só se fixam nos vidros mas é errado. Fixa-se em qualquer superfície. Se realmente for GSA então não vais conseguir fazer levantar a "poeira" verde (apenas misturá-la ou aspirá-la) e nesse caso serão falta de fosfatos. Se for GDA (pó verde) acharia curioso porque diz-se que essa normalmente só ataca os vidros e tem um ciclo de vida curto de 3 semanas (desaparece sozinha depois disso). O importante é enfiares a mão dentro do aquário e mexeres nisso... se for gelatinoso tipo muco é que podes ter um problema... pode ser BGA e isso como são bactérias é uma chatisse de eliminar mas pode ser por falta de circulação da água. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Paul Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Olha, a BGA costuma ser mais escura, tem um tom verde/castanho/azul muito escuro quase roxo! Uma boa maneira é tirares com a ponta dos dedos um bocado dessa areia e cheirar. A BGA deita um forte (muito forte) cheiro a terra molhada fora de água. No entanto não me parece que seja, já que estas cyanobactérias crescem muito rapidamente e infestam logo o aquário. Eu apostaria mais na Green Spot já que a GDA não tem têndencia a pegar-se ao fundo, que eu saiba só se prende nos vidros. Citar Tanpanama -
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Hey! Pela descrição que fizeste, parece-me que seja GSA...Passei a mão e não vi nada a levantar-se, portanto deve ter se misturado com a areia, não consegui perceber se era gelatinoso, mas não me pareceu! São normais aparecer no inicio?? Fiz agora um teste de PO4 e tenho entre 0,5 e 1 mg/L! Abraço Citar O Inicio de um Vício!
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 Então BGA não deve ser, porque a cor é mais para o verde translucido! Fiz agora, esse teste do cheiro, e não me cheirou a nada... Citar O Inicio de um Vício!
Paul Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Pronto, como já aplicamos o método científico podemos passar à próxima fase. Quase de certeza que é GSA! Ela só está a aparecer entre as pedras? Talvez seja falta de circulação. Os níveis de PO4 podem ser uma das causas, apesar de não serem baixos, já li que níveis de 2-3 ppm de fosfatos ajudam a que essa alga não apareça. As outras duas hipóteses podem ser níveis baixos de CO2 ou um fotoperíodo muito grande. Citar Tanpanama -
sc4rely Publicado: Julho 4, 2012 Autor Publicado: Julho 4, 2012 (editado) Por enquanto estão a aparecer mais naquela zona, no resto do aqua não vejo...Mas também aspirei ontem...O que eu sei, é que praticamente no espaço de um/dois dias passou de pequenos pontos verdes para uma mancha... Em relação à circulação pode ser, mas eu até acho que tenha movimentação a mais...vejo sempre as folhas da anubia e blyxas a mexer, e estão exactamente ao lado! Em termos de fotoperíodo, estou com 9h...O CO2, ponho as aquelas pastilhas da Sera, quase todos os dias (a dose recomendada pela Sera é uma pastilha a cada 2 dias, mas pareceu-me pouco) Eles dizem que liberta 100 mg por cada pastilha... Editado Julho 4, 2012 por sc4rely Citar O Inicio de um Vício!
Paul Publicado: Julho 4, 2012 Publicado: Julho 4, 2012 Se queres que te diga, nunca confiei muito nessas pastilhas de CO2. De qualquer modo, brevemente irás montar o teu sistema de CO2 certo? Nessa altura quase de certeza que desaparecem. Citar Tanpanama -
Recommended Posts