TonyCh Publicado: Julho 6, 2012 Publicado: Julho 6, 2012 (editado) Olá Está com bom aspeto. As blyxas estão a começar a ter BBA ou staghorn. Nesta fase é difícil de avaliar pois a BBA faz tipo barba preta ou cinzenta enquanto que a staghorn cresce mais e se ramifica (daí o nome de staghorn... corno de veado). Isso desaparece se seguires um regime regular de CO2 ou então com umas doses de excel bem dadas. Quanto à GSA, precisas de fosfatos. Com o tipo de aquário e a luz inicial é normal que surjam algas. O aquário ainda está muito instável. Não te preocupes muito com isso. A GSA, como está em cima do substrato, até podes aspirar para minimizar o efeito óptico/estético. Quanto à staghorn, se tiveres água oxigenada, despeja com uma seringa, pequenas quantidades diretamente na alga que isso morre tudo em 2-3 dias. Como não tens fauna, não tens que te preocupar muito com overdoses. No entanto recomendo que faças isso com o filtro desligado e que faças logo uma TPA passados 10 minutos. E nem penses em aplicar H2O2 ou Excel nos fetos de java que eles derretem mais depressa que a alga. Bem-vindo aos aquários que andam a 200km/h... eu no meu, basta mexer no CO2 (tipo desligar a meio do fotoperiodo ou trocar uma válvula de agulha durante 1 hora) e passados 3 dias já tenho a staghorn ou BBA a espreitar... lembras-te da minha analogia automóvel?... pois é... estás oficialmente num bentley a acelerar numa estrada de campo e já fizeste 3 riscos no guarda-lamas... Editado Julho 6, 2012 por TonyCh Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 6, 2012 Autor Publicado: Julho 6, 2012 Boas Tony! Obrigado! Por acaso, as algas que estão na blyxa, quase que desapareceram por completo desde que pus o Co2! Anteontem via uns "cabelos" mais longos, hoje já só vejo uns muito pequenos, e só em algumas folhas! Pois, a GSA é que me está a estragar a pintura...Pode ser que melhore, agora que reduzi o fotoperiodo e estou a injectar o Co2...Será melhor parar com o TPN+ enquanto o ciclo não estiver estabilizado ou estarei a fazer pior? Bem-vindo aos aquários que andam a 200km/h... eu no meu, basta mexer no CO2 (tipo desligar a meio do fotoperiodo ou trocar uma válvula de agulha durante 1 hora) e passados 3 dias já tenho a staghorn ou BBA a espreitar... lembras-te da minha analogia automóvel?... pois é... estás oficialmente num bentley a acelerar numa estrada de campo e já fizeste 3 riscos no guarda-lamas... Ainda ontem estava a pensar nisso...Não penses que não adoptei os teus conselhos, acabei por chegar aos 200 km/h sem ter a noção! Supostamente só ia injectar com Co2, algum tempo depois de ter o aqua estabilizado (50 km/h), depois a blyxa começou-se a ressentir, toca a por TPN+ (100 km/h), mesmo assim não pareceu suficiente, pastilhas de Co2 (130 km/h), aparecimento de GSA e introdução de Co2 pressurizado, e quando reparei estava a 200....Enfim, uma pessoa entusiasma-se, e dá nisto! Ao menos estou num bentley lolol Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 6, 2012 Publicado: Julho 6, 2012 A primeira reacção quando aparecem algas é parar a fertilização porque, por alguma razão, associamos (mal) as algas ao excesso de nutrientes quando, na verdade, muitas vezes, é o oposto. Não no sentido que faltem todos os nutrientes mas sim desequilíbrios. A staghorn, bba ataca quando ha falta de CO2 ou quando o mesmo é Inconstante. Quanto mais alto jogas, mais sensível se torna esse equilíbrio. Ha pessoas que argumentam que não usam CO2 mas tem BBA... Mas esquecem-se que ao fazer TPA, estão a introduzir boas quantidades de CO2 que vem da água da rede. É como abrir a garrafa apenas 1 x por semana... Quanto a GSA, ainda tens certas reservas porque não é comum ela aparecer em areia. É mais folhas de anubias, vidros, rochas, etc. De qualquer das maneiras, se ja está a subir pelo vidro e não consegues tirar com o dedo ou esfregão (so com lâmina) é mesmo GSA. Mantém o TPN+ que isso leva sempre umas 3 semanas a ir desaparecendo e quantidades pequenas de GSA num aquário saudável é normal. Abraços Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 6, 2012 Autor Publicado: Julho 6, 2012 Obviamente que mal li "...De qualquer das maneiras, se ja está a subir pelo vidro e não consegues tirar com o dedo ou esfregão (so com lâmina) é mesmo GSA...", fui experimentar.. Não sei se é porque ainda é muito recente (só apareceu hoje), mas consegui tirar com o dedo facilmente...Estou a ficar curioso... Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 6, 2012 Publicado: Julho 6, 2012 hmmmm... tendo em conta que o aquário recente e aquilo não pode ser diátomos visto que esses são acastanhados e não verdes....sobra a alga verde comum... se for isso não te tens que chatear com nada... quando tiveres ai otos, ancistrus ou peixes do género, eles limpam-te isso tudo. Eles não comem GSA porque não a conseguem raspar do vidro... se essa alga sai facilmente com o dedo, também há de ser bem lambida por um peixe desses. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 6, 2012 Autor Publicado: Julho 6, 2012 Nunca fiquei tão contente por saber que tenho algas!!! lol sabes o nome das algas? ou chamam-se mesmo algas verdes comuns? é só para ir pesquisar, já agora gostava de saber porque aparecem... Abraços Citar O Inicio de um Vício!
jplonga Publicado: Julho 7, 2012 Publicado: Julho 7, 2012 Qual é o nome dessa planta de tapete? Esta muito gira. Muito bonito, mas essa planta... Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
sc4rely Publicado: Julho 7, 2012 Autor Publicado: Julho 7, 2012 É uma nova espécie, originária das águas tropicais do rio Tejo! Ainda não se conhece bem quais as condições ideais para mantê-la, mas por enquanto acho que estou a fazer um bom trabalho, parece gostar da minha água! O nome é Phodeuoaqua Dorafa! Muito rara! Se quiseres dou-te umas podas lol Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 7, 2012 Publicado: Julho 7, 2012 basta procurares por "green algae" e "new aquarium".... aparece logo. Lembro-me de ter essa alga no aquario anterior... logo a seguir aos diátomos... fiquei com os vidros opacos mas os ancistrus limparam aquilo em 4 dias... também cag*** non-stop à conta daquilo lol.... Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 7, 2012 Autor Publicado: Julho 7, 2012 A única coisa que me continua a parecer muito estranha, é o facto de estar maioritariamente no substrato! De todas as fotos e descrições que vi/li, ainda não consegui ver uma que conseguisse dizer: ahhh afinal é isto que tenho...Enfim, não há grande coisa a fazer...Amanhã a ver se dou uma aspiradela naquilo, não tanto por causa da estética mas para ver se desaparece mais rapidamente! Citar O Inicio de um Vício!
TonyCh Publicado: Julho 7, 2012 Publicado: Julho 7, 2012 pois, também acho essa parte estranho mas não há nenhuma alga específica que se ponha no substrato... Podes é notar mais aí porque a areia é branca... passa lá o dedo pela longitude do vidro (por dentro) e depois olha se não se acumulou alga verde no dedo... se calhar já tens é pelos vidros todos mas como é uma camada fina, é dificil de ver... aí já não seria "maioritariamente" no substrato. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
sc4rely Publicado: Julho 7, 2012 Autor Publicado: Julho 7, 2012 Nop..Sem ser no vidro da frente, mais na parte de baixo (perto da areia). quase que parecia o anuncio do algodão não engana! O mistério continua por resolver... Abraços Citar O Inicio de um Vício!
tiago rocha Publicado: Julho 7, 2012 Publicado: Julho 7, 2012 inicio de um vicio depois de entrares nunca mais sais :D Citar
mad&mor Publicado: Julho 7, 2012 Publicado: Julho 7, 2012 (editado) Boas Rafa! É assim, vou tentar ajudar, mas tem em consideração que comecei na Aquariofilia em Fevereiro. Coisas a confirmar: - O Aquário está ao pé de alguma janela? (Apanha luz natural directa?) - Esse tipo de alga pode ser também devido aos restos de alimentação que ficam no fundo sem haver nada para o "comer" a não ser as bactérias nitrificantes que o decompõe, mas não é 100% consumido, sobra sempre nutrientes dos flocos e é transformado nessas algas em junção com a luz. Muita gente ao usar flocos para fazer um "boost" ao ciclo não notam ou porque já sabem ou apenas não têm areão (substrato) branco ou um substrato claro. Conclusão: Já reduziste a luz não já? 6 Horas é suficiente por agora. Não te rales! Isso passa vais ver. Se queres minimizar essa "dor na vista" (como te compreendo) remexe um pouco o substrato nessa parte ou, muita gente vai estar contra esta parte, arranja umas physas! Remexem a areia e comem essas algas Areias mais claras são diferentes na maneira que recebem a luz em comparação com areais mais escuras, reduzindo / achando um equilíbrio na iluminação rácio watts vs. tempo, penso que irás conseguir ultrapassar este problema É um desafio, areia branca não é para todos! Boa Sorte e espero ter ajudado. Abraço. Pedro M. Outra coisa, isso faz parte de UM dos GRANDES síndromas de Aquários novos, tem calma Editado Julho 7, 2012 por mad&mor Citar
sc4rely Publicado: Julho 8, 2012 Autor Publicado: Julho 8, 2012 Boas mad&mor, É assim, vou tentar ajudar, mas tem em consideração que comecei na Aquariofilia em Fevereiro. Acho que qualquer ajuda/opinião são válidas, nem que seja para o caso de estarmos errados, alguém nos poder corrigir! Ainda no outro dia, li um artigo que dizia que alguns cientistas da área visitam regularmente os fóruns de aquariofilia, pois é muitas vezes pela experiência de outros que se podem tirar conclusões e encontrar novas resoluções de problemas! Respostas a Coisas a confirmar: - O aqua não apanha luz natural directa; - Por acaso já tinha pensado nisso...Não consigo dizer com precisão, porque não me lembro quando é que começou este surto de algas, mas tenho posto comida todos os dias, e em dois deles alterei de flocos para granulado, para (como digo cá em casa), dar mais variedade de alimentação aos meus peixes invisíveis lol Sim, a luz já foi reduzida, estou agora com 7h de fotoperíodo...Hoje estive a fazer uma aspiração para ver se travava um bocado o crescimento do meu "tapete". A ver o que acontece nos próximos dias...Amanhã é dia de bateria de testes, dia 9 vai fazer duas semanas que tenho o aqua a ciclar, mas com duas TPA's, fica mais difícil ver em que ponto está o ciclo... É um desafio que me comprometi a enfrentar! Não atiro a toalha lol Obrigado pela ajuda!! Abraços Citar O Inicio de um Vício!
Paul Publicado: Julho 8, 2012 Publicado: Julho 8, 2012 Essas algas vão desaparecer logo que ponhas aí os primeiros peixes! Aposto o meu aquário nisso! Citar Tanpanama -
sc4rely Publicado: Julho 10, 2012 Autor Publicado: Julho 10, 2012 (editado) Se daqui a um mês ainda tiver algas, estou à tua porta com mais uns amigos para me ajudarem a levar o aqua lolol Bem vamos lá... Actualizações O ataque das algas parte II Substrato: Depois de ter feito uma aspiração superficial do substrato a ver se travava o crescimento do tapete, o aspecto melhorou bastante, pelo menos até ao dia seguinte Ainda não voltou ao estado em que estava antes, mas para lá parece caminhar... Também na areia, começaram a aparecer pequenos tufos castanhos, que vou conseguindo remover à mão... Vidros: Como já tinha dito antes, Há dois/três dias também me começaram a aparecer algas no vidro da frente...Agora, tenho no da frente e no de trás... Plantas: As algas que estavam a a crescer nas blyxas, mal se vêem... No entanto, para compensar esta conquista, em algumas folhas das anubias, começaram a aparecer manchas acastanhadas que não se consegue tirar à mão...A única planta que parece resistir a qualquer ataque é o feto de java mini! Está-se a dar bastante bem, e não se ressentiu absolutamente nada, ao contrario do que estaria à espera... Rochas: Estão cobertas de manchas verdes...muito bonito de se ver...NOT Aqui vai a bateria de testes de ontem: Continuo a achar estranho os valores que tenho de PO4 e de Ferro...Tendo em conta que fertilizei dia 8, não deveria ter valores tão baixos de PO4 e nada de Fe E por enquanto é tudo... Logo mais à noite, a ver se consigo tirar umas fotos apesar de até ter vergonha em mostrar o aqua desta maneira... Abraços Editado Julho 10, 2012 por sc4rely Citar O Inicio de um Vício!
Paul Publicado: Julho 10, 2012 Publicado: Julho 10, 2012 Não desesperes, o ciclo está quase a terminar e logo pões uns peixes e isso compõe-se logo! "Diz o gajo na esperança de não ficar sem o aquário que apostou!!" Citar Tanpanama -
mad&mor Publicado: Julho 10, 2012 Publicado: Julho 10, 2012 Daqui nada vem o Tony! "Não estás a fertilizar nada de jeito pahhh! Espeta 100ml por dia e coiso!!" LOOL! Kiddin' Citar
Eliezer costa Publicado: Julho 10, 2012 Publicado: Julho 10, 2012 se o tony vier é para dizer que a culpa é do filtro...devia ser mais potente...xD Citar Eliezer "The end of the world"
mad&mor Publicado: Julho 10, 2012 Publicado: Julho 10, 2012 A falar nisso..? E aquele filtro de caixa que ele ia construir? Bem chega de offtopic que para isso temos o teu Eli! xD Pocoyo POWER! Citar
Eliezer costa Publicado: Julho 10, 2012 Publicado: Julho 10, 2012 o.0 Citar Eliezer "The end of the world"
Paul Publicado: Julho 10, 2012 Publicado: Julho 10, 2012 Muahah!! Se o Tony aparecer é porque já está farto das férias na Ilha Misteriosa para onde ele foi! Citar Tanpanama -
Eliezer costa Publicado: Julho 10, 2012 Publicado: Julho 10, 2012 temos de aproveitar agora pq a mulher não o vai deixar escapolir para um pc ehehehe "não estas o ano todo agarrado a essa coisa?...ja tas farto da tua familia é?..." ou então... blackberry na mão... vou so dar uma olhade-la..."pai vamos fazer um castelo na areia"...ja vou é só..."VAMOS FAZER UM CASTELO NA AREIA" Levanta a cabeça e ve todos na praia a olharem para ele e o puto a fazer birra e o espetaculo todo, depois olha para a mulher que ja nem diz nada apenas abana a cabeça e volta a enterrar-se num livro... Citar Eliezer "The end of the world"
jplonga Publicado: Julho 10, 2012 Publicado: Julho 10, 2012 Ele foi para a Ilha do Pessegueiro.... Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
Recommended Posts