Visitante Publicado Maio 20, 2012 Publicado Maio 20, 2012 Boa noite Estou actualmente a ciclar o meu novo aquário de 95l. Tenho estado a controlar os níveis de amónia com um teste da NUTRAFIN, sendo que após 1 mês de ciclagem, os níveis estavam nos 2 mg/l recomendados. Entretanto, tive de adquirir outro teste de amónia visto ter acabado o da NUTRIFIN. Investi num teste da SERA mas este está a dar níveis completamente diferentes: acima dos 5 mg/l !!! Qual consideram o teste mais fiável? Obrigado pela ajuda Citar
jplonga Publicado: Maio 20, 2012 Publicado: Maio 20, 2012 Boas, Há aí qualquer coisa que não está bem, um aquário ciclado tem que ter a amónia a 0, se não está a 0 é porque ainda não está. Colocaste já algum peixe? Abraços Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
Visitante Publicado: Maio 20, 2012 Publicado: Maio 20, 2012 O aquário ainda está em fase de ciclagem (sem peixes). Iniciei a ciclagem colocando algumas gotas de amoníaco. Eu sei que este processo é longo, mas apenas estou a estranhar a grande discrepância entre os 2 testes (NUTRAFIN e SERA). Citar
jplonga Publicado: Maio 20, 2012 Publicado: Maio 20, 2012 Boas, é estranho, um mês já não devias ter amónia, mas sou novo nisto também, aguarda novas opiniões. Tens o filtro a trabalhar não tens? Abraços Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
Visitante Publicado: Maio 20, 2012 Publicado: Maio 20, 2012 (editado) Boas O filtro está a trabalhar, claro. Isto pode demorar mais tempo, a questão não era essa... O problema aqui era a grande discrepância de valores entre os testes das duas marcas: - NUTRAFIN: +/- 2mg/l - SERA: +/- 5 mg/l É que agora não sei por qual valor me hei de guiar... Obrigado pela ajuda PS: faltou-me aqui dizer que também já tenho nitritos no aquário... eu estava a pensar que o ciclo já estava a chegar ao fim, mas agora com estes novos resultados de amónia fiquei um bocado mais preocupado... Editado Maio 20, 2012 por brasio Citar
TonyCh Publicado: Maio 20, 2012 Publicado: Maio 20, 2012 deitaste mais qualquer coisa sem ser aquela amónia inicial? É que passado um mês, já a amónia pode ter sido oxidada para nitritos e esses para nitratos e enquanto isso as bactérias que oxidam a amónia já podem ter morrido por falta de alimento e o ciclo iniciou-se novamente. A questão é que tem que haver qualquer coisa a apodrecer dentro de água para criar amónia (folhas mortas, restos de comida, etc) Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
BMSG82 Publicado: Maio 21, 2012 Publicado: Maio 21, 2012 isto é só a minha opiniao ,vai pelo teste da SERA............. Citar
TonyCh Publicado: Maio 21, 2012 Publicado: Maio 21, 2012 Ah sim... neste aspeto mais vale ir pelo de melhor marca. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
manuel2009had Publicado: Maio 21, 2012 Publicado: Maio 21, 2012 Se ja tens nitritos aguarda mais 3 dias que a amonia vai desaparecer, ela ja esta a ser convertida Citar
Visitante Publicado: Maio 21, 2012 Publicado: Maio 21, 2012 Obrigado pelas respostas. Tenho feito testes quase diariamente e nunca tive sem amónia pelo que acho que o ciclo ainda não terminou. O mais estranho é mesmo que num dia, com o teste da NUTRAFIN, tinha amónia em grande diminuição e no dia seguinte, já com o teste da SERA, tinha praticamente um pico de amónia. Citar
AiresJusto Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Viva... E que tal meteres o "Setup" desse aquario para não andarmos a apalpar no escuro... So uma sugestão! Cumprimentos Aires Justo Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
Visitante Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 É que passado um mês, já a amónia pode ter sido oxidada para nitritos e esses para nitratos e enquanto isso as bactérias que oxidam a amónia já podem ter morrido por falta de alimento e o ciclo iniciou-se novamente. Pois, acho que foi isto mesmo que aconteceu. Hoje já estou sem nitritos no aquário... Agora é aguardar... :S Alguma coisa que possa fazer para acelerar o processo? Obrigado Citar
ReisAntonio Publicado: Maio 30, 2012 Publicado: Maio 30, 2012 Boas, Eu por mim ia pelo qualquer teste da NUTRIFIN em vez de SERA. Citar
Visitante Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 Bem, já passaram mais de 2 semanas desde que o ciclo se iniciou novamente e continuo com os níveis de amónia em altas... Alguma sugestão? Citar
manuel2009had Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 Iniciou novamente ? Como assim ? Citar
Visitante Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 Já estava com nitritos e provavelmente por falta de amónia, o ciclo reiniciou... Isto é, neste momento, estou com um pico de amónia e nitritos a zero. Citar
manuel2009had Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 Olha....desculpa a pergunta...de onde és ? Citar
manuel2009had Publicado: Junho 6, 2012 Publicado: Junho 6, 2012 Desculpa a pergunta. Se morares no Porto eu podia ajudar-te pessoalmente, se quiseres. Não entendo como podes ter tanta amonia no aquario nesta altura, não entendo como o ciclo recomeçou. Alguma coisa deves estar a fazer muito mal e so quando se fala ou ve-se o aquario o aquario a frente é que descobrimos o erro que esta a ser cometido. Citar
Paulo42Mendes Publicado: Junho 7, 2012 Publicado: Junho 7, 2012 Boas, a melhor forma de efectuares o ciclo do azoto, é colocares no aquário todos os dias uma porção de comida e efectuares TPAs semanais ( (como se já tivesses peixes). Para as bactérias nitrificantes se desenvolverem precisam de algo biológico e a alimentação faz esse efeito. Podes usar da comida mais barata que encontrares. Após quatro semanas coloca o 1º habitante, mudando a qualidade da alimentação de acordo com os peixes que vais ter, continua com as TPAs. Regra prioritária, NUNCA descorar as TPAs, pois são elas que permitem manter os parametros da água. Outro aspecto muito importante na rapidez e eficiência da ciclagem é a qualidade do filtro e das suas matérias de filtração biológica. Não tenhas pressa, faz tudo com calma, pois o tempo que perdes agora, vais recupera-lo depois, e os teus peixes agradecem. Que peixes vais colocar? que filtragem tens? quais as dimensões do aquário? Espero ter ajudado. Paulo Citar
Visitante Publicado: Julho 19, 2012 Publicado: Julho 19, 2012 Boa noite, Ainda me encontro em pleno processo de ciclagem. Neste momento estou com os níveis de amónia em queda (cerca de 0,5 mg/l) mas ainda sem nitritos. Vou repor o nível de amónia com algumas gotas de amoníaco. Mas tenho um problema/dúvida: vou estar ausente a próxima semana e não vou poder monitorizar os níveis... Vou correr o risco de não estar cá para repor os níveis de amónia, acabando por reiniciar o ciclo...? Acham melhor colocar comida (será esta uma forma de introduzir amónia de forma mais gradual?) Obrigado! Citar
ReDsOuL Publicado: Julho 19, 2012 Publicado: Julho 19, 2012 O recomendado até é ir colocando alguma comida. Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
Joao krub Publicado: Julho 19, 2012 Publicado: Julho 19, 2012 (editado) Já foram dizendo muitas coisas, mas.......... Quando fazes o teste da amónia: lês sempre as instruções? ou fazes já sabendo as "regras de cor"? verificas a cor à luz do dia? (sem radiação directa) Ja encontrei pessoas que por fazerem isto há meses ou anos, acabam por se enganar num pequeno passo dos testes. Acontece.. Para o ciclo, eu iria pelo método da comida. É impossível teres sempre amónia. Ora outra questão, sempre que fazes TPA's lavas as matérias filtrantes? É que se fazes isso estás a lavar (a matar mesmo) as bacterias do filtro e é por isso que começa de novo. Nas TPA's retirar apenas a água e se tiveres muitas folhas mortas (não sei se tens flora) retira algumas, pois decomposição organica é necessária ao ciclo do azoto. João Editado Julho 19, 2012 por Joao krub Citar
Visitante Publicado: Julho 21, 2012 Publicado: Julho 21, 2012 A questão que tenho neste momento é mais a nível dos resultados que tenho actualmente e o facto de não estar presente esta semana para monitorizar os mesmos. Como disse, tenho um nível de amónia em +/- 0,5 mg/l (já coloquei amoníaco há 2 dias mas o nível de amónio voltou novamente a baixar) e continuo ainda sem nitritos (vou ter de colocar novamente mais algumas gotas de amoníaco). O grande problema é eu não estar para a semana e não poder monitorizar... Estava a pensar colocar alguma comida antes de ir embora de modo a ter alguma amónia para ser transformada em nitritos na minha ausência. Citar
Recommended Posts