Postura Apistogramma Hongsloi


tat

Recommended Posts

Boas,

 

Venho abrir este tópico, para trocar algumas ideias sobre posturas de Apistogrammas.

Vai servir também como registo da evolução dos piquenos.

 

Setup Aquario:

Dimensões: - 55 x 35 x 35 (65L)

Iluminação: - Calha de 120LED/m

Filtragem: - Eheim 2211 , com aneis ceramica, esponja azul e lã vidro

Areão: - Areia de Filtro de Piscina

Aquecimento : - Termostato de 75W

Decorações: 1 Tronco Red Moor wood e diversas pedras roladas de rio

Flora : HZ, Anubia, Valinseria e Feto Java

Fauna : 8 Narizes Bêbado (Hemigrammus rhodostomus), 2 Caridina Japonica 4 Helenas e casal Hongsloi

TPAs: 20L semanal com agua osmose (TDS<100 ppm, ph na casa dos 6, gh e kh baixissimos)

 

 

Aquario:

lowtechy.jpg

 

O casal de Hongsloi, adquirido ao melhor criador do país (obrigado amigo Fabio), são de uma beleza e comportamento muito interessantes. A minha experiencia anterior, foi com um casal de Agassizi Firered, em comunitario. Com estes Hongsloi, apistos de maior porte, num aquario quase só para eles, tem sido possível observar de outra forma, o comportamento de tão bela especie.

 

O macho:

 

machos.jpg

 

 

Com boas condições para a reprodução, rapidamente as hormonas dispararam, e foi ver o macho latino, a espalhar a sua magia:

 

perseguicaomacho.jpg

 

 

Tendo rapidamente a femea, deixado de resistir a tão fortes argumentos:

 

perseguicaomacho2.jpg

 

 

 

E naturalmente, o resultado não se fez esperar :

 

frieswithfemale.jpg

 

 

Com apenas 3 ou 4 dias, os pequenos piolhos, já vão fazendo pela vida, sempre com a grande protecção da femea:

 

hongsloifries.jpg

 

Vamos ver como corre a aventura ;)

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo!!

 

Antes de mais parabéns pelo feito, finalmente os nossos amigos decidiram-se em brindar-te.

Agora uma boa alimentação e vais conseguir levar essa prole avante ;)

 

Vai mantendo actualizado.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Fabio,

 

Eu tenho dado o vivapan baby, e a artemia pre-eclodida.

Mas agora, estou a pensar comprar o instant baby brine shrimp, da ocean nutrion, por 10€, ficas com artemia para 6 semanas, e é muito mais pratico. Inclusivé podes congelar, e dá ainda para mais. Não estou muito convencido com este processo de eclosão da artemia.

 

Bem, mas vamos ao que interessa, as fotos da garotada. A mãe anda mais solta, talvez até de mais, então tem sido possível apanhar os rapazitos a posar na frente do aquario ;)

Penso que já se consegue distinguir os machos das femeas, o que dizes ? :P

 

A repousarem numa pedra:

 

fries.jpg

 

 

 

E o grande plano dos piolhos:

 

frieszoomed.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como esta a correr a evolucao destes pequenos?

 

tb tens este topico no apistogramma.com correcto?

 

Olá Ricardo. Sim, também tenho um topico no apistogramma.com , nunca é de mais trocar ideias com o pessoal.

 

Relativamente aos alevinos, estive agora mesmo uma serie de tempo a tentar encontra-los e nada. O aquario tem muitos recantos, sendo possível que estejam escondidos por baixo de alguma pedra, mas estou desconfiado que não.

A femea parece-me que voltou aos rituais de acasalamento.

Amanha vou confirmar melhor se terei perdido a prole.

Mas parece-me a mim, que na proxima postura, terei de resgatar os pequenos, e coloca-los á parte, ou num pequeno aquario, ou então numa maternidade. Entretanto vou esperar.....

 

As tuas posturas, como vão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro! hehe

 

Quais é que tu achas que são os factores importantes que tu usaste para os reproduzir?

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro! hehe

 

Quais é que tu achas que são os factores importantes que tu usaste para os reproduzir?

 

Atenção que eu não sou grande referencia, pois acabei por não ter sucesso :)

Toda a prole desapareceu, creio que foram eliminados pelo macho ou pela femea. Não penso que tenham sido os únicos companheiros de aquário, os narizes de bêbado a atacar a prole, pois a femeá enquanto esteve para ali virada, defendeu tenazmente os alevinos.

 

Bem, mas apesar da pouca experiencia vou dar a minha opinião. Por ordem de importância, penso serem este os principais factores:

 

1- Ter sorte com o casal. Existem vários aspectos que podem levar a que não tenhas sucesso com um casal. Ou simplesmente podem não se dar. Ou pode ser a femea que é muito stressada e come os ovos, ou o macho que não é capaz de fertilizar os ovos, etc.. etc... Com um casal compativel, é logo meio caminho andado.

2- O 2º factor, penso ser a quimica da agua. Estou a usar a 100% agua de osmose, algo que potencia bastante na predisposição para acasalamento. Desde que que tenho o casal, acho que 50% do tempo andam em rituais de acasalamento...

3- Um aquario não comunitario, planeado para a criação. Não sendo impossível, é 50x mais dificil teres sucesso num aquario com peixes que vão á noite papar os ovos....

 

 

O meu casal está neste momento, em novo ritual de acasalamento. Caso a postura tenha sucesso, vou desta vez ser mais interventivo. Ou retiro o macho, ou retiro os alevinos. Ainda não sei bem, mas está-me a parecer que sem uma intervenção minha, a prole vai lerpar toda outra vez.

Editado por tat
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... após escrever isto, tive a agradável surpresa de ver passar muito rapidamente 3 ou 4 alevinos!

Como tenho uma séries de pedras redondas no aquario, acabam-se por se formar muitos esconderijos propicios para as pequenas criaturas se esconderem. E aparentemente algumas ainda sobrevivem nos confis do aquario! Vou voltar a dar artemia, apesar de não os ver :)

 

Relativamente á femea, não sei o que se passou, mas neste momento parece que rejeita as investidas do macho. Foge do rapaz, escondendo-se, aparentando algum stress. Tem inclusive a barbatana caudal ratada. Mau ......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, mas tu tiveste sucesso com uns irmãos do meu dai é bom saber de ti!

 

Mas pelo o que li é sempre o geral ;)

 

Boa sorte com isso compra uma maternidade!

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais