Recommended Posts

Publicado

Boas! Tenho um aquario com carpas mas devido ao crecimento delas, tenho de construir um lago. Mas não tenho noção de qual o melhor tipo de material para a construcao de um bom lago, com as devidas condicoes para as carpas...estou a pensar num lago de 2x3 metros com cascata de metro e meio de altura, qual a melhor lona? qual a melhor bomba, filtro ? (ou como fazer um filtro)? e que plantas utilizar?

Agradeco desde já, todas as ajudas!

espero que me ajude biggrin.png' alt=':biggn:'>

Publicado: (editado)

Boas! Tenho um aquario com carpas mas devido ao crecimento delas, tenho de construir um lago. Mas não tenho noção de qual o melhor tipo de material para a construcao de um bom lago, com as devidas condicoes para as carpas...estou a pensar num lago de 2x3 metros com cascata de metro e meio de altura, qual a melhor lona? qual a melhor bomba, filtro ? (ou como fazer um filtro)? e que plantas utilizar?

Agradeco desde já, todas as ajudas!

espero que me ajude biggrin.png' alt=':biggn:'>

Boas!

parabens pela iniciativa

talvez agora o mais importante seja a definiçao da localização descreve o local que escolheste

este e um dos aspectos mais importantes a ter em conta da iocalizaçao vai depender a forma de construir e o sucesso futuro

coloca fotos ou descreve o local

entretanto vai lendo todos os topicos de construçao de de lagos aqui do forum

Editado por David Sr
Publicado:

Boas... Ja tenho lido os topicos de lagos, mas o que precisava mesmo de saber era qual a melhor bomba e filtro para o lago com estas dimensoes: dois de largura e tres m de comprimento. o local em si, apanha sol durante o dia todo. e situa-se num campo plano. obrigado!

Publicado:

podes resolver o problema com plantas bastante mais económicas e não gastam electricidade

tens plantas de superfície o que reduz a luminosidade como por exemplo as lemna minor e os nenúfar

tens plantas que oxigenam a agua como egeria densa

tens inúmeras vantagens

uma delas é servir de alimento para os peixes

mas eu não sou a melhor pessoa para falar nisso vou agora começar com plantas e não tenho experiência nenhuma

mas posso-te indicar onde consegues bons preços

http://www.leiloes.net/6-variedades-de-plantas---naturais--SUPER-PRECO,name,196603425,auction_id,auction_details

Publicado:

Boas!!! obrigado pela ajuda! tambem estou a pensar em por plantas mas acho que com filtro consigo fazer melhor a limpeza da agua e com a bomba puxo a agua para o filtro e ao mesmo tempo para a cascata mas nao sei que bomba utilizar, sera melhor construir o lago, depois calcular a quantidade de agua que leva para saber a melhor bomba a usar??!! AJUDEEEEM PESSOAL. PLEASE !!

Publicado:

Para construires um lago de forma facil e segura tens de optar por uma boa tela impermeabilizante. A tela de EPDM é a que eu considero ser a melhor independentemente da marca. A mais famosa é a da Firestone.

Para saberes os m2 necessarios tens de fazer o seguinte calculo: Comp. + 2 X Prof. X larg. + 2 X Prof.

Para o teu lago, se tivesse .50 cm de prof. então terias de usar uma tela de 3X4 m.

Um kit de filtragem para este pequeno lago não é caro e é facil de instalar. Se optares por usares apenas plantas deverias informar-te melhor sobre a melhor especie para a função pretendida.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

Obrigado por me estares a ajudar!

A tela que já comprei é de pvc, de 5mm de espessura. Pois, mas o meu lago tem uma zona com um metro e meio de profundidade e a outra com meio metro...depois de ter a tela posta e calculos feitos, precisava de saber concretamente que bomba usar e filtro ou como fazer um filtro! O local do lago, apanha com sol o dia todo, sera que tenho de comprar UV??? ou haverá outra forma que substituia o uv para o mesmo efeito??

Publicado:

Essa tua tela de PVC não certamente de 5mm mas sim de 0.5mm. Se o teu lago tem 1.5m de profundidade, tem atenção ao "puxo" que a tela vai fazer.

A tela é fina para essa profundidade, faz socalcos para aliviar o tal "puxo" que a tela vai sofrer.

Quanto a fazeres um filtro e o uso ou não do UV o que eu aconcelho é que investigues um pouco para excalreceres essas duvidas.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

a tela realmente é de 0.5. so existe um tipo de pvc?

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas! Acabei finalmente as obras no lago (7.830litros) :dance:bowdown

Com água e cascata ja a trabalhar e ja tambem com plantas :lol: Basicamente tudo pronto excepto os valores ideias da agua para poder por as carpas.

Sei que ha muito people aqui a perceber disso... Ajudem. please!!!!!!!!! :baned:

ABC Devesa

Publicado: (editado)

Força com isso - e já agora inclui também peixes INTERESSANTES, como ciclideos ou kilies :)

No caso dos ciclideos até podes brincar com eles, por exemplo:

Se repares, este pai está a guardar uma nuvem ENORME de alevins por baixo, por isso é que está com tanta vontade de "brincar" :) Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Publicado:

O lago ja esta a ciclar há uma semana... tenho PH 8.0 , KH 4 E GH 10. sera que estes valores estarao bons??!! Não estou a conseguir colocar fotos :mellow:

Publicado:

Aqui estao algumas fotos apos a construcao do lago faltando alguns pormonores :)

A encher o lago

16062012568.jpg

• 8 meses depois...
Publicado:

Para construires um lago de forma facil e segura tens de optar por uma boa tela impermeabilizante. A tela de EPDM é a que eu considero ser a melhor independentemente da marca. A mais famosa é a da Firestone.

Para saberes os m2 necessarios tens de fazer o seguinte calculo: Comp. + 2 X Prof. X larg. + 2 X Prof.

Para o teu lago, se tivesse .50 cm de prof. então terias de usar uma tela de 3X4 m.

Um kit de filtragem para este pequeno lago não é caro e é facil de instalar. Se optares por usares apenas plantas deverias informar-te melhor sobre a melhor especie para a função pretendida.

Alguem sabe onde se compra a tela EPDM??

Tenho procurado e não encontro...

• 10 meses depois...
Publicado:

Força com isso - e já agora inclui também peixes INTERESSANTES, como ciclideos ou kilies :)

No caso dos ciclideos até podes brincar com eles, por exemplo:

ciclideos num lago?? sei que eles vem dum lago enorme mas da para manter ciclideos num lago em Portugal sem aquecedor???

Publicado:

viva

neste lago so tenho carpas e esturjoes. Mas tenho outro lago (tanque) onde tenho Gymnogeophagus meridionalis. E para ja nenhuma baixa e este ano o inverno foi forte...

Publicado:

Viva

Sera melhor falar com ele porque ja nao me lembra mas nao foi nada de exageros.