Recommended Posts

Publicado

Boas ,

Bem, sou novo por aqui mas sempre gostei muito de peixes.

Aproveitei um bom negocio e comprei um aquário com 150 cm de comprimento, 35 cm de largura e mais ou menos 50 cm de altura (de água).

Vou começar por descrever os materiais que já vinham com ele: Duas lâmpadas (tipo cozinha) de 120 cm, de 36W cada uma, um termostato de 200W e o filtro que estava a ser utilizado era um género de aquário mais pequeno, com cerâmica, carvão activo e lã de vidro, com uma bomba de agua de 900l/h. O aquário tem um "furo Ladrão" como já ouvi dizer, que sai pelo fundo.

Bem, como eu muito pouco sei em relação a aquariofilia, gostava que me dessem sugestões relativamente ao material que devo substituir e o que posso manter.

Uma outra dúvida é em relação ao substrato e areao. Gostava de ter plantas, mas não sei quais colocar e acima de tudo o solo que lhes devo fornecer. . . . alguma recomendaçao?

Agradeço comentários e sugestões :)

Publicado:

Boas ,

Aproveitei um bom negocio e comprei um aquário com 150 cm de comprimento, 35 cm de largura e mais ou menos 50 cm de altura (de água).

Vou começar por descrever os materiais que já vinham com ele: Duas lâmpadas (tipo cozinha) de 120 cm, de 36W cada uma, um termostato de 200W e o filtro que estava a ser utilizado era um género de aquário mais pequeno, com cerâmica, carvão activo e lã de vidro, com uma bomba de agua de 900l/h. O aquário tem um "furo Ladrão" como já ouvi dizer, que sai pelo fundo.

Bem, como eu muito pouco sei em relação a aquariofilia, gostava que me dessem sugestões relativamente ao material que devo substituir e o que posso manter.

Uma outra dúvida é em relação ao substrato e areao. Gostava de ter plantas, mas não sei quais colocar e acima de tudo o solo que lhes devo fornecer. . . . alguma recomendaçao?

Também sou novo nestas andanças , mas muita gente vai-te ajudar e aconselhar porque aqui o pessoal são 10 estrelas, mas da minha pouca experiência começa já por pensar num bom filtro externo.

Abraço .

Publicado:

Boas,

Pelo que descreves, isso deve ser uma sump, procura no google por sump e vê se é igual ao que tens...

De resto o pessoal vai te ajudando,

Bem-vindo.

Abraços

Abraços e Beijinhos

-------------------------------------------------

Publicado:

Boas ,

Esse aquário tinha como sistema uma sump instala.

uma sump é um aquário mais pequeno que serve para fazer a filtragem.

Para começar, tens de ver o espaço que tens, e o que queres montar. Vais montar outro aquário debaixo desse?

Se não fores tens de comprar um filtro que faça pelo menos 1200l/h, tapar ,muito bem o furo do aquário.

Podes usar o termostato que tens.

A iluminação não serve para um plantado, mas se fores fazer um aquário com poucas plantas e de baixa manutenção poderá ser suficiente.

Pensa um pouco o que queres, vê aquários pelo fórum, estuda um pouco o assunto, depois é mais fácil ajudar.

Publicado:

obrigado pelas respostas :)

Sim realmente é um sump. . . vou comprar la de vidro, ceramica e carvao novos e, pelo que li desta minha breve pesquisa, tem bastantes vantagens por isso vou mante-lo. A bomba, 900L/H parece-vos suficiente?

Em relaçao as lampadas tb as podia substituir por umas novas, com mais potencia. .. nao sei se o investimento compensa, nao parecem propriamente baratas as lampadas. Tanta duvida :S :S

Publicado:

boas Boris pela descrição que das das lampedas e muito vago visto as lampedas florescentes serem todas iguais por fora,o que tens de ter em atenção e ao que esta escrito num dos topos,as lampedas florescentes de cozinha têm espectro de luz defeciente o que te vai provocar a pluriferação de microalgas(não têm o mesmo espectro de luz natural) o meu concelho e comprares lampedas indicadas,mais alguma coisa e so pedires.

Publicado:

obrigado pela dica :)

Em relaçao ao substrato, já me aconselharam imensas coisas, uns que se tem que por areao em cima, outras nao, etc. . . Parecem me incrivelmente caras, nao tinha noçao do preço . . .

Por experiencia, aconselham alguma marca ou tipo? boa relaçao preço qualidade. . . Ainda é uma grande area a cobrir . . . .

Obrigado!

• 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!