Recommended Posts

Publicado

BOas!

a questão é a seguinte:

sempre julguei ter duas bettas femeas no meu aquario, no entanto nestas duas ultimas semanas ambas apresentam cores fortissimas e o ponto branco anal.

o curioso foi ontem ver uma delas começar a tentar fazer um ninho de bolhas e a "lutar" com outra.

isto é normal em duas femeas ou será uma delas um macho de nadadaeiras curtas? repito que ambas apresentam ponto branco anal.

abraço

Matos

Publicado:

pode ser um macho jovem com as barbatanas pouco desenvolvidas!

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Publicado:

O betta selvagem é de barbatanas curtas. É possivel ser betta macho. Penso que os betta femeas não fazem o ninho de bolhas em nenhuma situação.

Põe fotos para se identificar melhor.

É de alguma maneira parecida a este?

bettasfortal-1451-1.jpeg

Abraço

Think Aqua

Banner.jpg

Publicado:

boAS!

de facto a bichada é parecida com a foto! talvez mais vermelha um pouco!

ontem ja andaram mais calmits, mas apresentam um comportamento que em tudo leva a crer que seja acasalamento.

mas andei a investigar, e em nenhum sitio encontrei algo a dizer se os machos possuem ponto anal, tal como a femea! aqui é que encontra a minha principal duvida.

se fosse macho tenho que os transferir pro aquario de reprodução, agora se forem duas femeas tenho q comprar um machoi. o pior é se for mecho e eu comprar outro macho, de certeza que vai haver porrada!

não sei o que hei-de fazer!!

abraço

Matos

Publicado:

As fêmeas podem ter comportamentos agrassivos uma com a outra, abrem os opérculos e tudo, mais ainda se não estavam juntas desde juvenis, isso até é normal. Mas ninho de bolhas, uma fêmea? Tu tens é um macho, isso já me aconteceu, pode até ser umas coisas maradas que o criador esteja a fazer geneticamente, como misturar bettas de barbatanas grandes com selvagens. Eu no teu lugar não compraria outro macho para colocar com esse.

No entanto também não faria criação com esse macho pois não me parece que dê a melhor herança genética.... A não ser que pretendas machos com barbatanas curtas, tipo selvagens.

Se calhar podes sim, comprar outro macho, mas manténs separados e utilizas o segundo para respoduzir e para isso procura um bom exemplar :oops:

Quase reformada!!