Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Queria ver se alguém me podia dar uma ajuda, no tratamento que devo fazer a estes dois (duas... são fêmeas) escalares...

Numa delas, na barbatana peitoral esquerda, começou por aparecer junto à base da barbatana, como que um inchado ou um relevo em redor da base da barbatana... eu tentei tratar com hexamita porque esta mesma à uns tempos teve um problema da doença dos buracos. Mas não resolvi o problema da barbatana, que continua com a base como que inchada e avermelhada e a barbatana só já tem um fio dela... :( Ela de resto parece-me bem porque até posturas tem feito... Mas aquilo deve ter solução não??!!

Uma outra, no mesmo aquario parece estar com a barbatana dorsal meio quebrada... será o mesmo?! as peitorais estão normais...

Alguem me pode ajudar??

Obrigado a todos!

Cumps

Daniel

Publicado:

Olá Susana!

Aquario de 240L, temp neste momento está a cerca de 28ºC (aumentou devido ao calor) ph ronda os 6.6, Kh 4.

É um aquario densamente plantado, faço injecção de CO2. Tudo parece muito bem e bonito... Menos aquelas duas escalares! Apesar de fazerem posturas todos os meses... :(

Publicado:

Tens corys no Aqua ou algum peixe sensível ao sal? Se nao tiveres coloca uma colher de chá de sal grosso por cada 10 l de agua. Travará para já o avanço do apodrecimento das barbatanas.

Algum irmão de aquario agressivo para com os escalares?

Publicado: (editado)

O meu macho que é um pai extremamente cuidadoso, quando está a cuidar dos filhos por vezes da um tratamento à femea que lhe faz buracos na pele e estraga barbatanas, tenho de andar lá sempre a refilar com ele, já pensei chamar a GNR mas não sei se eles aceitam o pedido...

A sério numa destas últimas posturas de-lhe uma bicada tal numa barbatana que eu achei que ela ia ficar mesmo mal, se tiveres um cubo extra experimenta coloca-la lá durante uma semanita...

Uma foto acho que podia ajudar a perceber se é alguma outra coisa...

Pedro

Editado por pmpg98
Publicado:

Tenho cerca de 20 corydoras no aquario, criação minha...

Não tenho peixes mais agressivos que os escalares, na disputa do território há por vezes algumas bicadas sim, mas vê-se perfeitamente que isto é uma doença qualquer, porque tal como descrevi, junto à base da barbatana lateral, está como que um inchado junto ao corpo, um vermelho claro e depois é k a barbatana começou a apodrecer. Neste momento já não tem barbatana, apenas o pequeno inchado vermelho claro na base da barbatana...

Publicado:

hummm.....outra via de ataque, uma gota de betadine liquido por cada 10 L de agua durante uma semana