AVCIMA Publicado Maio 15, 2012 Publicado Maio 15, 2012 boas, tenho um aqua de 80 cm, cujo veio com uma lampada de 18 W e o respecti refetor da aquapor! será que a iluminação é ideal, para as plantas ? cumps Citar
jpospr Publicado: Maio 15, 2012 Publicado: Maio 15, 2012 Depende das plantas que quiseres introduzir Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nvpa Publicado: Maio 15, 2012 Publicado: Maio 15, 2012 Em principio não, mas devias completar (80 cm deve ser o comprimento), falta a altura e profundidade. claro que tambem depende do tipo de plantas. mas de certesa que não é o ideal quanto muito pode ser suficiente para um leque muito restrito de plantas (anúbias, fetos de java e musgo de java) Citar
jpospr Publicado: Maio 15, 2012 Publicado: Maio 15, 2012 POr isso é que eu disse "depende das plantas que quiseres introduzir" se for para anúbias, fetos de java e musgo de java serve sim essa potencia Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
AVCIMA Publicado: Maio 15, 2012 Autor Publicado: Maio 15, 2012 Boas, Imaginemos que eu quero plantar uma planta que exige uma luz mais intensa, qual seria a indicada? cumps Citar
S@ntos Publicado: Maio 15, 2012 Publicado: Maio 15, 2012 (editado) Viva! Tudo depende da capacidade do aquário (altura/litragem), não sou nenhum expert da matéria, mas para aquário low tech (baixa manutenção) talves 0,2W/L a 0,5W/L (a temperatura de cor deve ser proxima de 6500K). Para plantas mais exigentes e tapetes, talvez 1W/L ou mais, injecção CO2 e substrato fértil. EDIT: dá uma vista de olhos no sub-forum das Plantas (daqui do forum) Editado Maio 15, 2012 por S@ntos Citar ¸.·´¯`·.´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸><(((º>
nvpa Publicado: Maio 15, 2012 Publicado: Maio 15, 2012 continuas a não dizer a dimenção do aquario assim é dificil. lê o seguinte site: http://www.aquahobby.com/articles/b_ilum.php Citar
jpospr Publicado: Maio 16, 2012 Publicado: Maio 16, 2012 Depende de vários factores Tipo de lâmpada Se usares T5 ou PLL precisas de menos w/L se usares T8 Injecção de CO2 Se fizeres injecção de CO2 podes diminuir a intensidade da luz Altura do aquário Quanto mais alto o aquário for mais intensidade de luz precisas Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
AiresJusto Publicado: Maio 16, 2012 Publicado: Maio 16, 2012 Viva... Uma boa referencia em relaçao a plantas e iluminação é ires ao site da Tropica e veres o que é que eles recomendam. Por exemplo la dizem que a Eleocharis Parvula, uma planta de tapete, exige 0,25W. Mas tb diz que ela mostra o seu melhor com boa luz e substrato fertil. Se calhar 0,5W poderiam resultar num tapete mais compacto. Citar AquaGranum , NanoLab "Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"
AVCIMA Publicado: Maio 16, 2012 Autor Publicado: Maio 16, 2012 boas, como solicitado envio as dimenções do meu aqua: 80 cm - comp , 30 cm - larg e 45 cm - altura a lamapada que eu uso è uma T8 de 18w, cumps Citar
S@ntos Publicado: Maio 16, 2012 Publicado: Maio 16, 2012 (editado) Viva! Só falando em iluminação Supúnhamos para um plantado pouco exigente (aquário low tech) (80x30x45):1000= 108 L (brutos) Se ficar c/ 90 L (reais): 90 L x 0,4 W (“meio” termo entre 0,2 a 0,5 Watts) = 36 W (lâmpada(s)) Um plantado mais exigente seria 1 W/L 90 L x 1 W = 90 W (lâmpada(s)) Situações mais exigentes para essa litragem: Substrato fértil e injeção Co2 Mas tudo depende do que queres fazer, conforme já te disseram consulta o site da Tropica e vê o que eles recomendam em relação a (tua) escolha da flora. Editado Maio 16, 2012 por S@ntos Citar ¸.·´¯`·.´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸><(((º>
Recommended Posts