Luis Bessa Publicado Novembro 4, 2003 Publicado Novembro 4, 2003 Pessoal, sou novo membro aqui e completo 'rookie' nas questões de Aquariofilia, mas tenho um aquario com 500l, com ±20 Joias e outros ±20 peixes variados, e o termostato que tenho não me parece ser suficiente para aquecer a agua, já que se encontra sempre por volta dos 20°C. Alguem me poderia dar uma ajuda? Relativamente aos Joias, já tiveram 3 criações, mas acabam sempre por comer as crias depois de 1 ou 2 semanas. Será do stress? muitos peixes no aqua? temeperatura baixa? Obrigado Luis Citar
Nuno Carvalho Publicado: Novembro 4, 2003 Publicado: Novembro 4, 2003 Olá Luis!! Quanto ao termostato já tive varios de varias marcas! Actualmente tenho um JAGER e estou bastante satisfeito, bastante mesmo! Se kiseres aki fica um link: http://www.aquaristikshop.com/cgi-bin/neu/...5bV2cG1JCjxfVA9 Abraço!!! Citar Nuno Carvalho
Ricardo Calado Publicado: Novembro 4, 2003 Publicado: Novembro 4, 2003 Oi Luis Acho que a Jager é uma boa escolha (qualidade a um preço aceitável). Para aqueceres a água convenientemente aqui vai uma pequena referência (embora em aquariofilia não existam números mágicos): Aproximadamente 1 watt por cada litro do aqua por cada 5ºC de diferença da temperatura pretendida no aqua com o exterior (confuso???) EX: Aqua 500 litros temperatura pretendida 25ºC 1) temperatura exterior 22ºC = 500 watts de termostato 2) temperatura exterior 18ºC = 1000 watts de termostato 3) temperatura exterior 15ºC = 1500 watts de termostato ... Mais uma vez repito que são apenas estimativas (porque neste hobby 2 + 2 nunca são 4... só às vezes) Um abraço e boa sorte Citar RCalado
Luis Bessa Publicado: Novembro 5, 2003 Autor Publicado: Novembro 5, 2003 Ricardo e Nuno, Obrigado pela Vossa ajuda, vou estudar e seguir os vossos tópicos; estou a ficar viciado no aqua e respectivos habitantes, mas tenho mesmo muito que aprender; isto de começar novas actividades com 40, tem que se Lhe diga. Abraços Citar
Visitante Publicado: Dezembro 4, 2003 Publicado: Dezembro 4, 2003 ola amigo luis ,estas a ser bem lucidado pelos outros colegas. gajer es simplesmente o melhor aquecedor. Citar
Visitante Publicado: Dezembro 10, 2003 Publicado: Dezembro 10, 2003 DE FACTO A JAGER E SEM DUVIDA O MELHOR APESAR DE DESPENDIOSO VALE A PENA POR UMA QUESTAO DE SEGURANÇA TENTA ADQUIRIR 2 TORNA SE AINDA MAIS FIAVEL A MANUTENÇAO DA TEMP Citar
Elsa Patrícia Oliveira Publicado: Dezembro 14, 2003 Publicado: Dezembro 14, 2003 Olá, amigos! Sou novata neste meio e li muito sobre como montar um aquário, pensie que iria correr tudo bem... No entanto, tenho um problema com o termostato que me está a dar cabo da cabeça... o aqua tem apenas 16 litros, portanto comprei um termostato de 25w. Não aquecia a água o sufiente, troquei por um igual, pensando ser avaria... mas também não resultou e acabei por trazer um de 50w, pensando ter o problema solucionado... o certo é que me enganei! Este também não dá conta do recado... A que se pode dever isto? O aqua é um daqueles que são vendidos como tartarugueira, mas tem tampa... será o vidro que não permite manter a temperatura? O termostato é da marca italiana Project, se é que isso vos diz alguma coisa... Alguém tem dicas sobre o que se pode estar a passar? Obrigada desde já pela atenção... Citar Elsa Oliveiraelsapoliveira@gmail.com
João Branquinho Publicado: Dezembro 14, 2003 Publicado: Dezembro 14, 2003 Olá, amigos!Sou novata neste meio e li muito sobre como montar um aquário, pensie que iria correr tudo bem... No entanto, tenho um problema com o termostato que me está a dar cabo da cabeça... o aqua tem apenas 16 litros, portanto comprei um termostato de 25w. Não aquecia a água o sufiente, troquei por um igual, pensando ser avaria... mas também não resultou e acabei por trazer um de 50w, pensando ter o problema solucionado... o certo é que me enganei! Este também não dá conta do recado... A que se pode dever isto? O aqua é um daqueles que são vendidos como tartarugueira, mas tem tampa... será o vidro que não permite manter a temperatura? O termostato é da marca italiana Project, se é que isso vos diz alguma coisa... Alguém tem dicas sobre o que se pode estar a passar? Obrigada desde já pela atenção... Olá Elsa! Antes de mais, bem-vinda ao fórum. Acho aquilo que nos contas muito estranho... Um aquário de 16 litros é muito pequeno para ter esse problema! O facto de ter tampa, apenas contribui para ajudar a manter a temperatura, e não o contrário... não percebo... Mas diz-me, que peixes tens no aquário e qual a temperatura para que estás a regular o termóstato? Citar ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Elsa Patrícia Oliveira Publicado: Dezembro 14, 2003 Publicado: Dezembro 14, 2003 Olá, João. Em primeiro lugar obrigada pela resposta e pelas boas vindas! Pois não sei o que se passa, e ninguém me sabe dizer também... Ainda não tenho peixes, estava a montar primeiro o aquário direitinho para depois pôr um Betta, para começar e ver se me dou bem com estas andanças... queria pôr a 27º. Ainda não desanimei mas estou a ficar cada vez mais desiludida por causa deste problema... Citar Elsa Oliveiraelsapoliveira@gmail.com
El Pacheco Publicado: Dezembro 14, 2003 Publicado: Dezembro 14, 2003 Olá! Não estará o problema no termómetro?? Que tipo de termómetro é que tens ?? É daqueles de colar no vidro? Citar
Elsa Patrícia Oliveira Publicado: Dezembro 14, 2003 Publicado: Dezembro 14, 2003 Isso foi a minha primeira hipótese. Comprei um termómetro novo e é igual... e não são de colar, são dos normais, com ventosas, de colocar dentro de água. Citar Elsa Oliveiraelsapoliveira@gmail.com
João Branquinho Publicado: Dezembro 14, 2003 Publicado: Dezembro 14, 2003 E quanto acusa o termómetro? Tens o aquário nalgum local de corrente de ar? A divisão onde está é muito fria? Tens possibilidade de tirar uma foto ao aquário? Pode ser que ajude... é que isto é mesmo muito estranho... tudo indica que é problema do termoestato, mas estarem os dois avariados é mesmo muiiiiito azar... Citar ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum. Aqua Team: 20.563.645 Points (Rank: #3304) Join World Community Grid today!
Visitante Publicado: Dezembro 15, 2003 Publicado: Dezembro 15, 2003 Viva, Já experimentaste regular o aquecedor para o maximo a ver o que acontece? Citar
nunomiguel Publicado: Dezembro 15, 2003 Publicado: Dezembro 15, 2003 Olá, Eu tenho um aqua de 20lts. O termostato é de 25w e consigo uma temperatura de máxima de 32º. Se tiver a luz 24horas ligada consigo 33º. O termostato não é nada de especial... nem me lembro agora da marca... custou pouco mais de 10€.. Pode ser como diz o João: ou está a apanhar corrente ou está numa divisão fria... Se a água estiver parada inda pior. Neste caso a água aquece "apenas" na zona onde está o termostato. Será este também o problema?? Cmp, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
MoreiraMan Publicado: Dezembro 15, 2003 Publicado: Dezembro 15, 2003 Penso que o problema da Elsa será mesmo o da regulação do termostato. Com um aqua tão pequeno qualquer termostato deveria resolver o problema. 25W são mais que suficientes, mesmo que o aqua esteja numa sala permanentemente a 15ºC, o que é muito frio! A própria luz também ajuda a aquecer. Quanto aos melhores termostatos eu já tive um barato da Aquapor 50W sem problemas nenhuns durante 4 anos e quando passei para o aquário maior (200lts) comprei um Rena de 250W que me parece muito bom também e tem um design bonito (ajuda quem não o pode esconder no filtro de decantação). Os da Tetratec também são bons. Isto é um equipamento simples e já muito testado, não é preciso fazer muitos dramas. Só não convém importar directamente da Tailândia . Vejam os símbolos da caixa: para além do CE deve ter dois quadrados um dentro do outro e o organismo de certificação (TUV, etc.). Citar João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein
Elsa Patrícia Oliveira Publicado: Dezembro 15, 2003 Publicado: Dezembro 15, 2003 O meu próximo passo vai ser esse, mudar o aqua de divisão... pode ser por isso sim, ele está neste momento na cozinha, que apesar de não ter correntes de ar é um pouco fria... a ideia sempre foi colocá-lo na sala, mas preciso de fazer umas pequenas "obras" para isso... vou apressar isso, pode ser a solução... não acredito que três termostatos possam estar errados, né...? Obrigada a todos pela preocupação em arranjar respostas! Citar Elsa Oliveiraelsapoliveira@gmail.com
Visitante Publicado: Dezembro 16, 2003 Publicado: Dezembro 16, 2003 Viva, Não acredito que um aquecedor de 50w não consiga aquecer 16 litros de agua por muito fria que seja a divisão da casa. Mistério.... Citar
MoreiraMan Publicado: Dezembro 16, 2003 Publicado: Dezembro 16, 2003 Viva, Não acredito que um aquecedor de 50w não consiga aquecer 16 litros de agua por muito fria que seja a divisão da casa. Mistério.... Eu tenho a certeza que consegue! Fiz umas contas e para um aqua de 16 litros com as dim. 40x20x20cm a área total (6 faces) é de 0,4m². Mesmo que consideremos que as paredes do aqua têm uma resist. térmica tão baixa que a temp da água é igual à temp dessas paredes (25ºC) e que a cozinha da Elsa esteja a 15ºC e com uma corrente de ar que permita um coeficiente de transmissão de calor por convecção de 10 (já é muito alto e só possível se houver corrente de ar), o calor perdido pelo aqua é de Q=10x0.4x(25-15)=40W, pelo que a temperatura subiria dentro do aquário, pelo menos até aos 25ºC. Todos os cálculos são conservativos por isso é mistério que nem termodinâmico resolve! Citar João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein
Elsa Patrícia Oliveira Publicado: Dezembro 16, 2003 Publicado: Dezembro 16, 2003 Beeeeeeeeemmmmmmmmmmmmm, estou impressionada! :D Está tudo correctíssimo e ele chega aos 25º graus sim... já o levei para a sala e há bocado estava a 26 graus... tudo bem, mas só atinge isto regulado para o máximo (32 graus) e não deveria ter esta dificuldade... amanhã vou à loja e exijo outra marca, não sei mais o que fazer... Citar Elsa Oliveiraelsapoliveira@gmail.com
MoreiraMan Publicado: Dezembro 19, 2003 Publicado: Dezembro 19, 2003 Elsa, Antes de reclamares na loja tem atenção que a escala que os termostatos apresentam nunca é fiável. Os bons fabricantes apresentam-na apenas como indicativa (vê nas instruções). Eu, por exemplo, no meu tenho o problema ao contrário (penso q é tb um problema de aquecimento da iluminação) e é por isso que devemos controlar a temperatura diariamente olhando para o termómetro (eu faço de manhã e à noite). Nunca confies na escala do termostato, ela apenas dá um valor aproximado. Citar João Moreira "Imagination is more important than knowledge" A. Einstein
Elsa Patrícia Oliveira Publicado: Dezembro 19, 2003 Publicado: Dezembro 19, 2003 Sim, isso eu já reparei... a temperatura que eu digo que ele atinge é a que o termómetro acusa... sim, porque o termómetro acusava 25 graus e a escala do termostasto 32... agora já melhorou, parece que era só manha dele... Citar Elsa Oliveiraelsapoliveira@gmail.com
Visitante Publicado: Dezembro 23, 2003 Publicado: Dezembro 23, 2003 Qual o tamanho dos peixes que tens.O número por si só não diz tudo.Qual é a capacidade do ou dos aquecedores. Em relação aos especimenes que falaste o que são outros 20 variados?Em relação ás reproduções é naturalissimo que devido ao espaço aconteca o que descreveste Citar
Visitante Publicado: Dezembro 23, 2003 Publicado: Dezembro 23, 2003 olá Elsa Há uma regra dourada nestas coisas da aquariofilia, que nos diz. -Não devemos manter espécies aquáticas em volumes inferiores a 40 litros. A temperatura é dos parâmetros físicos mais importantes num aquário, pois é através dele que os nossos amiguinhos regulam a temperatura do seu corpo.Se tiveres volumes pequenos tens grandes variações de temperatura. Deverias de ter sido ajudada aquando da aquisição do teu aquário. Não desistas pois isto é um hoby lindíssimo e um aquário pequeno faz sempre falta para hospital já que os nossos amiguinhos também adoecem. Boa sorte Citar
Elsa Patrícia Oliveira Publicado: Dezembro 26, 2003 Publicado: Dezembro 26, 2003 Obrigada, Manuel! Pois de facto tudo isto começou porque eu tinha cá em casa este aquário... como comprei casa minha e saí da dos meus pais, decidi levar o aquário e começar a estudar como se monta um "a sério". Mas realmente agora que me meti nisto só me apetece meter aquele no armário e comprar um bem maior... aguarda-se o fim do mês para novos desenvolvimentos! Para já estou em prospecção! Citar Elsa Oliveiraelsapoliveira@gmail.com
Recommended Posts