lfogs Publicado Maio 14, 2012 Publicado Maio 14, 2012 (editado) Olá a todos, Este é o meu primeiro post e com ele pretendo recolher o vosso feedback, relativamente ao Aquário que estou a pensar montar. Por isso aqui fica o resumo daquilo que idealizei para um Aquário Biótipo da Ásia: Aquário Aquatlantis Aquadream (60x30x40) - 54 Litros? Sistema de Iluminação - 1x15W T8 Caixilhos e galeria em PS Sistema de Iluminação incorporado na galeria com reflectores Filtro Biológico Mini Biobox 2 (4 Filtros: Esponja Fibra XS, Esponja Carvão XS, Esponja Grossa XS, Aquaclay XS) Bomba EasyFlux 300 Aquecedor EasyKlim 75 Vidro Float com arestas polidas, colado com silicone preto [*]Termómetro de Precisão Sera [*]Sera Aspirador de Areão ou Sera Limpador de Areão [*]Sera Air 110 Plus [*]JBL Proflora Start ou Sera Floredepot [*]Base de Segurança para Aquário - Thermo-Safe 60x30 ou JBL Aquapad 60x30 [*]Sera O CD 2.0 [*]Sera Aqua-Test Box ou JBL Easy Test 6 in 1 [*]Outros testes para: valor do pH (pH) dureza total (gH) dureza de carbonatos (kH) amónio/amónia (NH4/NH3) nitritos (NO2) nitratos (NO3) fosfatos (PO4) ferro (Fe) cloro (Cl) Plantas: Hygrophila Difformis - 1 Uni. Hygrophila Polysperma - 2 Uni. Cryptocoryne Nevillii - 2 Uni. Vallisneria Nana - 2 Uni. Nymphaea Lotus - 1 Uni. Cryptocoryne "Green Gecko" - 2 Uni. Microsorium Pteroplus - 1 Uni. Cladophora Aegagrophila - 2 Uni. Cryptocoryne Wendtii (castanha) - 2 Uni. Cryptocoryne Wendtii (verde) - 2 Uni. Material de Fundo: Areia Preta/Avermelhada Tronco/Raiz Alto Tronco/Raiz Largo Peixes: Betta - 1 Uni. (1 Fêmea) Colisa Lalia - 1 Uni. Arco-Iris Neon (Melanotaenia Praecox) - 5 Uni. (2 Machos/3 Fêmeas) Barbo Xadrez (Barbus Oligolepsis) - 4 Uni. ( 2 Machos/2 Fêmeas) Comedor de Algas Siamês- SAE - (Crossocheilus Siamensis) - 2 Uni. (1 Macho/1 Fêmea) Peixe Cobra (Pangio Kuhlii) - 2 Uni. (1 Macho/1 Fêmea) Camarão Takashi Amano (Caridina Multidentata) - 5 Uni. Esta é a minha ideia inicial... Se tiverem sugestões agradeço desde já... Editado Maio 14, 2012 por lfogs Citar
lfogs Publicado: Maio 14, 2012 Autor Publicado: Maio 14, 2012 (editado) ... Editado Maio 14, 2012 por lfogs Citar
fmnl54321 Publicado: Maio 14, 2012 Publicado: Maio 14, 2012 Boas, Também tenho um aquário do estilo biótopo da Ásia com espécies, plantas, cor do substrato por isso não posso deixar de comentar este tópico. À primeira vista o que me preocupa no teu projeto é a iluminação de 18w t8, muitas plantas da Ásia toleram pouca luz mas acho que ficarias melhor servido com t5, se ainda não compraste o aquário, aconselho dentro do que idealizaste os aquatlantis ambiance com t5. Outro especto que me preocupa é quereres meter muitos peixes em 60x30x40. Cumprimentos. Citar
Filipa Branco Publicado: Maio 14, 2012 Publicado: Maio 14, 2012 (editado) Olá, eu nunca tive um biótopo asiático, por isso não sou a melhor pessoa para opinar, mas também me parece que são muitos peixes para a litragem que tens... E as colisas, segundo sei, devem estar em casal (pf corrijam-me caso esteja a dizer alguma bacurada lol). cumps Editado Maio 16, 2012 por Filipa Branco Citar
lfogs Publicado: Maio 15, 2012 Autor Publicado: Maio 15, 2012 Obrigado fmnl54321 e Filipa. Foi exatamente por necessitar de dicas como as vossas que iniciei este post. Não foram as únicas pessoas que me alertaram para o facto de serem demasiados peixes, para as dimensões do aquário em causa. Em relação à iluminação sei que existem lâmpadas T8 de 15W a 58W (pelo menos da marca Sera), mas dentro destas existem diversos espectros (tonalidades da lâmpada) e para o aquário biótipo da Ásia não sei a que melhor se poderia adaptar. Também não sei se estas lâmpadas T8 são todas compatíveis com a iluminaria que o aquário trás de origem (dimensões). Se poderem dar uma ajuda agradeço. Cumprimentos. Citar
Manik48 Publicado: Maio 15, 2012 Publicado: Maio 15, 2012 Vivas, bem vindo Antes de mais diz-nos se já compraste o aqua ou se esse é o modelo que pretendes adquirir. Isto é muito importante. À partida posso dizer-te que essa fauna vai ter que ser revista, são demasiados peixes (de facto as colisas tem que ser aos casais), mas tudo depende do aqua e material que tens/vais comprar. abraço Citar Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
lfogs Publicado: Maio 15, 2012 Autor Publicado: Maio 15, 2012 Manik48 ainda não comprei o aquário, sendo este o modelo que pretendo adquirir... Julgo que para quem está a começar, não vou estar a investir desenfreadamente sem saber se é um hobby para dar continuidade. Por esse motivo achei o Aquadream 60 bastante interessante pelo Kit que trás e pelo preço... cerca de 93,00 euros. Abraço. Citar
fmnl54321 Publicado: Maio 15, 2012 Publicado: Maio 15, 2012 Boas, Em relação ao espectro, depende do que queres criar, existem águas acastanhadas (lampadas amareladas ou avermelhadas) e águas cristalinas (lâmpadas brancas), se tiveres espaço para 2 lampadas deves juntar diferentes lâmpadas. Em relação ao tamanho tens de ver a dimensões das lâmpadas do aquário para puder comprar igual. Cumprimentos. Citar
SusanaPaço Publicado: Maio 15, 2012 Publicado: Maio 15, 2012 Deves ter as colisas em casais e as bettas fêmeas são mais felizes e alegres em grupos de 3 ou + Repensa a fauna. Esta um pouco grande demais Citar
alcaide Publicado: Maio 16, 2012 Publicado: Maio 16, 2012 Posso estar enganado, mas os barbus, vão achar os camarões uma delícia.... Citar ALCAIDE
lfogs Publicado: Maio 16, 2012 Autor Publicado: Maio 16, 2012 (editado) Deves ter as colisas em casais e as bettas fêmeas são mais felizes e alegres em grupos de 3 ou + Repensa a fauna. Esta um pouco grande demais Posso estar enganado, mas os barbus, vão achar os camarões uma delícia.... Susana obrigado pelo teu comentário, a fauna e a flora que mencionei são apenas um protótipo, por isso ter colocado este post... para que possam comentar e dessa forma me elucidar relativamente ao que está mal... Alcaide agradeço a tua dica, os Barbos certamente vão ter vontade de "provar" os camarões e também segundo reza a história os Betta... Vou repensar a fauna e a flora. Beijinho e abraço. (Fica aqui a correcção a pedido do Alcaide) Editado Maio 22, 2012 por lfogs Citar
alcaide Publicado: Maio 22, 2012 Publicado: Maio 22, 2012 Acho que deverias ter escrito... Beijinho e abraço Citar ALCAIDE
Recommended Posts