ReDsOuL Publicado: Junho 18, 2012 Autor Publicado: Junho 18, 2012 (editado) Ufffffff.... Li tudo! Agora vou dar o meu bitaque!! Temos um Aqua de 60 Litros com Biobox a debitar 280LH e nunca tivemos problemas! E estamos com sobre-população, uns 26 peixes (Tetras e Corydoras e Otos), mas... Desmiolamos aquilo tudo, temos cerca de 500g de Filtragem Biológica e Esponjas Grossas, Finas, Fibras para apanhar os detritos maiores etc... Ou seja, tudo personalizado para obter melhores resultados... Se resulta? SIM! Se voltasse atrás e voltava a meter-me num Aquário com Biobox? NÃO! NUNCA! Nem aconselho a ninguém o ter pelas seguintes razões: -Muito pouco capacidade de Matérias Filtrantes -Muito pouca personalização (trocas de lugares com as matérias) -Tem uma ENORME perda de caudal - Pior de tudo... A sua manutenção... Que coisa mais... Errrrr.... Irritante e Redsoul não digas que não! Um gajo acaba de limpar tudo bonitinho volta a por o cartucho das matérias filtrantes e BAM! Só MMmmm Porcaria no Aquário! Em relação às materias filtrantes, é algo do género que pretendo fazer. Em relação à capacidade, confesso que não sei o que é que outros filtros levam, mas 4 caixas de matérias filtrantes não me parece pouco! Mas lá está, repito, não sei o que outros filtros levam. Por enquanto tenho a esponja branca mais fina, a azul mais grossa e umas esferas (isto). Em relação à perca de caudal, sim é verdade, já tinha dito algures por aqui, e a real ronda os 300L/H, menos de metade do que a bomba anuncia. Quanto ao acabar de limpar tudo...por enquanto não me queixo! Tenho poucos peixes... Editado Junho 18, 2012 por ReDsOuL Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
TonyCh Publicado: Junho 18, 2012 Publicado: Junho 18, 2012 @eliezer: sim. O nano tem 20l. Usando uma bomba de 400l/h num filtro externo, devo reduzir o fluxo para 200l/h o que para 20l é o mínimo aceitável para mim (10x a capacidade). Neste momento tenho um filtro de cascata (liberty 2041) com 485l/h mas preferia um externo. Vou ver se arranjo qualquer coisa pequena que caiba no cilindro. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Eliezer costa Publicado: Junho 18, 2012 Publicado: Junho 18, 2012 existem umas bombas exteriores (que eu na conhecia 0.o) que fazem um trabalho exelente e assim não precisa estar dentro do filtro a ocupar espaço... eu quanto aos filtros não vou entrar em discução...para o teu de 60l consigo preceber devido ao layout e tal (bla bla bla) mas para o nano??? aquilo está sempre a worcar... vais estar a filtrar agua filtrada...se queres movimento apoio o que tinhas para ampliar a movimentação dentro de agua...ou cm o mad tem uma bomba de ar que movimenta a agua e o filtro eventualmente acaba por apanhar...(o coco tb serve de estrume para as plantas xD) Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Junho 18, 2012 Publicado: Junho 18, 2012 Então, já te tinha falado disso (Iwaki remember?). O problema é que são 90€ a versão mais pequena (900l/h). Eu por acaso descobri outras, muito mais baratas (10-20€) mas que funcionam segundo o mesmo princípio só que há um problema... a mais pequena que encontro tem 8cm de comprimento. Isso é maior que a largura do cilindro que tenho e logo não daria para montar no topo. Abraços Tony PS: Não é pela filtragem que já tenho muito. É só mesmo pelo gozo de fazer um filtro DIY miniatura. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
TonyCh Publicado: Junho 18, 2012 Publicado: Junho 18, 2012 Olha estas: http://www.ebay.de/itm/12V-DC-Kuhl-Burstenloser-Motor-Wasserpumpe-400L-H-4-5W-/140769988434?pt=Pumpen&hash=item20c68b8f52 Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Eliezer costa Publicado: Junho 18, 2012 Publicado: Junho 18, 2012 na era isso...existem umas chamadas de retorno...tem um tubo que entra e outro que sai e a bomba por fora...tive cm umas na mão...na eram assim tão caras e são porreiras...(não sei em termos de capacidade...devem ser mais fracas que as internas...) p.s. este topico agora está a ficar intereçante... Citar Eliezer "The end of the world"
TonyCh Publicado: Junho 18, 2012 Publicado: Junho 18, 2012 Então mas é isso que ves no link que coloqquei... Tubo de entrada, saída e motor por fora (estou confuso). Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
Eliezer costa Publicado: Junho 19, 2012 Publicado: Junho 19, 2012 na consigo abrir o link :D...pensava que me estavas a falar de umas magneticas ou algo :D...never mind Citar Eliezer "The end of the world"
ReDsOuL Publicado: Junho 21, 2012 Autor Publicado: Junho 21, 2012 Bem, finalmente o ictio está a desaparecer Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
ReDsOuL Publicado: Junho 22, 2012 Autor Publicado: Junho 22, 2012 Neste momento tenho amónia, nitritos e nitratos a 0! Não devia ter pelo menos alguns nitratos? Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
ReDsOuL Publicado: Julho 11, 2012 Autor Publicado: Julho 11, 2012 (editado) Boas Tenho andado um pouco afastado daqui, o que em parte é bom sinal, sinal de que não há problemas. Neste momento tenho o aquário estabilizado, e espero que assim continue! Fiz algumas trocas, mais racionais, uma vez que numa das lojas onde costumo comprar o que preciso tenho facilidade em trocar os peixes. Sendo que neste momento tenho: 2 guppys 2 ancistrus 7 barbo tigre 1 comedor de algas chinês Tinha uma planta planta mas um dos ancistrus fez o favor de a comer toda, e acabei por a tirar! Quando colocar substrato fertil trato das plantas. Um tronco pequeno e uma rocha. Tenho em vista um tronco grande, só que o preço, 25€, é um impedimento! Só aquele tronco ocuparia 1/3 da decoração do aquário! Assim que possa coloco aqui foto para dizerem o que acham! Sugestões? Editado Julho 11, 2012 por ReDsOuL Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
ReDsOuL Publicado: Janeiro 21, 2013 Autor Publicado: Janeiro 21, 2013 Estou com um grave problema...não tenho electricidade em casa a dois dias e tenho a agua a 16 graus !!! Soluções SFF não sei o que fazer... Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
ReDsOuL Publicado: Janeiro 21, 2013 Autor Publicado: Janeiro 21, 2013 Só a pouco tempo tive acesso a internet para começar a pesquisar sobre o assunto e já vai que posso ter graves problemas a nível de colónia de bactérias ! Não estava minimamente preparado para um problema do género... Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
ReDsOuL Publicado: Maio 6, 2013 Autor Publicado: Maio 6, 2013 Bem, passei só para dizer que está tudo bem como o meu aqua :D Impecável Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
joaoreis00 Publicado: Maio 6, 2013 Publicado: Maio 6, 2013 Preparado nem tu nem ninguem! no meu novo projecto estou com ideias de lá meter uma UPS mas mesmo isso ñ me vai dar mais q uma hora de autonomia! Conseguis-te resolver o problema do aquecimento ou os bichos simplesmente aguentaram-se? Citar Feedback
ReDsOuL Publicado: Maio 6, 2013 Autor Publicado: Maio 6, 2013 Mais vale comprares um gerador! Uma hora de autonomia no final nem faz diferença por nesse tempo o aquário nem arrefece! E uma hora com o filtro/bomba parados também não faz diferença! Eu agora já tenho um gerador... já estou safo lol Quanto aos peixes... simplesmente aguentaram :-D brutos os gajos eheh Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
joaoreis00 Publicado: Maio 6, 2013 Publicado: Maio 6, 2013 Mais vale comprares um gerador! Uma hora de autonomia no final nem faz diferença por nesse tempo o aquário nem arrefece! E uma hora com o filtro/bomba parados também não faz diferença! Eu agora já tenho um gerador... já estou safo lol Quanto aos peixes... simplesmente aguentaram :-D brutos os gajos eheh ñ é tanto pela temp da agua até pq o novo aqua vai ser bem maior q o q tenho actualmente (56l para 288l) mas sim pelo filtro! tenho lido para aí q as bacterias são mais sensíveis q se pensa e q passado 15/20min podem começar a morrer por falta de oxigenio! Citar Feedback
ReDsOuL Publicado: Maio 6, 2013 Autor Publicado: Maio 6, 2013 Bem felizmente o meu aquário aguentou se e esteve para ai uma semana sem eletricidade Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
joaoreis00 Publicado: Maio 6, 2013 Publicado: Maio 6, 2013 Bem felizmente o meu aquário aguentou se e esteve para ai uma semana sem eletricidade a serio??? uma semana é muita bruta! nem os peixes sofreram por causa da falta de oxigenação da agua?! Citar Feedback
ReDsOuL Publicado: Maio 6, 2013 Autor Publicado: Maio 6, 2013 Não sei... o que é certo é que não tive baixas e está tudo bem de saúde!! :-D Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
ReDsOuL Publicado: Maio 6, 2013 Autor Publicado: Maio 6, 2013 E já lá vão mais de três meses... foi no final de janeiro. Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
joaoreis00 Publicado: Maio 6, 2013 Publicado: Maio 6, 2013 estranho... isso até vai muito em contra a alguns "principios" dos manuais de aquariofilia q tenho lido por aí! peixes do diabo têm um par de tomates q nem cabem no aquario Citar Feedback
alvarenga Publicado: Maio 6, 2013 Publicado: Maio 6, 2013 Depende dos peixes, bardos, ancistrus e guppys aguentam por uns tempos bem a água a 16º. Citar Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
ReDsOuL Publicado: Maio 15, 2013 Autor Publicado: Maio 15, 2013 Aqui fica uma foto do estado geral do aquário :-D A zona central, onde está a pedra, não é para ficar assim, mas ainda não sei bem o que fazer! Opiniões ou sugestões são bem vindas! Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
ReDsOuL Publicado: Maio 15, 2013 Autor Publicado: Maio 15, 2013 Plantas e musgo só foram colocados no aquário à dois dias por isso ainda não estão nada de jeito! Citar Primeiro aquário - toda a ajuda é bem vinda
Recommended Posts