deborlandini Publicado Maio 13, 2012 Publicado Maio 13, 2012 (editado) Olá. Antes de descrever o problema vou descrever meu aqua como é pedido: 1. Parâmetros físico-químicos atuais da água: 1.1 - pH: 7.2 1.2 - GH: - 1.3 - KH: 2.0º 1.4 - amônia / nitrito / nitrato: oscilando (explicarei porque), mas antes era 0 1.5 - temperatura atual e média: 30º, normalmente 27º 2. Dimensões do aquário, e há quanto tempo está em funcionamento; 30X19X26 cm, 2 meses de meio de funcionamento 3. População do aquário: 3.1 - espécies: guppy e colisa cobalto 3.2 - número de indivíduos por espécie: 4 guppys fêmeas e 1 macho, 1 colisa macho e 1 fêmea 4. Tipo de substrato usado, descrevendo: areia fina 5. Se houver plantas naturais: 5.1 - quais espécies e quantas: algumas Limnobium e musgo de java 6. Iluminação usada: 6.1 - tipo (fluorescente, HQI, outra): fluorescente 6.2 - potência total: 15W 6.3 - quando foi instalada: há 1 mês 6.4 - fotoperíodo: 10 horas 7. Filtragem: 7.1 - modelo: atman 0300 7.2 - materiais usados no filtro: mídia biológica, carvão ativado e perlon (do prórprio filtro) 7.3 - tempo em funcionamento: 2 meses e meio 7.4 - manutenção: qual o período de troca e/ou limpeza dos materiais filtrantes, e quando foi a última vez: limpo com as TPAs semanais e troco o refil do filtro mensalmente 8. Rotina de trocas de água: 8.1 - como faz (método / procedimento): sifonagem com TPAs de 30% 8.2 - periodicidade (de quando em quando faz as trocas): semanalmente 8.3 - qual o volume médio dessas trocas: ~4 litros 8.4 - quando foi a última troca (e qual volume dessa); quais os parâmetros físico químicos da água usada na reposição: ontem de 4 litros, mesmos parâmetros da água do aqua, trato com Prime e Stability 9. Objetos de decoração usados: 9.1 - rochas (qual o tipo e mineral, se souber):1 não sei o nome, mas sei que ajuda a manter o pH alcalino 9.3 - outros (descreva em detalhes): 1 tronco artificial 11. Alimentação fornecida aos peixes: 11.1 - tipo: industrializada e artêmias congeladas 11.2 - marca/s: Tetra e Sera 11.3 - quantidade fornecida aos peixes (e quantas vezes ao dia/semana): 2X ao dia, com adição de Garlic Guard e 2X por semana uma das porções com artêmias Tenho ultimamente utilizado diariamente stress guard, mas uso quando faço a aclimatação do peixe, principalmente. Meu aqua estava indo muito bem até que comprei um macho de guppy vermelho e uma fêmea. O macho em poucos dias apareceu com a cauda roída. Achei que poderia ser outro peixe que roeu a caulda dele, apesar de achar estranho. Mimha colisa macho depois que coloquei a fêmea só tem "olhos para ela", é super fofo com a fêmea e com os demais habitantes. Lendo alguns foruns aukmentai a temperatura do aqua e fiquei observando o guppy que poucos dias, perdeu a cauda e morreu. Dia 07/05 percebi na cauda da fêmea que comprei com ele (ela é amarelinha, quase transparente), uns fiapinhos de sangue e um ponto de necrose na cauda, pesquisando o que poderia ser vi que seria bactéria e no dia seguinte administrei a 1ª dose de labcon bacter e labcon aqualife. Nessa, a cauda já estava com parte dela esbranquiçada e o sangue subia pela base da cauda. Converçando com o lojista e pesquisando na internet, percebi que poderia ser um surto de bactérias no meu aqua e que o guppy macho vermelho pode ter morrido pelas mesmas causas, infelizmente não consegui observar melhor por ser vermelho. Então resolvi tratar no aqua principal desde o dia 08/05, como manda a bula dos medicamentos. Retirei o carvão ativado e coloquei argiilas zeolíticas no filtro pra tentar conter os picos de amônia. Nesse meio tempo um peq aqua que ser de quarentena, hospital, etc. Esta com ~15 alevinos dae uma guppy que pariu há dois dias. Acontece que a guppy está já quase sem cauda. as veias dilataram-se por todo o corpo, a cauda está boa parte escurecida como se estivesse necrosada, mas ela nada como se não estivesse ocorrendo nada, sempre na superfície, come bem e ainda briga com os peixes que se aproximam dela... Parece não melhorar mas está tão ativa quanto os demais. O que fazer? Tenho lido que esses casos não tem cura e que deve sacrificar o peixe para não sofrer mais. Ela não parece sofrere mas... Sou nova nisso, mas amo meus queridinhos. O que faço com a guppy doente? Meu aqua estará finalmente livre dessa infestação (?) depois do tratamento com o labcon bacter e labcon aqualife, temp 30º? Depois do período de tratamento e a guppy estiver viva nessas condições descritas, mantenho ela com os demais? Devo fazer uma esterilização do aqua logo após o tratamento com permanganato de potássio a 2%, nos objetos, plantas, areia, rocha e pedras? Como melhor fazer isso? Obs: deixei bio cerâmicas no aqua com os alevinos para colonizar e colocar no aqua principal quando isso tudo passar. Desculpem o texto longo, mas quiz que tudo estivesse o mais claro possível. Editado Maio 15, 2012 por deborlandini
deborlandini Publicado: Maio 15, 2012 Autor Publicado: Maio 15, 2012 Infelizmente a guppy morreu hoje!
Manik48 Publicado: Maio 15, 2012 Publicado: Maio 15, 2012 Felizmente não tiveste que a sacrificar! Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas?? http://www.dracuecalo.wordpress.com Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...
pmpg98 Publicado: Maio 16, 2012 Publicado: Maio 16, 2012 Tens essa fauna toda em 15l que com substracto e tudo o resto deve ficar para ai nuns 12/13 litros uteis... Enão achas-te nada melhor que comprar mais um casal de gupies, um trio de guppies já era sobrelotação... Compra um aqua maior ou os problemas vão continuar... Pedro
deborlandini Publicado: Maio 21, 2012 Autor Publicado: Maio 21, 2012 Depois desse fato, já perdi 2 guppys fêmeas do nada. Começaram a nadar na superfície, não comiam. De repente começavam a nadar "torto", de lado, perdiam totalmente o equilíbrio e morriam. Aparentemente não tinham nada! Fiz as TPAs depois a que primeira guppy morreu. Fiz uma verdadeira desinfecção no aqua com permanganato de potássio e depois disso ocorreram os fatos que descrevi acima. Fiz o tratamento conforme recomendado na bula do Labcon bacter e Aqualife, por isso penso que elas não morreram por problemas bacterianos ou qualquer outro, depois da administração desses medicamentos. O que poderia ser? Estou com a última guppy fêmea já começando a apresentar esses sintomas, enquanto o macho e as colisas estão ótimos Agora comprei um aqua de 60l. Vou colocar uma dúvida sobre a fauna num outro tópico do forum sobre o assunto.
Recommended Posts