Recommended Posts

Publicado:

Olá.

Hmm... leres um bocado e usares a Pesquisa não te fazia mal nenhum.

Se tens esse tipo de dúvidas e não as consegues tirar, pura e simplesmente, pesquisando aqui no Fórum ou mesmo na restante net; sinceramente, mais vale nem tentares ter plantas muito exigentes no teu aquário.

Para manter plantas aquáticas só precisas de algumas coisas:

Perseverança, e arregaçar as mangas...

Não podes ficar à espera que ao mínimo problema ou dúvida te respondam aqui no Fórum.

As pessoas habituam-se (mal) a que as respostas lhes caiam no colo. Qualquer dia, perdem um peixe ou fazem pior, pura e simplesmente porque ficam à espera que lhes respondam no Fórum, quando têm o botão da Pesquisa mesmo à mão de semear.

Descansa que não és o único a fazer isso, nem hás-de ser o último... é só porque a tua pergunta é daquelas que usando a pesquisa se descobre em poucos minutos... aliás, mesmo que demore muito tempo a encontrar a resposta, melhor, é da maneira que lês mais e aprendes mais... uma coisa que é vital em aquariofilia, particularmente com plantas de aquário.

Não sabes como nem o que procurar? Simples... vê os aquários que aches bonitos, ou aquários com as plantas que desejas manter, e pesquisa sobre o que é que foi utilizado para manter essas mesmas plantas. É muito mais fácil do que fazer uma pergunta como a que tu fizeste.

E só para não dizer que não te respondi à tua pergunta, aqui vai a única resposta válida à tua pergunta:

Depende...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

De nada...

Sempre às ordens.

Ah! A resposta está aqui no Fórum... se calhar até a encontras no meio de respostas inoportunas, escusadas e sem base.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Na minha humilde opinião qualquer planta em aquariofilia que ganhe raizes como as que vivem em terra merecem um substrato fertil... pela lógica preferem obter nutriente spor aí...

Lê estes tópico, a primeira vista diz alguma coisa:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=92358

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Publicado:

Para as plantas é indiferente o local onde estão os nutrientes. Podes ver aqui o estudo que o diz. O que lhes interessa é que tenham nutrientes.

Do ponto de vista prático: o melhor sistema é aquele composto por substrato fértil + fertilização líquida. isto garante que nunca lhes vai faltar nada e tens um maior espaço para erros (esquecimentos, férias, etc...).

Mas essencial essencial não é. Podes crescer todas as plantas em areia.

Já agora não percebo esta nomenclatura de usar a palavra substrato só para nos referirmos ao substrato fértil. O que quer que seja que metamos no fundo é substrato seja ele fértil, inerte, areia, cascalho, berlindes, rocha, etc... A função do substrato é dar suporte, local para as raízes se fixarem, nutrientes, etc.... Uma laje rochosa na praia é substrato para as algas e animais que aí vivem. As algas nem raízes têm. Há é diferentes tipos de substrato. Mas é tudo substrato. Ou vivem na coluna de água ou então vivem agarrados ao substrato.

Abraço

GM

Gustavo Martins

My nano Litopótamus

• 2 meses depois...
Publicado:

Eu nao tenho substrato fertil, so liquido da Sera, ponho 5ml por cada 20litros de agua por semana.....até agora tenho me dado bem.