jplonga Publicado Maio 12, 2012 Publicado Maio 12, 2012 (editado) Boa tarde pessoal, Antes de mais podem dar uma vista de olhos no meu tópico, que se encontra na assinatura, para verem aquário e setup. Tenho o areão preto a subir-me o Ph, passado 1 dia, já noto diferença num teste que fiz com dois copos, um com areão outro sem. Mas amanhã farei novo teste . Que me aconselham a fazer? O Ph tem se mantido entre 7,4 - 7,6. Quero baixar isto de uma forma estável, mas sem mudar o areão. Obrigado e por favor ajudem-me Editado Maio 12, 2012 por jplonga Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
Filipa Branco Publicado: Maio 12, 2012 Publicado: Maio 12, 2012 Boas, sugiro turfa! Sempre da forma mais natural possível Citar
TonyCh Publicado: Maio 13, 2012 Publicado: Maio 13, 2012 Turfa vai te meter taninos na água e o teu purigen vai tratar de removê-los... resultado... tudo fica igual e o purigen esgotará muito mais depressa... Vou dar-te um conselho que tu não vais querer ouvir mas pronto... alguém tem que fazê-lo... O areão, pelas fotos parece aguçado/afiado. Estou certo? Se for realmente assim, as tuas lindas pandas vão magoar os barbilhos naquilo e vão começar a perdê-los. Podem surgir infeções, fungos e sabe-se-lá que mais. Sem barbilhos vai ser muito complicado elas reproduzirem-se (o macho segura nos barbilhos da fêmea durante o acasalamento). Não sei se é esse o objetivo mas é mais uma coisa contra.... agora pensa assim... tens um areão que deu à justa em quantidade (eu continuo na minha que precisas de mais no fundo para o tal efeito de profundidade), é calcário e tem características físicas que não beneficiam em nada a tua fauna... há algum ponto sequer a favor daquilo? É chato trocar aquilo agora mas faz-se. Muitas pessoas já o fizeram sem grandes problemas. podes ir por fases para não chatear muito a tua fauna. Tens feito TPA's regulares suponho mas imagina daqui a uns meses, descuidas-te duas, três semanas e quando das conta já tens o ph em 8 ou 9.... não te vai matar os peixes mas acho que não vão gostar. É só uma ideia claro... se decidires não o trocar não vou deixar de falar contigo mas pronto... a minha opinião já tens Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jplonga Publicado: Maio 13, 2012 Autor Publicado: Maio 13, 2012 Boas, Lol, essa do de deixares de falar comigo foi engraçada... Pois, agradeço a tua opinião, sincera como sempre, e eu no fundo também sabia que era o melhor e o mais sensato, mas não queria lol. Ainda vou fazer hoje o ultimo teste á agua para ver se é mesmo o areão. Mas desconfio que sim, o teste de ontem já tinha uma ligeira, mesmo ligeira diferença. Agora, mãos à obra: Tenho 2,5 L de fértil, JBL aquabasis plus, e 10 kg, de areão preto...Mandado vir da pet4you, não comprem lá areão perto, o resto podem comprar que até gosto do atendimento e qualidade... Tony, antes de mais, tive a ver o novo produto da JBL areia preta SANSIBAR, mas ainda não encontrei informação se altera o ph, apenas diz que não liberta toxinas, (isto quer dizer o mesmo?). Eles aconselham a utilização conjunta com o fértil Aquabasis Plus, Mas tem uma dimensão entre 0,1 e 0,4mm. Dizem que são indicadas para corydoras... Achas que é viável? Agora, a parte mais difícil? Como é que devo fazer isto? Ajudem-me não faço a mínima ideia de como retirar o areão e deixar o fértil. Abraços Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
TonyCh Publicado: Maio 13, 2012 Publicado: Maio 13, 2012 Olá Pois essa do fértil nem me lembrei... outra dor de cabeça... é que se fores agora retirar o inerte, o fértil vai poluir-te a coluna de água... picos de amónia e já sabes o que vem a seguir. A granulometria de 0.1 a 0.4 parece-me bastante fina... quase tipo areia. As corydoras vão adorar mas não sei se será o ideal visto que hás de querer plantas e não sei como se aguentarão assim. Procura por areão que tenha 1mm de diâmetro que seja arredondado. Quanto à substituição propriamente dita, visto que há fértil à mistura, o que eu fazia era mudar 10 a 20cm uma vez por semana no dia da TPA (antes de fazê-lá para remover eventuais compostos libertados durante a mudança. Inseria um separador em plástico e aspirava o areão velho até só ficar o fértil. Depois colocava o novo areão. Deixava o separador enfiado. Na semana a seguir inseria o separador 10cm mais adiante e repetia toda a operação. Num mês estaria tudo trocado com mínimo impacto para a fauna. Abraços Tony. Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jplonga Publicado: Maio 13, 2012 Autor Publicado: Maio 13, 2012 Alguém que me ajude, lol, isto de aquariofilista daltónico não dá com nada. Já nem me perguntem qual proveta é que corresponde a quê. Que eu não sei. Agora posso dizer que fiz 4 testes: 1 - Teste àgua da torneira 2 - Copo com água da torneira à 48h 3 - Copo com água da torneira e areão à 48h 4 - Copo com água da torneira e areão à 48h( igual ao nº3) A que ph acham que está? Já não vejo nada Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
jplonga Publicado: Maio 13, 2012 Autor Publicado: Maio 13, 2012 Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
TonyCh Publicado: Maio 13, 2012 Publicado: Maio 13, 2012 Parece-me 7.5 em todas as amostras. Talvez a segunda seja muito ligeiramente mais alta tipo 7.6 ou 7.7 mas é tão pouco que pode entrar no "erro tolerável". Ainda por cima, a quantidade de água não é exatamente igual nas amostras o que pode justificar aquela graduação ligeiramente diferente. Já fizeste o teste do limão no areão? Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jplonga Publicado: Maio 13, 2012 Autor Publicado: Maio 13, 2012 Não borbulha com limão Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
jplonga Publicado: Maio 13, 2012 Autor Publicado: Maio 13, 2012 (editado) Já agora mostro os testes de amónia e nitritos: Em que o amarelo para amónia é 0 , e o transparente para nitritos é 0. Parece-me que estão ambos a 0, mas corrijam-me se estiver enganado. Amonia é da sera, nitritos da aquili. Ao vivo ambos estão mais claros do que na foto. Editado Maio 13, 2012 por jplonga Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
TonyCh Publicado: Maio 13, 2012 Publicado: Maio 13, 2012 Diria que sim mas da próxima vez usa uma folha branca no fundo que essa cor da mesa estraga tudo. Já agora, os testes da Sera dizem para comparar as cores como? Olhando de cima ou de lado para a amostra? Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jplonga Publicado: Maio 13, 2012 Autor Publicado: Maio 13, 2012 (editado) De cima.. Abraços Ps. Era uma folha branca... Não Comprem Sony Cyber Shot, lol Editado Maio 13, 2012 por jplonga Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
TonyCh Publicado: Maio 13, 2012 Publicado: Maio 13, 2012 Refiro-me à última foto lol. Se não reage (confirma com um grão, limão e uma lupa) Então a influência deve ser insignificativa. Abraços Tony Citar _________"Aut dosce, aut disce, aut discede"O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas
jplonga Publicado: Maio 13, 2012 Autor Publicado: Maio 13, 2012 (editado) Eu mergulhei cerca de 10 grãos, em sumo de limão, e nada...sem lupa, não tenho... mas não me aprece que reaja. Abraço Editado Maio 13, 2012 por jplonga Citar Abraços e Beijinhos ------------------------------------------------- 1º Aquário - Agradeço opiniões, criticas, piadas e ELOGIOS. / Precisas de ajuda? Lê isto primeiro:AJUDA
Recommended Posts