nvpa Publicado Maio 10, 2012 Publicado Maio 10, 2012 Tenho um aquario em casa que pretendo ativar com as seguintes medidas (120comprimento 40 largura e 55 altura). (240 litros) Tem uma calha de 2*30W. eu vou comprar mais uma calha mas estou em dúvida qual. Queria uma calha com lampadas de tamanho standard poi as lampadas são mais baratas e faceis de arranjar para todas as temperaturas de cor. Assim a duvida é: - 2x54W ficaria no total com 168W - 2x39W ficaria no total com 138W Quero por plantas de facil manutenção mas gostaria de manter um tapete de eleocharis parvula. a primeira opção parece-me exagerada, mas poderia ligar por exemplo uma das calhas apenas 3 ou 4 horas. a segunda parece-me um pouco de nada aquem (não quero ter que no futuro fazer modificações) Citar
jpospr Publicado: Maio 11, 2012 Publicado: Maio 11, 2012 O teu problema é que apesar de queres plantas de baixa manutenção, queres ter um tapete de parvula que como é de fundo requer algum intensidade de luz Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nvpa Publicado: Maio 11, 2012 Autor Publicado: Maio 11, 2012 Plantas de baixa manutenção é uma força de expressão. Tambem quero plantas de crescimento rápido como egéria densa ou cabomba mas julgo que o que vai mais exigir da iluminação é mesmo o tapete de parvula. Nos aquarios que já tive montados sempre tive plantas desse genero até com pouca iluminação mas nunca tive plantas de tapete e por isso não sei se 138w serão suficientes. O preço das calhas 2x54w e 2x39w é semelhante, a minha unica duvida é o consumo elétrico que é maior e se não justificar optaria antes pelas de 39, além disso a calha de 54 normal cabe mesmo á justinha dentro do aquario(se calhar até nem cabe) e por isso terei de comprar daquelas mais curtas (105 cm) que tem lampadas muito mais caras. Citar
jpospr Publicado: Maio 11, 2012 Publicado: Maio 11, 2012 E se optares por PLL? É que se for potencia a mais, podes desligar uma lâmpada se for potencia a menos ficas agarrado Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nvpa Publicado: Maio 11, 2012 Autor Publicado: Maio 11, 2012 Eu não sei se posso, sendo o balastro duplo ter apenas uma lâmpada ligada? ou seja se eu tirar por exemplo uma lâmpada de 30W a outra continua a funcionar? Sendo assim não teria grandes dúvidas? Em relação a Pll como as lâmpadas ficam lado a lado se eu desligar uma delas o aquario não fica com luz uniforme? Citar
jpospr Publicado: Maio 11, 2012 Publicado: Maio 11, 2012 Com as PPL se as tiveres lado a lado não se estiverem frente a frente sim isso irá acontecer, ficando um lado do aquário com mais luz que o outro. Em relação ao funcionamento do balastro duplo não sei Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts