Recommended Posts

Publicado

Boa tarde,

Tenho um filtro externo Pro 3 da Eheim modelo 2074, de 1250l/h no meu aqua de africanos.

O filtro comprei novo e tem cerca de 5 meses e meio. No início a força da agua ao sair da flauta era bastante e foi reduzindo com o tempo.

Após lavagem, recupera sempre e fica bastante mais forte, mas em 2 ou 3 dias volta a um caudal praticamente nulo.

Ja lavei mangueiras, cestos com as materias filtrantes e verifiquei eventuais fugas de ar ou agua. Tirei inclusive da cabeça do filtro a pa de rodagem (não me recordo do nome correcto), lavei e voltei a montar.

Alguem com problema semelhante ou com alguma sugestão?

Cumprimentos,

João Soares

Publicado: (editado)

Viva!

Limpas-te as mangueiras e tubos de aspiração/descarga?

As vezes uma curva nas mangueiras por mais pequena que seja também têm influência no caudal.

Cumps

Editado por S@ntos

¸.·´¯`·.´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸><(((º>

Publicado:

Eu tenho um há cerca de um ano, que já comprei em segunda mão mas em estado impecável, e sempre esteve ok.

Já passou 2 meses sem intervenção e a força é óptima (tenho um aqua de 300l com 1,20 m).

Neste filtro, como em outros, o que noto que reduz bastante o caudal são as mangueiras sujas. Deduzo que as tenhas limpo com um escovilhão, verdade?

E matérias filtrantes, qd isso comecou a acontecer tinhas limpo/trocado alguma coisa? Por exemplo a lã não estará muito "compactada" na gaveta?

Cumprimentos,

Pedro.

Pedro.

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Mais uma coisa: no regulador de caudal já exprimentaste a diminuir (até parar) e depois colocar no máximo de repente? (mete uma rede à frente da saída do filtro pq vai sair "porcaria").

Pedro.

Pedro.

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Publicado:

Bom dia,

Efectivamente não limpei com um escovilhao as mangueiras, mas ainda estao razoavelmente limpas, e o que sucede é que nos primeiros 2 dias tem a força normal, e de seguida é que a perde, logo imagino que se fosse obstruçao nao estaria 2 dias a funcionar bem. Seja como for este fds irei fazer essa sugestão.

As materias filtrantes têm se mantido sempre as mesmas, ainda não troquei nada, so faço as lavagens normais.

Em relação ao experimentar mudar rapidamente a velocidade do filtro..não experimentei. Outra coisa a experimentar.

Obrigado a ambos pelas ajudas e agradeço se houver mais sugestões.

Publicado:

Bom dia,

No seguimento das vossas sugestões, comecei por experimentar a mudança da velocidade do regulador de caudal..sem sucesso.

De seguida verifiquei novamente a cabeça do filtro e pareceu-me limpa e bem..novamente sem sucesso.

Abri o cesto das materias filtrantes e retirei uma especie de lã branca (nao sei o nome certo), mas mesmo depois de bem lavada, não deixa quase passar agua mesmo com a torneira em força por cima.

Resolvi experimentar com as ceramicas fechadas no cesto sem essa la por cima, e para já o filtro está novamente na sua força inicial.

Agora isto já aconteceu antes quando abria e lavava as ceramicas e a respectiva lã, mas como disse 2 dias depois volta a um pequeno fio de agua.

Ver qual o resultado agora daqui a uns dias.

Entretanto acham boa ideia comprar nova lã, ou acabar de encher o cesto com materias filtrantes.

Ou seja tenho 2 cestos com biomech (as tais espécies de molas pretas), um com ceramicas e outro com outra espécie de ceramicas. Tudo o que vem de origem com o filtro.

Obrigado

Publicado:

Abri o cesto das materias filtrantes e retirei uma especie de lã branca (nao sei o nome certo), mas mesmo depois de bem lavada, não deixa quase passar agua mesmo com a torneira em força por cima.

Resolvi experimentar com as ceramicas fechadas no cesto sem essa la por cima, e para já o filtro está novamente na sua força inicial.

Parece ser dessa lã. Onde a aranjaste? É a própria para esse filtro (compra-se numa caixa com 3, creio) embora tb possas utilizar outra (da Sera, etc) que sai mais barato.

Esse tipo de lã é fundamental para a água ficar limpa, mas talvez essa não seja a ideal.

Dá para colocar foto?

Pedro.

Pedro.

Publicado:

O filtro hoje continua com o fluxo certo, pode ter sido da lã, mas vou esperar mais uns dias antes de cantar victoria.

A lã é a que vem com o filtro, aliás está tudo como vem de compra (fine filter pad)

http://www.eheim.com/files/image/image/whats-in-the-box.png

O filtro é o de 4 cestos, o 2075. Irei comprar outra camada de lã, ou experimentar espuma azul de um outro eheim so para aconchegar as bacterias :P

Obrigado pelas sugestões, qd tiver mais novidades comunico.

Cumprimentos,

jtsoares1

• 2 semanas depois...
Publicado:

Não é suposto lavares a lã.... é suposto DEITARES FORA e meteres uma nova em cada manutenção do filtro (2 em 2 meses)... se tiveres muita sujidade no aquário, há quem faça uma vez por mês. Além disto, manter as mangueiras limpas é muito importante.

Abraços

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!