Recommended Posts

Publicado

Viva,

Pelo que tenho lido num conhecido forum norte-americano, é costume por lá adicionar um pouco de sal para aquários na água das TPAs.

A minha questão é: será isso benéfico, desnecessário ou mesmo perigoso?

Aparentemente, este procedimento parece ter algumas vantagens: o aumento da dureza e ph da água, bem como a adição de alguns sais benéficos como o iodo e o magnésio. A minha maior dúvida está no que poderá fazer o cloreto de sódio, mesmo em pequenas quantidades...

O que acham?

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Olá

com "sal" referem-se a cloreto de sódio, ou a outras misturas?

no ciclhid-forum.com há uma receita de sulfato de magnésio (epsom salt) + bicarbonato de sódio que é apresentada como solução para melhorar a água em mais parâmetros que a dureza da agua.

NL

Publicado:

O sal sintético, usado nos aquários de água salgada, é muito mais do que cloreto de sódio: cálcio, magnésio, iodo, sódio....e muito mais

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Eu costumo por este sal da seachem e a composição é á base de 11.83% de magnesium 10.08% de potassium 3.53% de Sodium e 3.24% de calcium SeachemCichlidLakeSalt-n240.jpg

Publicado:

Olás,

Não sou grande adepto do uso de químicos, no entanto gosto de manter o pH alto no aquário de tanganyika e, como tenho água de torneira a 7,2...prefiro arriscar umas "misturas". cheers

Eu uso hidróxido de cálcio, que sobra da água de reposição do salgado + água salgada, tirada do mar.

No malawi usava apenas bicarbonato de sódio, mas deixei de usar neste pois os "ingredientes" atrás ja tem sódio + iões carbonato (apesar da dissolução lenta) em demasia, para além de aumentarem o pH até ao valor desejado.

A água de reposição que sobra, tem uma "concentração" de carbonato de cálcio (formam-se pedras no fundo do aquário que vão dissolvendo) bastante grande, para além do efeito imediato dos iões hidróxido na subida do pH da água das tpa's.

O uso de sal de cozinha não tem grandes beneficios (apenas a adição de sódio), já que não "mexe" no pH.

O sal para aquários tem uma concentração muito elevada de magnésio (acima de 1200ppm) e cálcio (acima de 400ppm), para além de todos os sais presentes nos "buffers" tanganyika...mas a um preço mais baixo (4kg = 15 euros +/-). A grande desvantagem é que não vêm rotuladas as concentrações (sal + água) necessárias para fazer "água do tanganyika". :)

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Olás,

Eu acho que a pergunta era sobre o uso de sal de cozinha
Tás um pouco distraído... cheers:)

Pelo que tenho lido num conhecido forum norte-americano, é costume por lá adicionar um pouco de sal para aquários na água das TPAs.

Quanto a isto:

a minha pergunta é a seguinte? isso tem alguma coisa a ver com os sais do tanga e tretas parecidas
Respondi isto:

O uso de sal de cozinha não tem grandes beneficios (apenas a adição de sódio), já que não "mexe" no pH

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:
Eu acho que a pergunta era sobre o uso de sal de cozinha

Não, João. A pergunta era mesmo sobre o sal sintético, usado nos aquários de recife... O sal de cozinha apenas contém cloreto de sódio (e algum magnésio), ao passo que o sal sintético contém inúmeros sais, muitos dos quais se encontram no lago tanganica

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:
isso tem alguma coisa a ver com os sais do tanga e tretas parecidas Rolling Eyes
era so para compararem a composição :idea:
Publicado:

Olá

A "receita" que uso há muitos anos: por cada 50 litros, uma colher de sopa de sal, outra de sulfato de magnesio, outra de bicarbonato de sodio. Pode-se adicionar ou não a mesma medida de carbonato de calcio em aguas mesmo pouco mineralizadas assim como aumentar a dose.

Abraços

Paulo José

Publicado:
A "receita" que uso há muitos anos: por cada 50 litros, uma colher de sopa de sal, outra de sulfato de magnesio, outra de bicarbonato de sodio. Pode-se adicionar ou não a mesma medida de carbonato de calcio em aguas mesmo pouco mineralizadas assim como aumentar a dose.

Esta fórmula (com muito poucas diferenças) é a que uso à cerca de 2 / 3 anos, com algum sucesso - apenas com o senão de me aumentar muito o Kh - Devo ter que acertar as doses :wink: .

Publicado:

Eu tou a montar um aqua de 120L de tangas...acham que meta alguma coisa...agora complicou tudo :wink:

Compras-te esse sal onde MigL? E em que quantidades usas?

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Publicado:

Pois é, como disse o Diesel, o sal sintético para aquários é bem mais barato do que os sais para tanganicas.

Ningúem tem ideia das dosagens ideais??? (quantidade suficiente para aumentar os sais dissolvidos)

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Olá

Na farmacia podem ser comprados a preço razoavel. Algumas drogarias têm um ou outro produto e mais barato. O preço é geralmente mais baixo quando os produtos são comprados a peso e não já embalados.

Abraços

Paulo José